EM TEMPO

ESTOU SAINDO, MAS VOLTO JÁ

 Estou me ausentando do país por uma semana, mas o REDUTO retorna com força total após o dia 18 de outubro.

EL COMODORO



Escrito por Carlos Reichenbach às 18h14
[]


 
   COLUNISMO SOCIAL - A VOLTA

A NOITE DA AURORA NO CINESESC

fotos de Vebis Junior e Rafael Ambrust

 O crítico e jornalista Ernesto Barros anunciou os futuros lançamentos da AURORA DVD.

 Grande espectativa com o lançamento do filme de Abel Ferrara, que no DVD virá com vários extras, incluindo os curtas metragens do diretor.

 O editor do blog, Ernesto Barros (que saudades do site KINEMA e das avliações críticas de Barros!) e mestre Zakir (o senhor CineSesc).

 Barros não se surpreendeu com o público fiel das Sessões Duplas.

 Reações compatíveis com a projeção de O ASSASSINO DA FURADEIRA, de Abel Ferrara. Rafael, Vebis, o escriba e o "insurreto permanente" Tadeu, do blog "Anarquia é a Regra".



Escrito por Carlos Reichenbach às 18h08
[]


 
   INFORME

I Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre

 A programação completa do I Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre está publicada em MONDO PAURA, de Marcelo Carrard, que estará dia 23 de Outubro (domingo), na Sala PFGastal, às 20 horas (após a exibição de SUSPÍRIA, de Dario Argento) debatendo cinema fantástico com Carlos Thomaz Albornoz e Cristian Verardi.

http://mondopaura.zip.net/



Escrito por Carlos Reichenbach às 09h17
[]


 
   INVENTÁRIOS DO REDUTO

AQUARELA DO BRASIL - QUEM GRAVOU

 O clássico de Ary Barroso, que os estrangeiros nomearam de "Brazil" e que chegou a ser cogitado se tornar o hino nacional do país, talvez tenha sido a música brasileira mais gravada no mundo inteiro.  Algumas destas gravações foram eternizadas pelo cinema, tais como a de Carmem Cavallaro, no filme sobre Eddy Duchin, (“The Eddy Duchin Story” - 1956) de George Sidney com Tyrone Powell, ou pelo próprio autor no filme de Walt Disney (“Saludos Amigos” - 1942), onde se destacava o personagem do Zé Carioca. Desta leva, esqueçam rapidamente do esquisito e “artístico” (no pior sentido do termo) filme de Terry Gilliam, chamado “Brazil”.

 A pesquisa abaixo foi feita em inúmeros sites da Web e através de informações de amigos.

 Samplers (amostras) de várias destas gravações podem ser avaliadas no MP3.com:

http://www.mp3.com/index.php

e no IMDB da música, o ALL MUSIC GUIDE:

http://www.allmusic.com


 Atenção

 No ALLMUSIC é preciso se inscrever para fazer pesquisas mais acuradas, mas vale a pena porque é de graça, não há pop-ups e nem propaganda nos e-mails enviados por eles.

Klaus Wunderlich

 Eu “queimei” um cd recentemente com todas as versões estrangeiras que mais gosto e destaco - sem nenhuma vergonha dos meus “guilty pleasures” – as de Chet Atkins & Les Paul, Al Caiola (em ritmo de rag), Klaus Wunderlich, The Shadows, James Last, Eddy Duchin, Edmundo Ros, Joe Loss, Xavier Cugat, Fausto Papetti, e, pasmem, a de Richard Cleiderman, Percy Faith e Ray Conniff (a original da década de 60). Aliás, sei lá porque, cada vez que ouço a gravação original de Ray Conniff, eu recordo da minha fase de militância estudantil.
 No quesito curiosidade o destaque vai para a interpretação da saudosa atriz Rita Moreno, com seu irresistível sotaque "chicano".

