A PRÓXIMA SESSÃO DO COMODORO, ACESSO FÁCIL AOS LINKS DO REDUTO & UM E-MAIL RECEBIDO

SESSÃO DUPLA DO COMODORO - DIA 09 DE MARÇO

 A Sessão Dupla do Comodoro de março vai acontecer no dia 09 de março (e não no dia 02) em virtude da ausência de Carlos Reichenbach, que estará sendo homenageado na primeira semana do mês, em Lille, na França, com uma pequena retrospectiva de sua obra, por ocasião do aniversário de seus "40 anos de cinema".

 No dia 09 de março de 2005, o CineSesc vai exibir dois filmes excepcionais: A ADOLESCENTE (The Young One), de Luis Buñuel, e CROMOSSOMO 3 (The Brood), de David Cronenberg.

 Para ter informações sobre estes filmes e a sessão, acesse:

http://www.olhoslivres.com/reduto_do_comodoro_2005


 Atendendo aos fiéis do Reduto.

ACESSO FÁCIL AOS LINKS MAIS CONSULTADOS PELO REDUTO

(já consta no lado direito do blog)

http://www.olhoslivres.com/links_rapidos.htm


PORQUE VALE A PENA CONTINUAR FAZENDO FILMES

 Reichenbach,

 Venho nesse e-mail apenas agradecer. Sim, acho que devo, já que há a possibilidade.

 Assisti ontem ao seu filme "Garotas do ABC", e tive o prazer de me deleitar com o seu cinema inteligente, que dialoga conosco.

 Você faz com que entremos no universo das operárias, junto com Antuérpia, despreparados, conhecendo aos poucos, observando e nos acostumando com aquele cotidiano de sobrevivência. Assim como Antuérpia, somos apresentados às personagens, ao trabalho, ao lazer dos finais-de-semana.

 Novamente você nos presenteia com a dualidade e o paradoxo, presente em tantos de seus filmes. E nos oferece cenas lindamente filmadas.

 As mulheres, belas mas abandonadas ao trabalho e ao lazer, vivem numa repetição contínua num pequeno cosmo que compreende a Tecelagem e o Clube Democrático. Você nos mostra o operariado, para logo depois nos apresentar o neonazismo presente, vivo e latente (como um câncer) na sociedade contemporânea. O líder inteligente (Selton Mello faz um belo trabalho), que distorce Nietzsche para defender sua tese reacionária. Enquanto um dos seguidores, dividido entre a emoção e a razão, é namorado de uma negra (Aurélia)! Doente sem perspectivas de vida, divide-se entre a vitalidade da namorada negra e a fatalidade do nazismo. Leva sua namorada para transar (um ato que primordialmente gera vida) num lugar mórbido, rodeado de morte. Você nos mostra aqueles que sentem como que um gozo ao espancar dois nordestinos. E divide tuda essa crueza com a beleza das operárias e suas histórias tão peculiares. Suzy, linda, com seus resquícios masoquistas, mutila-se no trabalho e assim aproxima-se de seu patrão, por quem nutre uma reclusa paixão. Personagens nada fáceis de esquecer, como Sofia, Sam Ray! Uma realidade suburbana. O Universo feminino novamente em voga no seu cinema. E você nos mostra ter tamanho prazer em adentrar esse Universo, e tentar entender. Você não dá conceitos, apenas nos mostra. Tiramos nossas próprias conclusões. E quanto mais vai chegando ao seu final, ao seu clímax, mais os paradoxos gritam, e a edição de seu filme intercala as beleza sublime do domingo de Aurélia e Antuérpia na chacára da japonesa, e a visceral cena das decapitações!

 Em seus filmes, você mostra que ama a sua arte! Nos homenageias com homenagens aos mestres. Referências! Glauber, Fritz Lang, ...

 E os movimentos de câmera? CARALHO! E o M nas costas do líder neonazista?! Nossa, Reichenbach! Teu filme me deu orgasmos mentais deliciosos!

 Foi inevitável perceber a alegoria e metáfora que o Clube Democrático é do nosso país, e de muitos outros (gritantemente os Estados Unidos), um clube que já no nome se diz "democrático", mas que é totalmente segregacionado.

 Ora, Reichenbach, não sei se estou sendo prolixo. O fato, é que gostaria de agradecer, pois, - como disse Kubrick -, se assistir a todos os filmes que eu puder é a melhor aprendizagem, com o seu filme acabei de ter uma aula.

 Bom saber que você continua produzindo, e pensa em produzir mais e mais. Melhor ainda saber que tive e tenho a oportunidade de me comunicar com um mestre.

 E viva o paradoxo! Viva Reichenbach!

 Obrigado por fazer arte e dividí-la conosco.

