Os filmes anteriores (com correção)

OS FILMES DESCONHECIDOS (ou quase) DE QUEM

ENTROU NA LISTA DE MELHORES DE 2005

 Não sei se este filme do belga Erik Van Looy (Alzheimer Case) foi distribuído em vídeo ou DVD no Brasil, mas as opiniões são estimulantes:

"I believe this is a very good movie, just to see the workings behind a movie being made, the manipulations of the producers, and the fights that take place between the "stars", and the director were very interesting, and vicious(verbally)! I thought that Mickey played his part with complete believability, as to how a director would try to keep control of the way he envisions a character acting."

 Premiado como melhor filme no Festival de Locarno, PANTERAS NEGRAS é um dos filmes mais políticos já realizados nos Estados Unidos. Uma denúncia (nunca contestada) a respeito da "estratégia" do governo americano, que fez acordo (via CIA) com o cartel da heroína na Colômbia para detonar o movimento dos Panteras Negras, inundando com a "droga do inferno" as regiões mais suscetíveis ao confronto racial dos EUA. O filme deu sentido a carreira de Mario Van Peebles como diretor de filmes e O RETORNO DE SWEETBACK - (Baadasssss!) confirmou uma obra de espectro militante.

 ROMASANTA, que está a disposição nas locadoras de DVD, confirma plenamente a recomendação de um leitor do blog para ficarmos atentos à carreira do jovem diretor Francisco (Paco) Plaza. O SEGUNDO NOME é uma versão sútil e absolutamente verossímel (e nem por isso menos assustadora) de O BEBE DE ROSEMARY. ROMASANTA, filme anterior de Plaza, caminha no mesmo refluxo ao narrar um caso (verídico) de licantropia em tom de fábula.  O auspicioso disso tudo é que Plaza filma muito bem e sem nenhuma ginástica estilística; talvez por isso não chame tanta atenção. Plaza, neste sentido, lembra um pouco Cronemberg, que levou muito tempo para ser (justamente) valorizado por quem - realmente - conhece cinema.

 Observação: temporariamente, o post se referiu ao filme ORDINARY SINNER, como realizado por Joshua Marston, de MARIA CHEIA DE GRAÇA. Foi um erro causado por informação equivocada.
 Marston, foi correspondente da revista LIFE em Paris, cobriu a guerra do Golfo para a ABC NEWS, lecionou inglês em Praga, graduou-se em Ciências Políticas em Chicago e estudou direção de cinema na Universidade de Nova Iorque. Antes de MARIA CHEIA DE GRAÇA, excetuando um episódio para televisão (para o seriado "Six Feet Under"), só havia escrito e dirigido o independente "BUS TO THE QUEENS", em 1999; um longa metragem produzido de forma cooperativada. Seu anunciado próximo longa vai revisitar o que testemunhou no Iraque.



Escrito por Carlos Reichenbach às 11h50
[]


 
   EM RITMO DE LISTAS

UMA LISTA (PESSOALÍSSIMA)
DE MELHORES FILMES DE 2005
conforme o editor deste blog

01. MARCAS DA VIOLÊNCIA - (A History of Violence) - de David Cronenberg, EUA / 2005 - nos cinemas
02. BOM DIA, NOITE - (Buongiorno, notte) - de Marco Bellochio, Italia / 2003 - nos cinemas
03. CSI - EPISODE 524 - (CSI "Grave Danger") - de Quentin Tarantino, EUA / 2005 - na tv a cabo
04. O AVIADOR - (The Aviator) - de Martin Scorsese, EUA / 2004 - nos cinemas
05. ALZHEIMER CASE - (De Zaak Alzheimer) - de Erik Van Looy, BÉLGICA - HOLANDA / 2003 - em DVD
06. TERRA DOS MORTOS - (Land of the dead) - de George Romero, EUA / 2005 - nos cinemas
07. O RETORNO DE SWEETBACK - (Baadasssss!) - de Mario Van Peebles, EUA / 2003 - em DVD
08. MARIA CHEIA DE GRAÇA - (Maria Full of Grace) - de Joshua Marston, EUA -Colombia / 2004 - nos cinemas
09. SEGUNDO NOME - (El Segundo nombre) - de Francisco (Paco) Plaza, Espanha / 2002 - em DVD
10. OLDBOY (Oldboy) - de Park Chan-wook, Coréia do Sul / 2004 - nos cinemas

MELHORES FILMES BRASILEIROS DE 2005

01. QUASE DOIS IRMÃOS - de Lúcia Murat
02. CINEMA, ASPIRINA E URUBÚS - de Marcelo Gomes
03. JOGO SUBTERRÂNEO - de Roberto Gervitz
04. DIABO À QUATRO - de Alice de Andrade
05. HARMADA - de Maurice Capovilla
06. O SIGNO DO CAOS - de Rogério Sganzerla
Observação - Não vi e gostaria muito de ter visto (por indicação confiável de alguns amigos) VIDA DE MENINA, AS FILHAS DO VENTO e SAL DE PRATA.