Para ver a relação acesse:
http://www.olhoslivres.com/aquarela

 Se souber de alguma gravação não listada no endereço acima, por favor envie um e-mail para:
comodoro@olhoslivres.com

 Corrigindo a lacuna, fundamental consultar também o excelente site dedicado ao compositor Ary Barroso:

http://daniellathompson.com/ary/aqua-list.html



Escrito por Carlos Reichenbach às 17h02
[]


 
   o rei do riso

TRIBUTO AO REI BRONCO

 A ABCF - "ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COLECIONADORES DE FILMES EM 16 MM", COM O APOIO DA BIBLIOTECA GENESIO ALMEIDA MOURA E CINECLUBE IPIRANGA, CONVIDA A TODOS PARA A EXIBIÇÃO DO FILME "TUDO LEGAL!, NO DIA 15 DE OUTUBRO DE 2005, ÀS 19 HORAS, NO AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DO IPIRANGA, RUA CISPLATINA, 505, IPIRANGA, SÃO PAULO, CAPITAL, FONE: 11-273-23-90, ENTRADA FRANCA.
 UMA SINCERA HOMENAGEM AO GRANDE ASTRO FALECIDO DIA 27/09, EM UM DE SEUS MELHORES FILMES, AO LADO DE JÔ SOARES. PELA PRIMEIRA VEZ GOLIAS INTERPRETA O PERSONAGEM 'BRONCO' NO CINEMA.


TUDO LEGAL -
1960, Rio de Janeiro, RJ. ficha técnica: prd: Herbert Richers; pra: Arnaldo Zonari e Victor Lima; dir: Victor Lima; dip: José Silva; spr: Murilo Lopes; asp: Tony França; arg e rot: Manoel de Nóbrega e Victor Lima; dif: Amleto Daissé; dif: (exterior) e cam: José Rosa; asc: José Vicente; egs: Nelson Ribeiro e José Tavares; elt: Osvaldo Silva; pit: Gabriel Queiroz; ctr: Admir; maq: Oscar Juarez e Pedro Castelli; crp: Antonio e Eckart Neto; crt e mtg: Rafael Justo Valverde; asm: Lúcia Erita; direção de elenco: Vavá e Belini; partitura musical: Lírio Panicalli; maestro: Carlos Monteiro de Souza; instrumentista: Baden Powell (violão); seleção musical: Discos Philips e seus artistas exclusivos; grv: Philips; cpr: Produções Cinematográficas Herbert Richers; lab: (imagem): Rex Filme (SP); lab: (som): Gravason (SP); agradecimentos: Polícia Marítma Guardamoria e administração do porto do Rio de Janeiro, Siemens Brasil, Casa Tubarão, Marcovan, Tonelux, Indústrias Reunidas Caneco; Bazar São Miguel; móveis e utensílios: cortesia do Magazine Mesbla (RJ); p&b; 90 min; gen: Ficção. elenco: Ronald Golias, Jayme Costa, Marina Marcel, Jô Soares, Jece Valadão, Nelly Martins, Carlos Tovar, Paulo Araújo, Evelyn Rios, Wilson Grey, Arlindo Costa, Zé Bacurau, Milton Leal, Carlos Costa, Mário Petráglia, Lys Marques e em números musicais: Francisco José, interpretando: ‘João Valentão’, de Dorival Caymmi. sinopse: Cais do porto do Rio de Janeiro: Bronco (Golias) e Euclides – ‘Cride’ (Jô Soares) vendem cafezinhos no porto e se aproveitam das sobras do navios para fazerem festas para os pobres do morro. Sem querer, envolvem-se numa grande confusão com perigos traficantes chefiados por Dr. Galileu (Jayme Costa). comentários: O personagem ‘Bronco’, interpretado por Golias (1929-2005), aparece pela primeira vez no cinema. Jô Soares, então com 22 anos, tem uma de seus melhores papeis no cinema. A dupla estava em grande forma e repeteria o sucesso na televisão, na série 'Família Trapo'. (Fonte: livro: 'Dicionário de Filmes Brasileiros - Longa Metragem', de Antonio Leão da Silva Neto, SP, 2002).



