Mais uma

UM DISCO SURPREENDENTE

 Juro que o nome de Caravelli, para mim, sempre esteve ligado aos LPs de músicas "meladas" e/ou valsinhas básicas ornadas por duzentas cordas chorosas, piegas, quando não vulgares. Caravelli me parecia a versão francesa, e piorada, de George Melachrino.
 O achado do disco branco de Caravelli mostrou que, quando inspirado,  todo maestro competente, mesmo que tenha se tornado uma mera "caixa registradora", pode se revelar um experimentador magnífico.
 O que se pode esperar de um LP que ostenta uma faixa nominada "En Pensent à Kafka".
 O Volume 16 de Caravelli com a April Orchestra deixa dúvidas imensas a respeito da origem da música minimalista. Teria sido Caravelli a inspiração inicial de Philip Glass e/ou Steve Reich?
 Alem do teor inovador das músicas inclusas neste LP, elas seriam perfeitas para serem usadas em filmes de forte impacto.
 É ouvir para crer!
 O disco de Caravelli é, no mínimo, obrigatório, senão genial!

LINK PARA DOWNLOAD
http://rapidshare.de/files/19491116/April_Orchestra_vol.16.zip.html


DICA IMPERDÍVEL DO RENATO DOHO
(especial para Fernando Severo)

 Aaron Copland por Leonard Berstein; Symphony Nº 3 - Quiet City, disponível para download no novo blog Great Albums - Share the Music!

http://greatalbums.blogspot.com/



Escrito por Carlos Reichenbach às 23h18
[]


 
   MONDO DEMENTIA E UMA SURPRESA

Cineclube Kino-Glaz traz o diretor Carlos Reichenbach a Curitiba

 Depois do jogo do Brasil contra o Japão, na próxima quinta-feira, dia 22, às 20 horas, o Cineclube Kino-Glaz promove sessão gratuita de Filme Demência, com a presença do diretor Carlos Reichenbach, no Teatro do Sesc, em Curitiba. A exibição será feita a partir de cópia 35 mm.
 O evento é uma realização do Grupo Kino-Glaz, com patrocínio do Sesc da Esquina e apoios da Fnac e Hotéis Slavieiro. Na oportunidade, serão sorteados dez exemplares do livro Carlos Reichenbach: o Cinema Como Razão de Viver, de Marcelo Lyra. A programação prossegue no domingo, dia 25, quando será projetado, às 19 horas, no Auditório 1 do Sesc da Esquina, Lilian M., Relatório Confidencial. Nos dias 2 e 9 de julho será a vez de Alma Corsária e Dois Córregos.
 Informações complementares em
www.my.opera.com/kinoglaz


EXCLUSIVO
TEMA DO FILME DE JOE D´AMATO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD

 Graças ao Leopoldo Tauffenbach estamos "socializando" o tema musical de Manuel de Sica ("Dellamorte, Dellamore" e "Os Jardins dos Finzi-Contini), composto especialmente para um dos melhores filmes de Joe D´Amato, A ALCOVA. Trata-se de um espantoso "tema chiclete"; daqueles que "grudam no ouvido" em poucos minutos, e que, curiosamente, parece nunca ter sido lançado em CD.

LINK PARA DOWNLOAD
http://rapidshare.de/files/23645829/Manuel_de_Sica_Alcova_Tema_do_Filme.zip.html



Escrito por Carlos Reichenbach às 17h21
[]