 Outros filmes (vistos em cinema e DVD) que me agradaram muito e que poderiam fazer parte de uma lista maior:
O LENHADOR - (The Woodsman) - de Nicole Kassell, EUA / 2004 - nos cinemas
SUSPEITO ZERO - (Suspect Zero) - de E. Elias Merhige, EUA / 2004 - em DVD
A VIDA E MORTE DE PETER SELLERS - (The Life and Death of Peter Sellers) - de Stephen Hopkins, EUA e Inglaterra / 2004 - em DVD
EVILENKO - (Evilenko) - de David Grieco, Itália / 2004 - em DVD
O LOBO - (El lobo), de Miguel Courtois, Espanha / 2005 - nos cinemas
SIN CITY - A CIDADE DO PECADO - (Sin City) - de Robert Rodriguez, EUA / 2005 - nos cinemas

P.S. - Tenho amigos que não vão me perdoar ter incluído OLDBOY na lista de dez melhores, mas além de ter ficado perplexo e encantado com a ousadia narrativa do filme, eu não tenho a menor dúvida de que o cinema coreano é o mais interessante do Oriente, na atualidade (procurem conhecer uma obra-prima chamada O CONTO DAS DUAS IRMÃS, de Ji Woon Kim). Resultado sobretudo de um magnífico trabalho de divulgação maciça que pude acompanhar de perto, nas duas vezes que estive no Festival de Locarno. O país não só estimula a produção de filmes inovadores, contundentes (por vezes até violento ao extremo) , livres e poderosos, como criaram o PULSAN FILM FESTIVAL, para dar sustentação ao ensejo de uma cinematografia forte.



Escrito por Carlos Reichenbach às 15h59
[]


 
   DVDteca Básica e uma mostra rara

JÁ NAS BANCAS!

 Acaba de sair, encartado na revista CINEMONSTRO, número 06, o DVD de um dos filmes mais originais de Dario Argento: PHENOMENA. Eu comprei o meu exemplar na banca da Praça Buenos Aires, a R$19,90.

 Também, por obra e graça da distribuidora Dark Side, é possível encontrar o DVD do melhor filme de Terence Fisher, "FRANKENSTEIN CRIOU A MULHER"; mas essa "preciosidade" só deve ser encontrada nas lojas especializadas em vendas de DVD fora de catálogo ou já ausentes das bancas de jornal. Há uma loja na rua que liga o Largo do Paissandú  com o Vale do Anhangabaú (se não estou enganado, rua Capitão Salomão), onde vale a pena perder uma hora garimpando filmes fora de circulação.


CINEMA E QUADRINHOS EM SAMPA

 Davi Pinheiro informa:
 Aos sábados do mês de janeiro, sempre às 16 horas, na Biblioteca Monteiro Lobato ( Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque), com entrada Franca, vai estar acontecendo um ciclo de QUADRINHOS/CINEMA, onde será exibido "O Combate", filme que dirigi com a colaboração técnica dos Jovens Turcos do Clube de Cinema de Porto Alegre. Os filmes de longa-metragem escolhidos são ótimos e vai ser muito legal ver "O Combate" exibido antes de "Darkman, Vingança Sem Rosto", de Sam Raimi.

Programação:

07/01 - Old Boy
14/01 - Darkman
21/01- Superman
28/01 - O Anti-herói Americano.

Curtas:

"O Combate" - dia 14/01
"JJJunior, O amigo do Super-homem" - dia 21/01.

 Só uma correção, Davi. J. J. JUNIOR, O AMIGO DO SUPERHOMEM, de Denoy de Oliveira, não é um curta metragem, mas um "quase longa metragem", que foi feito visando um "especial de tv". Conheço bem o filme porque atuei nele como diretor de fotografia e operador de câmera. O filme, rodado em 35 milímetros - em apenas duas semanas - conta com três participações magistrais: Armando Bogus (em sua última interpretação para o cinema), Anselmo Vasconcelos (um notável êmulo do "Coringa") e o genial Rodolfo Arena (como um velho bebum inconveniente).



Escrito por Carlos Reichenbach às 11h13
[]


 
   SITES, BLOGS e DVDs

NOVIDADES NO FRONT

ONDE ANDAM OS INVENTORES?