Escrito por Carlos Reichenbach às 11h28
[]


 
   Música, fantasia, anarquia e kung-fu

UMA VISITA OBRIGATÓRIA AOS SAMPLERS DAS TRILHAS DISTANTES

 O site da MOVIE GROOVES é um achado.
 Lá, além de achar títulos de cds de trilhas sonoras raríssimos de encontrar pelo mundo afora, dá para ouvir samplers de algumas faixas via Windows Media Player.
 Que tal recordar as antológicas trilhas:
de Riz Ortolani para "Canibal Holocausto" (com destaque para "Crucified Woman")
http://www.moviegrooves.com/shop/cannibalholocaustsoundtrack.htm
a também antológica trilha de Ortolani para "Mondo Cane"
http://www.moviegrooves.com/shop/mondocanesoundtrack.htm
ainda de Ortolani para "Non Si Sevizia Un Paperino"
http://www.moviegrooves.com/shop/donttortureaduckling.htm
os timbres únicos dos Goblins para "Buio Omega", a transgressiva obra-prima de Joe D´Amato
http://www.moviegrooves.com/shop/buioomega.htm
de Walter Rizzati para "Bronx Warriors" e Claudio Simonetti para "Warriors of the Wasteland", de Enzo Castellari
http://www.moviegrooves.com/shop/bronxwarriors.htm
de Fabio Frizzi para "The Beyond", de Lucio Fulci
http://www.moviegrooves.com/shop/thebeyond.htm
ainda a dobradinha em "Zombi 2"
http://www.moviegrooves.com/shop/zombieferox.htm
do monumental Ennio Morricone para "Faccia a Faccia", de Sergio Sollima
http://www.moviegrooves.com/shop/facciaafacciaexpanded.htm
a obrigatória trilha de "Giù La Testa" (Era uma vez a Revolução), de Leone
http://www.moviegrooves.com/shop/giulatestalp.htm
a memorável música de abertura de "Os Sicilianos", também de Morricone
http://www.moviegrooves.com/shop/ilclandeisicilianimorricone.htm
a arrepiante introdução de "O Atentado", de Ives Boisset, também do gênio
http://www.moviegrooves.com/shop/lattentato.htm
o casamento de Morricone com Argento em "The Stendhal Syndrome"
http://www.moviegrooves.com/shop/stendhal.htm

 Isso tudo sem falar nas magníficas músicas originais de Piero Umiliani (alçado pela crítica, após a sua morte, à condição de gênio) para "La Ragazza Dalla Pelle Di Luna", "La Ragazza Fuori Strada", "Il Corpo", "Angeli Bianchi, Angeli Neri" e "La Morte Bussa Due Volte".
 À lamentar as ausências das trilhas de Manuel de Sica para "L´Alcova" e "Dellamorte, Dellamore", e  de vários clássicos de Mario Nascimbene ("Luz na Praça", à frente) e Stelvio Cipriani.


I Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre

 O Clube de Cinema de Porto Alegre, com apoio da Cinemateca Paulo Amorim e a Sala PF Gastal, apresenta de 18 a 23 de outubro, o "I Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre". A atração vai apresentar 26 filmes do gênero, entre curtas e longas, em película e DVD. A seleção reúne produções aclamadas por público e crítica como "Nosferatu - O Vampiro da Noite" (1979), de Werner Herzog e "Scanners" (1981), de David Cronenberg, além de obras cultuadas como "O Homem de Palha" (1973) de Robin Hardy, "Suspiria" (1977) de Dario Argento e "Santa sangre" (1989) de Alejandro Jodorowsky.


ANARQUIA É A REGRA. OU QUASE...
 Novo blog (com o nome acima) na arena:
http://manifestodeummarginal.blogspot.com
 Na entrada, o aviso: "Com o objetivo de esquartejar os olhos de quem torce e retorce o nariz e que trata com desrespeito as próprias origens, esse blog existe como manifesto. Direcionado a qualquer pessoa ou não pessoa, trará informações desde cinema (principalmente marginal) até alienígenas quando possível. Vendo que a decadência está próxima devido à falta de conclusões andaremos agora lado a lado com o esgoto."
Dá-lhe, Tadeu!
CORRESPONDÊNCIA

"A sessão de links tem me ajudado bastante, guiando-me pelas pesquisas na rede.
O Senses of Cinema é muito bom! Mas tentei abrir o Kung Fu Cinema, mas ele parece não existir mais...Que pena! Gostaria de pesquisá-los. São filmes que adoro desde criança."
Renata Sousa-Queiroz