 
   Mundo Estranho

MITOS URBANOS I
GEORGE MONTALBA, O CROWLEY DOS MÚSICOS

 O famoso médium Arigó afirmava categóricamente que a voz do falecido cantor Rinaldo Calheiros curava pessoas enfermas. Cheguei a perguntar ao próprio Calheiros, quando ele ainda estava vivo e frequentava aquele conhecido prédio da Avenida Ipiranga, esquina com a Santa Efigênia, onde ficavam sediadas várias produtoras fonográficas, qual a origem desta história. Ele, que não gostava de falar sobre o assunto, não confirmou nem desmentiu o boato, apenas deu uma gargalhada e mandou eu verificar a história com a cantora Wanusa. É claro que eu nunca fiz isso, mas dias depois comprei um LP do cantor, onde ele interpretava a versão da belíssima Blue Star ("Medic Theme", de Victor Young). Sei lá se sugestionado ou não, cada vez que as coisas "esquentavam" na minha casa, eu ia lá colocar o tal LP no meu pick-up e tudo parecia "entrar no prumo".
 Uma "aventura" às avessas, vivenciávamos eu e o saudoso Jairo Ferreira, quando ouvíamos uma faixa do cd com a trilha do filme de Stanley Kubrick, "De Olhos Bem Fechados" (Eyes wide shut), "Masked Ball", de Jocelyn Pook. Corre a lenda de que Pook teria sampleado (e invertido a amostra) de um coral autêntico, de origem não revelada, entoando cântigos de rituais esotéricos. Verdade ou não, bastava ouvir a tal faixa uma ou duas vezes para o dia se transformar num autêntico inferno.
 De volta ao assunto principal do post, quem foi George Montalba?
 Até onde se sabe, com certeza, é que Montalba foi um dos maiores organistas que passou por esse mundo. Suas performances foram eternizadas em inúmeros LPs; hoje raros e disputados a bom preço nos e-bays da vida.
 A verdadeira identidade de Montalba nunca foi devidamente revelada.
 O site da Albany Univertsity arrisca uma biografia luminosa, apontado-o como um virtuoso organista da igreja de Saint-Surplice, em Paris. A adolescência de sua vida atribulada já aparece neste inventário testemunhando a morte de seu predecessor, o cego e genial Vern Louis, que faleceu deitado sobre as teclas do próprio instrumento. Existem vários testemunhos de pessoas que se sentiram curadas de suas doenças mais graves após permanecerem algumas horas na igreja de Saint-Surplice, embaladas pelo som de Montalba. Sua fama correu o mundo quando gravou seus primeiros discos executando o monumental orgão Wurlitzer, com  482 chaves timbrísticas e 18 pedais, instalado na Woolworth's Store, em Nice, França.
A biografia da Albany University aponta que Montalba morreu, em 1982, após completar 124 anos!
http://www.albany.edu/piporg-l/montalba.html
 Já uma ultra polêmica matéria do Village Voice coloca inúmeras interrogações sobre a verdadeira identidade do mito. Chega a questionar, inclusive, se ele seria ou não uma das personalidades apócrifas de Anton LaVey, o notório "Papa Negro", fundador da Church of Satan.
http://www.villagevoice.com/news/0231,bosler,36996,1.html
 Em resposta ao artigo do Village, Blanche Barton, num post nominado "Multiple Organists", afirma ser a biógrafa e ter sido amante de Anton LaVey, por 13 anos, se dizendo convicta de que Montalba seria um mito musical "construído" por vários virtuosos (entre eles, um estranho senhor de nome Robert Hunter, com fama de ocultista poderoso). LaVey teria sido o último destes virtuosos.
http://www.villagevoice.com/specials/0235,letters,37828,7.html
 Fotos suspeitas de Montalba ajudam (com o perdão do trocadilho) a colocar mais lenha da fogueira.
 No blog Cake and Polka, o falecido "entertainer" ianque, Ben Hall, que morreu em circuntâncias "cabeludas", é apontado como o verdadeiro Montalba. O blog disponibiliza inclusive MP3 da música "Smile" (de Charles Chaplin), que ajuda a confundir ainda mais todas as teorias em voga. A performance de Hall, no referido "Smile", com sua gargalhada infernal, está mais para LaVey do que para o "terapêutico" Montalba apontado pela Albany.

http://cakeandpolka.blogspot.com/2005_06_01_cakeandpolka_archive.html


 Ora, uma experiência bem menos ortodoxa para se conhecer de perto (e a cores) o "perfume do inferno", é ouvir (ou assistir ao filme de Andrzej Zulawski, com Ruggero Raimondi) a ópera BORIS GODUNOV, de Modest Mussorgsky, após uma lauda feijoada carioca ou um belo "einsbein" com bastante chucrute.