 O site CINEIMPERFEITO (cada dia mais indispensável) foi em busca do atual paradeiro de alguns dos cineastas mais inventivos do país: Andréa Tonacci, Luiz Rosemberg Filho, André Luiz Oliveira, Ícaro Martins e Edgard Navarro. Encontrou dois deles com filmes novíssimos saindo do laboratório.

http://www.cineimperfeito.com.br/especialdomes.asp

"A edição da Cine Imperfeito do mês de dezembro trata de mais um dos problemas históricos que se desdobram hoje que é o desaparecimento sistemático de alguns cineastas nos últimos anos. Esse caso não se restringe somente ao mercado e a critérios estéticos, mas a uma questão abrangente e complicada que é a dificuldade da própria existência sequencial do cinema brasileiro, o lugar que ele ocupa na sociedade menos como produto e mais como “sujeito”. Se grande parte dos textos começa com dúvidas que não exigem de imediato uma resposta, o convite então é à reinvenção. Reinvenção dos parâmetros de valores do cinema no Brasil, de valores históricos, valores estéticos, da busca por um lugar para uma arte apátrida e muito pouco, ou quase nada, compreendida."

DE VOLTA AO PROJETO 365

Otávio Moulin informa:
 "O Projeto 365 está de volta no ar!!! Esta primeira semana de Janeiro será nossa semana de testes, onde os visitantes poderão se acostumar com o site e rever as resenhas antigas. Resenhas inéditas começam no próximo domingo 8!!"
 
O novo endereço é

http://www.cineprojeto365.com
 
 Na sessão RANGO DE BOTECO leia as deliciosas análises de Diógenes Cesar para os "filmes danados" do dublê de cineasta, performer, jogador de futebol e "homem de teatro" (ele tem um na rua Marques de Itú), Sady Baby, em especial o que escreveu a respeito de NO CALOR DO BURACO:

"Quem acha que o anão Chumbinho descendo pela privada ou Jesus (interpretado por Décio Pinto) conversando com um sertanejo evangélico era o máximo de bizarrice que este site iria promover, bem, senhoras e senhores, conheçam Sady Baby.
...
 Finalizando, deixo aqui todo meu respeito à esse senhor, um gênio/idiota-macabro a ser descoberto, e cujas contribuições ao mundo não pararam na sétima arte. Foi ele quem cafetinou a Big Brother Antonella, anos antes de ela se tornar felina da Playboy, quando ainda trabalhava no seu "night club". O nome do recinto? "Soltando a Franga", nome de outro filme desse enigmático personagem da margem do cinema marginal."

 Como bem afirmou um leitor japonês: "Esse plojeto 365 é uma saro!"


SETARO DE ENDEREÇO NOVO

 O crítico e professor André Setaro está de endereço novo:
http://www.setarosblog.blogspot.com
 
 Em post recente, Setaro faz ponderadas críticas à nova programação do Canal Brasil:
"Quanto ao Canal Brasil, os intervalos continuam de amargar e desesperar. Alguns programas são completamente dispensáveis, como Tipos, de Oswaldo Montengro."

 Recentemente troquei correspondência com Setaro a respeito de um belo filme de J. B. Tanko, UM RAMO PARA LUÍZA, adaptação de um livro de José Condé ("Solidão en Família"), produzido e protagonizado por Paulo Porto, com a belíssima Sonia Dutra, no papel de uma moça classe média-baixa, que é sustentada por um "coronel" e que se envolve com um jornalista e aparece morta misteriosamente. Comentei com Setaro, que lembrou do filme, que ele só não entrou na lista dos 60 NOTÁVEIS FILMES BRASILEIROS, porque resolvi privilegiar MASSACRE NO SUPERMERCADO (também de J. B. Tanko) por tê-lo visto recentemente, com excelente impressão, na retrospectiva organizada por Remier Lion.

"Vi Um Ramo para Luísa em meados dos anos 60 e, na época, adolescente, fiquei com ótima impressão.  Tanto é que, quando Paulo Porto veio a Salvador lançar o seu Sem Família, lembrava-me dele por causa desse insólito filme de Tanko (um artesão de mão cheia e me veio, agora, à mente, Pega ladrão, mas, errei, pois estou em dúvida se de Tanko mesmo ou de Alberto Pieralisi, que, por sinal, era um realizador muito eficiente como carpinteiro da narrativa). Massacre no supermercado é uma obra forte, de impacto, que precisaria rever."