Renata,
visite o blog do Takeo Maruyama, o ASIAN FURY. Esse eu tenho certeza que está no ar:
http://asianfury.zip.net/



Escrito por Carlos Reichenbach às 02h17
[]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO
 03/08/2008 a 09/08/2008
 27/07/2008 a 02/08/2008
 13/07/2008 a 19/07/2008
 06/07/2008 a 12/07/2008
 22/06/2008 a 28/06/2008
 15/06/2008 a 21/06/2008
 08/06/2008 a 14/06/2008
 25/05/2008 a 31/05/2008
 11/05/2008 a 17/05/2008
 04/05/2008 a 10/05/2008
 27/04/2008 a 03/05/2008
 20/04/2008 a 26/04/2008
 13/04/2008 a 19/04/2008
 06/04/2008 a 12/04/2008
 30/03/2008 a 05/04/2008
 23/03/2008 a 29/03/2008
 16/03/2008 a 22/03/2008
 09/03/2008 a 15/03/2008
 02/03/2008 a 08/03/2008
 24/02/2008 a 01/03/2008
 17/02/2008 a 23/02/2008
 10/02/2008 a 16/02/2008
 03/02/2008 a 09/02/2008
 27/01/2008 a 02/02/2008
 20/01/2008 a 26/01/2008
 13/01/2008 a 19/01/2008
 06/01/2008 a 12/01/2008
 30/12/2007 a 05/01/2008
 23/12/2007 a 29/12/2007
 16/12/2007 a 22/12/2007
 09/12/2007 a 15/12/2007
 02/12/2007 a 08/12/2007
 25/11/2007 a 01/12/2007
 18/11/2007 a 24/11/2007
 11/11/2007 a 17/11/2007
 04/11/2007 a 10/11/2007
 21/10/2007 a 27/10/2007
 14/10/2007 a 20/10/2007
 07/10/2007 a 13/10/2007
 30/09/2007 a 06/10/2007
 23/09/2007 a 29/09/2007
 02/09/2007 a 08/09/2007
 26/08/2007 a 01/09/2007
 19/08/2007 a 25/08/2007
 12/08/2007 a 18/08/2007
 05/08/2007 a 11/08/2007
 29/07/2007 a 04/08/2007
 22/07/2007 a 28/07/2007
 15/07/2007 a 21/07/2007
 08/07/2007 a 14/07/2007
 01/07/2007 a 07/07/2007
 24/06/2007 a 30/06/2007
 17/06/2007 a 23/06/2007
 10/06/2007 a 16/06/2007
 03/06/2007 a 09/06/2007
 27/05/2007 a 02/06/2007
 20/05/2007 a 26/05/2007
 13/05/2007 a 19/05/2007
 22/04/2007 a 28/04/2007
 15/04/2007 a 21/04/2007
 08/04/2007 a 14/04/2007
 01/04/2007 a 07/04/2007
 25/03/2007 a 31/03/2007
 18/03/2007 a 24/03/2007
 11/03/2007 a 17/03/2007
 04/03/2007 a 10/03/2007
 25/02/2007 a 03/03/2007
 18/02/2007 a 24/02/2007
 11/02/2007 a 17/02/2007
 04/02/2007 a 10/02/2007
 28/01/2007 a 03/02/2007
 21/01/2007 a 27/01/2007
 14/01/2007 a 20/01/2007
 07/01/2007 a 13/01/2007
 31/12/2006 a 06/01/2007
 24/12/2006 a 30/12/2006
 17/12/2006 a 23/12/2006
 10/12/2006 a 16/12/2006
 03/12/2006 a 09/12/2006
 26/11/2006 a 02/12/2006
 19/11/2006 a 25/11/2006
 12/11/2006 a 18/11/2006
 05/11/2006 a 11/11/2006
 29/10/2006 a 04/11/2006
 22/10/2006 a 28/10/2006
 15/10/2006 a 21/10/2006
 08/10/2006 a 14/10/2006
 01/10/2006 a 07/10/2006
 24/09/2006 a 30/09/2006
 17/09/2006 a 23/09/2006
 10/09/2006 a 16/09/2006
 03/09/2006 a 09/09/2006
 27/08/2006 a 02/09/2006