Escrito por Carlos Reichenbach às 18h04
[]


 
   Novidades, ripagem exclusiva e um poema do Capella

NOVOS (E "ADULTOS")

ENDEREÇOS NA REDE

UM SITE DE ARTE E FILOSOFIA
(recomendado pela Débora Butruce, do Cachaça Cinema Clube)
www.interzona.cjb.net.
Um aviso aos editores do INTERZONA:
 Na primeira vez que  tentei entrar no site entrou um pop-op do Mercado Livre que não consegui  "mandar para o espaço". Na segunda vez, entrou um pop-up diferente; aquele pavoroso dos "Emoticon Icons" com bonequinhos de língua para fora e outras sandices. O.K., pop-ups existem para sustentar sites excelentes e originais como este, mas pop-ups que "enganam" bloqueadores costumam afastar prováveis leitores com certo senso de humor, mas pouca paciência.

O VIDEO-BLOG DO EDUARDO BARIONI (!)
http://agingaenossa.zip.net/

A OCTAGENÁRIA REVISTA VIRTUAL "NÃO"
 O Não 82, editado pelo Alvaro Magalhães, já está no ar, com colaborações de Carlos Gerbase, Allan Sieber, Jorge Furtado, Lulit, Ernani Ssó, Miguel da Costa Franco, Giba Assis Brasil, Ariela Boaventura, José Weis, Jaime Lerner, João Knijnik, Luiz Marques, César Brod, Lancast Mota, Lislei Carrilo, Luis Carlos Soares, Antônio Cândido, José Francisco Alves, Bela Figueiredo, Bernardo Turela, Cristóvão Feil, Guttemberg Lopes, Isabela Eugenio, Aline Brod, Juliano Dupont, Larissa Ambrosini, Luiz Portella e Ricardo Pegorini.
 Neste momento, tem 205.143 visitas contadas.
http://www.nao-til.com.br


EXCLUSIVO

AS MÚSICAS (E OS SONS) QUE VOCÊ NUNCA OUVIU
(especial para Guilherme Vaz)

01 CHAOS & THE EMERGENT MIND OF THE POND (9:30) - de David Dunn
 David Dunn usando microfones altamente sofisticados buscou captar o chamado "som submerso". Os ruídos de insetos, animais e do ambiente sub-aquático ajudam a construir uma "musicalidade"  quase zen.

02 SESERAGI (9:56) - de Akio Suzuki
 O timbre único da flauta de pedra, aqui executada por Akio Suzuki, está intimamente ligado aos cerimoniais shintoistas. O pequeno instrumento possui 13 centímetros de diâmetro e exige do seu executante uma precisão absoluta no sopro.
 ATENÇÃO: conforme antiga tradição religiosa animista a flauta de pedra não pode ser executada (nem ouvida) após o por-de-sol porque atrai Yatsu ou espíritos da noite. A hora apropriada para  se escutar ou tocá-la é ao amanhecer, assim que o sol começa a aparecer.

LINK PARA DOWNLOAD
http://rapidshare.de/files/23353552/DAVID_DUNNE_AKIO_SUZUKI.zip.html


UM POEMA DO RODRIGO CAPELLA
(especial para o Reduto)

ARADO
por Rodrigo Capella

Em constante harmonia,
o sol se encontra com a lua,
o mar se derrete na areia,
você me desdenha.

O triunfo a toda vista,
perpétua a solidão,
ao retorno da dor,
risco, seu traço incolor.

Corres, a vida breve,
cultuas, o sonho encantado,
contes, detalhes avessos,
pedra, um bem Arado.