Rodrigo Pintoni



Escrito por Carlos Reichenbach às 14h36
[]


 
   ESCLARECIMENTO

ESCLARECIMENTO DE UGO GIORGETTI

 "Ao ler parte da entrevista que dei á revista E, do Sesc, e divulgada em seu almanaque, uma frase merece reparo. É a frase em que declaro que todos os cineastas bons do Rio de Janeiro morreram. É possível que eu tenha dito  literalmente essas palavras, até porque a entrevista foi gravada e não tenho razões para duvidar de qualquer alteração significativa que possa ter sido feita.
 Dito isso, quero dizer então que fui muito infeliz nessa declaração. O que  gostaria de ter dito é que, de uma determinada geração de diretores, que por muitos anos foi a mais representativa do cinema do Rio e do Brasil, muitos dos  melhores, estão realmente mortos. Melhores, a meu ver, não só na obra, mas nas posições sempre clara e publicamente expressas em relação aos caminhos do cinema brasileiro.
Nesse sentido acho a morte de Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirzman, Davi Neves, entre outros, tragédias cujos efeitos se fazem sentir em todos os momentos em que se discute, ou se finge discutir, o cinema nacional.
 Espero que essa minha nova formulação substitua a deselegante generalização que a frase da entrevista continha. Tenho a maior admiração por cineastas do Rio, como por exemplo Luiz Fernando Carvalho, João Moreira Salles, Lúcia Murat e, claro, “sobreviventes”, entre os quais Nelson Pereira do Santos, Hugo Carvana, Eduardo Escorel, Walter Lima Jr. Julio Bressane e, por ultimo, mas certamente não por derradeiro, Eduardo Coutinho."