MELHORES DO ANO NO DIGESTIVO CULTURAL

 Marcelo Miranda (Impressões Cinéfilas) avisa:
"Se tiver um espacinho no Reduto, dá o toque de que escrevi uma coluna no Digestivo Cultural destacando 15 filmes significativos em 2005 do cinema internacional."

 Os links são:

http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1780

http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1798

A VOLTA DO BLOG DO SR. BUCHINSKY

 Leandro Caraça, o senhor Buchinsky (aka Bronson), voltou a acionar o blog VIVER E MORRER NO CINEMA, depois de uma (longa) temporada acampado naquela estranha comunidade concorrente do Orkut.
http://buchinsky.zip.net/

RÁPIDO E RASTEIRO

 Entrei em 2006 assistindo dois longas metragens em DVD:

a) Que filmaço esse TERRA DE MORTOS, do grande George A. Romero! Um raríssimo "filme de esquerda" à americana. A mais devastadora  (e, literalmente, apocalíptica) metáfora dos "anos Bush".

b) Com o perdão da palavra (mas, no caso, não existe outro adjetivo): que merda cara e fedida esse A ILHA, de Michael Bay! Falaram muito que não houve "química" entre os protagonistas. Não houve foi talento e/ou bom senso de nunhuma das partes!



Escrito por Carlos Reichenbach às 14h04
[]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO
 03/08/2008 a 09/08/2008
 27/07/2008 a 02/08/2008
 13/07/2008 a 19/07/2008
 06/07/2008 a 12/07/2008
 22/06/2008 a 28/06/2008
 15/06/2008 a 21/06/2008
 08/06/2008 a 14/06/2008
 25/05/2008 a 31/05/2008
 11/05/2008 a 17/05/2008
 04/05/2008 a 10/05/2008
 27/04/2008 a 03/05/2008
 20/04/2008 a 26/04/2008
 13/04/2008 a 19/04/2008
 06/04/2008 a 12/04/2008
 30/03/2008 a 05/04/2008
 23/03/2008 a 29/03/2008
 16/03/2008 a 22/03/2008
 09/03/2008 a 15/03/2008
 02/03/2008 a 08/03/2008
 24/02/2008 a 01/03/2008
 17/02/2008 a 23/02/2008
 10/02/2008 a 16/02/2008
 03/02/2008 a 09/02/2008
 27/01/2008 a 02/02/2008
 20/01/2008 a 26/01/2008
 13/01/2008 a 19/01/2008
 06/01/2008 a 12/01/2008
 30/12/2007 a 05/01/2008
 23/12/2007 a 29/12/2007
 16/12/2007 a 22/12/2007
 09/12/2007 a 15/12/2007
 02/12/2007 a 08/12/2007
 25/11/2007 a 01/12/2007
 18/11/2007 a 24/11/2007
 11/11/2007 a 17/11/2007
 04/11/2007 a 10/11/2007
 21/10/2007 a 27/10/2007
 14/10/2007 a 20/10/2007
 07/10/2007 a 13/10/2007
 30/09/2007 a 06/10/2007
 23/09/2007 a 29/09/2007
 02/09/2007 a 08/09/2007
 26/08/2007 a 01/09/2007
 19/08/2007 a 25/08/2007
 12/08/2007 a 18/08/2007
 05/08/2007 a 11/08/2007
 29/07/2007 a 04/08/2007
 22/07/2007 a 28/07/2007
 15/07/2007 a 21/07/2007
 08/07/2007 a 14/07/2007
 01/07/2007 a 07/07/2007
 24/06/2007 a 30/06/2007
 17/06/2007 a 23/06/2007
 10/06/2007 a 16/06/2007
 03/06/2007 a 09/06/2007
 27/05/2007 a 02/06/2007
 20/05/2007 a 26/05/2007
 13/05/2007 a 19/05/2007
 22/04/2007 a 28/04/2007
 15/04/2007 a 21/04/2007
 08/04/2007 a 14/04/2007
 01/04/2007 a 07/04/2007
 25/03/2007 a 31/03/2007
 18/03/2007 a 24/03/2007
 11/03/2007 a 17/03/2007
 04/03/2007 a 10/03/2007
 25/02/2007 a 03/03/2007
 18/02/2007 a 24/02/2007
 11/02/2007 a 17/02/2007
 04/02/2007 a 10/02/2007
 28/01/2007 a 03/02/2007
 21/01/2007 a 27/01/2007
 14/01/2007 a 20/01/2007