Escrito por Carlos Reichenbach às 01h46
[]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO
 03/08/2008 a 09/08/2008
 27/07/2008 a 02/08/2008
 13/07/2008 a 19/07/2008
 06/07/2008 a 12/07/2008
 22/06/2008 a 28/06/2008
 15/06/2008 a 21/06/2008
 08/06/2008 a 14/06/2008
 25/05/2008 a 31/05/2008
 11/05/2008 a 17/05/2008
 04/05/2008 a 10/05/2008
 27/04/2008 a 03/05/2008
 20/04/2008 a 26/04/2008
 13/04/2008 a 19/04/2008
 06/04/2008 a 12/04/2008
 30/03/2008 a 05/04/2008
 23/03/2008 a 29/03/2008
 16/03/2008 a 22/03/2008
 09/03/2008 a 15/03/2008
 02/03/2008 a 08/03/2008
 24/02/2008 a 01/03/2008
 17/02/2008 a 23/02/2008
 10/02/2008 a 16/02/2008
 03/02/2008 a 09/02/2008
 27/01/2008 a 02/02/2008
 20/01/2008 a 26/01/2008
 13/01/2008 a 19/01/2008
 06/01/2008 a 12/01/2008
 30/12/2007 a 05/01/2008
 23/12/2007 a 29/12/2007
 16/12/2007 a 22/12/2007
 09/12/2007 a 15/12/2007
 02/12/2007 a 08/12/2007
 25/11/2007 a 01/12/2007
 18/11/2007 a 24/11/2007
 11/11/2007 a 17/11/2007
 04/11/2007 a 10/11/2007
 21/10/2007 a 27/10/2007
 14/10/2007 a 20/10/2007
 07/10/2007 a 13/10/2007
 30/09/2007 a 06/10/2007
 23/09/2007 a 29/09/2007
 02/09/2007 a 08/09/2007
 26/08/2007 a 01/09/2007
 19/08/2007 a 25/08/2007
 12/08/2007 a 18/08/2007
 05/08/2007 a 11/08/2007
 29/07/2007 a 04/08/2007
 22/07/2007 a 28/07/2007
 15/07/2007 a 21/07/2007
 08/07/2007 a 14/07/2007
 01/07/2007 a 07/07/2007
 24/06/2007 a 30/06/2007
 17/06/2007 a 23/06/2007
 10/06/2007 a 16/06/2007
 03/06/2007 a 09/06/2007
 27/05/2007 a 02/06/2007
 20/05/2007 a 26/05/2007
 13/05/2007 a 19/05/2007
 22/04/2007 a 28/04/2007
 15/04/2007 a 21/04/2007
 08/04/2007 a 14/04/2007
 01/04/2007 a 07/04/2007
 25/03/2007 a 31/03/2007
 18/03/2007 a 24/03/2007
 11/03/2007 a 17/03/2007
 04/03/2007 a 10/03/2007
 25/02/2007 a 03/03/2007
 18/02/2007 a 24/02/2007
 11/02/2007 a 17/02/2007
 04/02/2007 a 10/02/2007
 28/01/2007 a 03/02/2007
 21/01/2007 a 27/01/2007
 14/01/2007 a 20/01/2007
 07/01/2007 a 13/01/2007
 31/12/2006 a 06/01/2007
 24/12/2006 a 30/12/2006
 17/12/2006 a 23/12/2006
 10/12/2006 a 16/12/2006
 03/12/2006 a 09/12/2006
 26/11/2006 a 02/12/2006
 19/11/2006 a 25/11/2006
 12/11/2006 a 18/11/2006
 05/11/2006 a 11/11/2006
 29/10/2006 a 04/11/2006
 22/10/2006 a 28/10/2006
 15/10/2006 a 21/10/2006
 08/10/2006 a 14/10/2006
 01/10/2006 a 07/10/2006
 24/09/2006 a 30/09/2006
 17/09/2006 a 23/09/2006
 10/09/2006 a 16/09/2006
 03/09/2006 a 09/09/2006
 27/08/2006 a 02/09/2006
 20/08/2006 a 26/08/2006
 30/07/2006 a 05/08/2006
 09/07/2006 a 15/07/2006