Escrito por Carlos Reichenbach às 17h45
[]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO
 03/08/2008 a 09/08/2008
 27/07/2008 a 02/08/2008
 13/07/2008 a 19/07/2008
 06/07/2008 a 12/07/2008
 22/06/2008 a 28/06/2008
 15/06/2008 a 21/06/2008
 08/06/2008 a 14/06/2008
 25/05/2008 a 31/05/2008
 11/05/2008 a 17/05/2008
 04/05/2008 a 10/05/2008
 27/04/2008 a 03/05/2008
 20/04/2008 a 26/04/2008
 13/04/2008 a 19/04/2008
 06/04/2008 a 12/04/2008
 30/03/2008 a 05/04/2008
 23/03/2008 a 29/03/2008
 16/03/2008 a 22/03/2008
 09/03/2008 a 15/03/2008
 02/03/2008 a 08/03/2008
 24/02/2008 a 01/03/2008
 17/02/2008 a 23/02/2008
 10/02/2008 a 16/02/2008
 03/02/2008 a 09/02/2008
 27/01/2008 a 02/02/2008
 20/01/2008 a 26/01/2008
 13/01/2008 a 19/01/2008
 06/01/2008 a 12/01/2008
 30/12/2007 a 05/01/2008
 23/12/2007 a 29/12/2007
 16/12/2007 a 22/12/2007
 09/12/2007 a 15/12/2007
 02/12/2007 a 08/12/2007
 25/11/2007 a 01/12/2007
 18/11/2007 a 24/11/2007
 11/11/2007 a 17/11/2007
 04/11/2007 a 10/11/2007
 21/10/2007 a 27/10/2007
 14/10/2007 a 20/10/2007
 07/10/2007 a 13/10/2007
 30/09/2007 a 06/10/2007
 23/09/2007 a 29/09/2007
 02/09/2007 a 08/09/2007
 26/08/2007 a 01/09/2007
 19/08/2007 a 25/08/2007
 12/08/2007 a 18/08/2007
 05/08/2007 a 11/08/2007
 29/07/2007 a 04/08/2007
 22/07/2007 a 28/07/2007
 15/07/2007 a 21/07/2007
 08/07/2007 a 14/07/2007
 01/07/2007 a 07/07/2007
 24/06/2007 a 30/06/2007
 17/06/2007 a 23/06/2007
 10/06/2007 a 16/06/2007
 03/06/2007 a 09/06/2007
 27/05/2007 a 02/06/2007
 20/05/2007 a 26/05/2007
 13/05/2007 a 19/05/2007
 22/04/2007 a 28/04/2007
 15/04/2007 a 21/04/2007
 08/04/2007 a 14/04/2007
 01/04/2007 a 07/04/2007
 25/03/2007 a 31/03/2007
 18/03/2007 a 24/03/2007
 11/03/2007 a 17/03/2007
 04/03/2007 a 10/03/2007
 25/02/2007 a 03/03/2007
 18/02/2007 a 24/02/2007
 11/02/2007 a 17/02/2007
 04/02/2007 a 10/02/2007
 28/01/2007 a 03/02/2007
 21/01/2007 a 27/01/2007
 14/01/2007 a 20/01/2007
 07/01/2007 a 13/01/2007
 31/12/2006 a 06/01/2007
 24/12/2006 a 30/12/2006
 17/12/2006 a 23/12/2006
 10/12/2006 a 16/12/2006
 03/12/2006 a 09/12/2006
 26/11/2006 a 02/12/2006
 19/11/2006 a 25/11/2006
 12/11/2006 a 18/11/2006
 05/11/2006 a 11/11/2006
 29/10/2006 a 04/11/2006
 22/10/2006 a 28/10/2006
 15/10/2006 a 21/10/2006
 08/10/2006 a 14/10/2006
 01/10/2006 a 07/10/2006
 24/09/2006 a 30/09/2006
 17/09/2006 a 23/09/2006
 10/09/2006 a 16/09/2006
 03/09/2006 a 09/09/2006
 27/08/2006 a 02/09/2006
 20/08/2006 a 26/08/2006
 30/07/2006 a 05/08/2006
 09/07/2006 a 15/07/2006
 02/07/2006 a 08/07/2006
 25/06/2006 a 01/07/2006
 18/06/2006 a 24/06/2006
 11/06/2006 a 17/06/2006
 04/06/2006 a 10/06/2006
 28/05/2006 a 03/06/2006
 21/05/2006 a 27/05/2006
 14/05/2006 a 20/05/2006
 07/05/2006 a 13/05/2006
 30/04/2006 a 06/05/2006
 23/04/2006 a 29/04/2006
 16/04/2006 a 22/04/2006
 09/04/2006 a 15/04/2006
 02/04/2006 a 08/04/2006
 19/03/2006 a 25/03/2006
 12/03/2006 a 18/03/2006
 05/03/2006 a 11/03/2006
 19/02/2006 a 25/02/2006
 12/02/2006 a 18/02/2006
 05/02/2006 a 11/02/2006
 29/01/2006 a 04/02/2006
 22/01/2006 a 28/01/2006
 15/01/2006 a 21/01/2006
 08/01/2006 a 14/01/2006
 01/01/2006 a 07/01/2006
 25/12/2005 a 31/12/2005
 18/12/2005 a 24/12/2005
 11/12/2005 a 17/12/2005
 04/12/2005 a 10/12/2005
 27/11/2005 a 03/12/2005
 20/11/2005 a 26/11/2005
 13/11/2005 a 19/11/2005
 06/11/2005 a 12/11/2005
 30/10/2005 a 05/11/2005
 23/10/2005 a 29/10/2005
 16/10/2005 a 22/10/2005
 02/10/2005 a 08/10/2005
 25/09/2005 a 01/10/2005
 18/09/2005 a 24/09/2005
 11/09/2005 a 17/09/2005
 04/09/2005 a 10/09/2005
 28/08/2005 a 03/09/2005
 21/08/2005 a 27/08/2005
 14/08/2005 a 20/08/2005
 07/08/2005 a 13/08/2005
 31/07/2005 a 06/08/2005
 24/07/2005 a 30/07/2005
 17/07/2005 a 23/07/2005
 10/07/2005 a 16/07/2005
 26/06/2005 a 02/07/2005
 19/06/2005 a 25/06/2005
 12/06/2005 a 18/06/2005
 05/06/2005 a 11/06/2005
 29/05/2005 a 04/06/2005
 22/05/2005 a 28/05/2005
 15/05/2005 a 21/05/2005
 08/05/2005 a 14/05/2005
 01/05/2005 a 07/05/2005
 24/04/2005 a 30/04/2005
 17/04/2005 a 23/04/2005
 10/04/2005 a 16/04/2005
 03/04/2005 a 09/04/2005
 27/03/2005 a 02/04/2005
 20/03/2005 a 26/03/2005
 13/03/2005 a 19/03/2005
 06/03/2005 a 12/03/2005
 20/02/2005 a 26/02/2005
 13/02/2005 a 19/02/2005
 06/02/2005 a 12/02/2005



OUTROS SITES
 TODOS OS LINKS CONSULTADOS E VISITADOS PELO REDUTO DO COMODORO
 LINKS RÁPIDOS [DE PESQUISA]
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 REDUTO DO COMORO - Ampliado no site OLHOS LIVRES
 REDUTO DO COMODORO 2004
 O ESSENCIAL DO FILME NOIR
 O ESSENCIAL DO FAROESTE AMERICANO
 O ESSENCIAL DO FILME DE GANGSTER
 O ESSENCIAL DO FAROESTE SPAGUETTI
 O ESSENCIAL DO FILME MUSICAL AMERICANO
 O ESSENCIAL DO CINEMA EXTREMO
 O ESSENCIAL DO FILME FANTÁSTICO E DE HORROR PARTE 1
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 60
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 70
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 80
 PERFORMANCES ANTOLÓGICAS DO CINEMA BRASILEIRO


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!