 20/08/2006 a 26/08/2006
 30/07/2006 a 05/08/2006
 09/07/2006 a 15/07/2006
 02/07/2006 a 08/07/2006
 25/06/2006 a 01/07/2006
 18/06/2006 a 24/06/2006
 11/06/2006 a 17/06/2006
 04/06/2006 a 10/06/2006
 28/05/2006 a 03/06/2006
 21/05/2006 a 27/05/2006
 14/05/2006 a 20/05/2006
 07/05/2006 a 13/05/2006
 30/04/2006 a 06/05/2006
 23/04/2006 a 29/04/2006
 16/04/2006 a 22/04/2006
 09/04/2006 a 15/04/2006
 02/04/2006 a 08/04/2006
 19/03/2006 a 25/03/2006
 12/03/2006 a 18/03/2006
 05/03/2006 a 11/03/2006
 19/02/2006 a 25/02/2006
 12/02/2006 a 18/02/2006
 05/02/2006 a 11/02/2006
 29/01/2006 a 04/02/2006
 22/01/2006 a 28/01/2006
 15/01/2006 a 21/01/2006
 08/01/2006 a 14/01/2006
 01/01/2006 a 07/01/2006
 25/12/2005 a 31/12/2005
 18/12/2005 a 24/12/2005
 11/12/2005 a 17/12/2005
 04/12/2005 a 10/12/2005
 27/11/2005 a 03/12/2005
 20/11/2005 a 26/11/2005
 13/11/2005 a 19/11/2005
 06/11/2005 a 12/11/2005
 30/10/2005 a 05/11/2005
 23/10/2005 a 29/10/2005
 16/10/2005 a 22/10/2005
 02/10/2005 a 08/10/2005
 25/09/2005 a 01/10/2005
 18/09/2005 a 24/09/2005
 11/09/2005 a 17/09/2005
 04/09/2005 a 10/09/2005
 28/08/2005 a 03/09/2005
 21/08/2005 a 27/08/2005
 14/08/2005 a 20/08/2005
 07/08/2005 a 13/08/2005
 31/07/2005 a 06/08/2005
 24/07/2005 a 30/07/2005
 17/07/2005 a 23/07/2005
 10/07/2005 a 16/07/2005
 26/06/2005 a 02/07/2005
 19/06/2005 a 25/06/2005
 12/06/2005 a 18/06/2005
 05/06/2005 a 11/06/2005
 29/05/2005 a 04/06/2005
 22/05/2005 a 28/05/2005
 15/05/2005 a 21/05/2005
 08/05/2005 a 14/05/2005
 01/05/2005 a 07/05/2005
 24/04/2005 a 30/04/2005
 17/04/2005 a 23/04/2005
 10/04/2005 a 16/04/2005
 03/04/2005 a 09/04/2005
 27/03/2005 a 02/04/2005
 20/03/2005 a 26/03/2005
 13/03/2005 a 19/03/2005
 06/03/2005 a 12/03/2005
 20/02/2005 a 26/02/2005
 13/02/2005 a 19/02/2005
 06/02/2005 a 12/02/2005



OUTROS SITES
 TODOS OS LINKS CONSULTADOS E VISITADOS PELO REDUTO DO COMODORO
 LINKS RÁPIDOS [DE PESQUISA]
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 REDUTO DO COMORO - Ampliado no site OLHOS LIVRES
 REDUTO DO COMODORO 2004
 O ESSENCIAL DO FILME NOIR
 O ESSENCIAL DO FAROESTE AMERICANO
 O ESSENCIAL DO FILME DE GANGSTER
 O ESSENCIAL DO FAROESTE SPAGUETTI
 O ESSENCIAL DO FILME MUSICAL AMERICANO
 O ESSENCIAL DO CINEMA EXTREMO
 O ESSENCIAL DO FILME FANTÁSTICO E DE HORROR PARTE 1
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 60
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 70
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 80
 PERFORMANCES ANTOLÓGICAS DO CINEMA BRASILEIRO


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!