 02/07/2006 a 08/07/2006
 25/06/2006 a 01/07/2006
 18/06/2006 a 24/06/2006
 11/06/2006 a 17/06/2006
 04/06/2006 a 10/06/2006
 28/05/2006 a 03/06/2006
 21/05/2006 a 27/05/2006
 14/05/2006 a 20/05/2006
 07/05/2006 a 13/05/2006
 30/04/2006 a 06/05/2006
 23/04/2006 a 29/04/2006
 16/04/2006 a 22/04/2006
 09/04/2006 a 15/04/2006
 02/04/2006 a 08/04/2006
 19/03/2006 a 25/03/2006
 12/03/2006 a 18/03/2006
 05/03/2006 a 11/03/2006
 19/02/2006 a 25/02/2006
 12/02/2006 a 18/02/2006
 05/02/2006 a 11/02/2006
 29/01/2006 a 04/02/2006
 22/01/2006 a 28/01/2006
 15/01/2006 a 21/01/2006
 08/01/2006 a 14/01/2006
 01/01/2006 a 07/01/2006
 25/12/2005 a 31/12/2005
 18/12/2005 a 24/12/2005
 11/12/2005 a 17/12/2005
 04/12/2005 a 10/12/2005
 27/11/2005 a 03/12/2005
 20/11/2005 a 26/11/2005
 13/11/2005 a 19/11/2005
 06/11/2005 a 12/11/2005
 30/10/2005 a 05/11/2005
 23/10/2005 a 29/10/2005
 16/10/2005 a 22/10/2005
 02/10/2005 a 08/10/2005
 25/09/2005 a 01/10/2005
 18/09/2005 a 24/09/2005
 11/09/2005 a 17/09/2005
 04/09/2005 a 10/09/2005
 28/08/2005 a 03/09/2005
 21/08/2005 a 27/08/2005
 14/08/2005 a 20/08/2005
 07/08/2005 a 13/08/2005
 31/07/2005 a 06/08/2005
 24/07/2005 a 30/07/2005
 17/07/2005 a 23/07/2005
 10/07/2005 a 16/07/2005
 26/06/2005 a 02/07/2005
 19/06/2005 a 25/06/2005
 12/06/2005 a 18/06/2005
 05/06/2005 a 11/06/2005
 29/05/2005 a 04/06/2005
 22/05/2005 a 28/05/2005
 15/05/2005 a 21/05/2005
 08/05/2005 a 14/05/2005
 01/05/2005 a 07/05/2005
 24/04/2005 a 30/04/2005
 17/04/2005 a 23/04/2005
 10/04/2005 a 16/04/2005
 03/04/2005 a 09/04/2005
 27/03/2005 a 02/04/2005
 20/03/2005 a 26/03/2005
 13/03/2005 a 19/03/2005
 06/03/2005 a 12/03/2005
 20/02/2005 a 26/02/2005
 13/02/2005 a 19/02/2005
 06/02/2005 a 12/02/2005



OUTROS SITES
 TODOS OS LINKS CONSULTADOS E VISITADOS PELO REDUTO DO COMODORO
 LINKS RÁPIDOS [DE PESQUISA]
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 REDUTO DO COMORO - Ampliado no site OLHOS LIVRES
 REDUTO DO COMODORO 2004
 O ESSENCIAL DO FILME NOIR
 O ESSENCIAL DO FAROESTE AMERICANO
 O ESSENCIAL DO FILME DE GANGSTER
 O ESSENCIAL DO FAROESTE SPAGUETTI
 O ESSENCIAL DO FILME MUSICAL AMERICANO
 O ESSENCIAL DO CINEMA EXTREMO
 O ESSENCIAL DO FILME FANTÁSTICO E DE HORROR PARTE 1
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 60
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 70
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 80
 PERFORMANCES ANTOLÓGICAS DO CINEMA BRASILEIRO


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!