 07/01/2007 a 13/01/2007
 31/12/2006 a 06/01/2007
 24/12/2006 a 30/12/2006
 17/12/2006 a 23/12/2006
 10/12/2006 a 16/12/2006
 03/12/2006 a 09/12/2006
 26/11/2006 a 02/12/2006
 19/11/2006 a 25/11/2006
 12/11/2006 a 18/11/2006
 05/11/2006 a 11/11/2006
 29/10/2006 a 04/11/2006
 22/10/2006 a 28/10/2006
 15/10/2006 a 21/10/2006
 08/10/2006 a 14/10/2006
 01/10/2006 a 07/10/2006
 24/09/2006 a 30/09/2006
 17/09/2006 a 23/09/2006
 10/09/2006 a 16/09/2006
 03/09/2006 a 09/09/2006
 27/08/2006 a 02/09/2006
 20/08/2006 a 26/08/2006
 30/07/2006 a 05/08/2006
 09/07/2006 a 15/07/2006
 02/07/2006 a 08/07/2006
 25/06/2006 a 01/07/2006
 18/06/2006 a 24/06/2006
 11/06/2006 a 17/06/2006
 04/06/2006 a 10/06/2006
 28/05/2006 a 03/06/2006
 21/05/2006 a 27/05/2006
 14/05/2006 a 20/05/2006
 07/05/2006 a 13/05/2006
 30/04/2006 a 06/05/2006
 23/04/2006 a 29/04/2006
 16/04/2006 a 22/04/2006
 09/04/2006 a 15/04/2006
 02/04/2006 a 08/04/2006
 19/03/2006 a 25/03/2006
 12/03/2006 a 18/03/2006
 05/03/2006 a 11/03/2006
 19/02/2006 a 25/02/2006
 12/02/2006 a 18/02/2006
 05/02/2006 a 11/02/2006
 29/01/2006 a 04/02/2006
 22/01/2006 a 28/01/2006
 15/01/2006 a 21/01/2006
 08/01/2006 a 14/01/2006
 01/01/2006 a 07/01/2006
 25/12/2005 a 31/12/2005
 18/12/2005 a 24/12/2005
 11/12/2005 a 17/12/2005
 04/12/2005 a 10/12/2005
 27/11/2005 a 03/12/2005
 20/11/2005 a 26/11/2005
 13/11/2005 a 19/11/2005
 06/11/2005 a 12/11/2005
 30/10/2005 a 05/11/2005
 23/10/2005 a 29/10/2005
 16/10/2005 a 22/10/2005
 02/10/2005 a 08/10/2005
 25/09/2005 a 01/10/2005
 18/09/2005 a 24/09/2005
 11/09/2005 a 17/09/2005
 04/09/2005 a 10/09/2005
 28/08/2005 a 03/09/2005
 21/08/2005 a 27/08/2005
 14/08/2005 a 20/08/2005
 07/08/2005 a 13/08/2005
 31/07/2005 a 06/08/2005
 24/07/2005 a 30/07/2005
 17/07/2005 a 23/07/2005
 10/07/2005 a 16/07/2005
 26/06/2005 a 02/07/2005
 19/06/2005 a 25/06/2005
 12/06/2005 a 18/06/2005
 05/06/2005 a 11/06/2005
 29/05/2005 a 04/06/2005
 22/05/2005 a 28/05/2005
 15/05/2005 a 21/05/2005
 08/05/2005 a 14/05/2005
 01/05/2005 a 07/05/2005
 24/04/2005 a 30/04/2005
 17/04/2005 a 23/04/2005
 10/04/2005 a 16/04/2005
 03/04/2005 a 09/04/2005
 27/03/2005 a 02/04/2005
 20/03/2005 a 26/03/2005
 13/03/2005 a 19/03/2005
 06/03/2005 a 12/03/2005
 20/02/2005 a 26/02/2005
 13/02/2005 a 19/02/2005
 06/02/2005 a 12/02/2005



OUTROS SITES
 TODOS OS LINKS CONSULTADOS E VISITADOS PELO REDUTO DO COMODORO
 LINKS RÁPIDOS [DE PESQUISA]
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 REDUTO DO COMORO - Ampliado no site OLHOS LIVRES
 REDUTO DO COMODORO 2004
 O ESSENCIAL DO FILME NOIR
 O ESSENCIAL DO FAROESTE AMERICANO
 O ESSENCIAL DO FILME DE GANGSTER
 O ESSENCIAL DO FAROESTE SPAGUETTI
 O ESSENCIAL DO FILME MUSICAL AMERICANO
 O ESSENCIAL DO CINEMA EXTREMO
 O ESSENCIAL DO FILME FANTÁSTICO E DE HORROR PARTE 1
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 60
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 70
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 80
 PERFORMANCES ANTOLÓGICAS DO CINEMA BRASILEIRO


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!