ESSENCIAIS PARTE 03

O ESSENCIAL DO FAROESTE SPAGUETTI

 "Western Spaghetti é como são chamados os westerns realizados por diretores italianos. Embora fossem produzidos na Itália, a grande parte dos filmes era rodada na Espanha, na região da Almería, que se parecia com o Velho Oeste Americano. Nessas produções haviam atores das mais diversas nacionalidades: americanos, italianos, espanhóis, alemães, etc. Foram feitos mais de 600 filmes entre 1963 e 1977." - Wikipédia

POR UM PUNHADO DE DÓLARES (Per un pugno di dollari - 1964), de Sergio Leone
MINNESOTA CLAY (Minnesota Clay - 1964), de Sergio Corbucci
O DÓLAR FURADO (Un Dollaro Bucato - 1965), de Giorgio Ferroni
POR ALGUNS DÓLARES A MAIS (Per qualche dollaro in più - 1965), de Sergio Leone
UMA PISTOLA PARA RINGO (Una Pistola per Ringo - 1965), de Duccio Tessari
DJANGO (Django - 1966), de Sergio Corbucci
O DIA DA DESFORRA (La Resa dei conti - 1966), de Sergio Sollima
TRES HOMENS EM CONFLITO (Il Buono, il brutto, il cattivo - 1966), de Sergio Leone
RINGO NÃO DISCUTE... MATA (Il Ritorno di Ringo - 1966), de Duccio Tessari
SANGUE NAS MONTANHAS (Un Fiume di Dollari - 1966), de Carlo Lizzani
TEXAS, ADIOS (Texas, addio - 1966), de Ferdinando Baldi
TEMPO DE MASSACRE (Le Colt Cantarono la Morte e fu... Tempo di Massacro - 1966), de Lucio Fulci
GRINGO (Quién Sabe? aka A Bullet for the General - 1967) - de Damiano Damiani
QUANDO OS BRUTOS SE DEFRONTAM (Faccia a faccia - 1967), de Sergio Sollima
VOU, MATO E VOLTO (Vado... l'ammazzo e torno - 1967), de Enzo G. Castellari
O DIA DA IRA (I Giorni dell'Ira - 1967), de Tonino Valeri
DJANGO VEM PARA MATAR (Se Sei Vivo Spara - 1967), de Giulio Questi
RÉQUIEM PARA MATAR (Requiescant - 1967), de Carlo Lizzani
ERA UMA VEZ NO OESTE (C'era una volta il West  - 1968), de Sergio Leone
CORRE, HOMEM, CORRE (Corri, uomo, corri - 1968), de Sergio Sollima
O VINGADOR SILENCIOSO (Il Grande Silenzio - 1968), de Sergio  Corbucci
MATO HOJE, MORRO AMANHÃ (Oggi a me... Domani a te! - 1968), de Tonino Cervi
OS VIOLENTOS VÃO PARA O INFERNO (Il Mercenario - 1968), de Sergio Corbucci
E DEUS DISSE A CAIM (E Dio disse a Caino - 1970), de Antonio Margheriti
MÁTALO! (sem tradução) (Mátalo! aka Kill Him! - 1970), de Cesare Canevari
COMPANHEIROS (Vamos a matar, compañeros - 1970), de Sergio Corbucci
QUANDO EXPLODE A VINGANÇA (Giù la testa  - 1971), de Sergio Leone
BLINDMAN aka VINGANÇA CEGA aka PRESO NA ESCURIDÃO  (Blindman - 1971), de Ferdinando Baldi
OS QUATRO DO APOCALIPSE (I Quattro dell'apocalisse - 1975), de Lucio Fulci
KEOMA (Keoma - 1976), de Enzo G. Castellari



Escrito por Carlos Reichenbach às 20h25
[]


 
   Saudade e Indicações

O ADEUS DOS AMIGOS

 O cinema brasileiro perdeu recentemente dois grandes amigos: o ator e produtor Roberto (Beto) Ronchezel e o "Wilson Grey" de São Paulo, Américo Taricano.
 Na esfera dos astros, Beto deve estar neste instante  planejando um novo filme visionário com Rogério Sganzerlae e José Antônio Garcia, enquanto Américo, na certa, deverá estar ao lado de seu melhor amigo Mario Benvenutti colocando em dia os melhores momentos de sua mútua e constante celebração de viver. A morte é uma contradição permanente; ela separa de um lado e reune de outro as irmandades de universo.
 Beto e Américo foram daquelas (poucas) pessoas que amaram irrestritamente a arte de fazer e ver filmes; seu entusiasmo e estímulos constantes impulsionaram muitos criadores a concluirem suas obras essenciais. Irão fazer uma falta danada nesta seara de vastos ressentimentos e rara estima.


ANTONIO LEÃO LANÇA NOVO DICIONÁRIO DE CINEMA

 ‘Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média Metragem’ é o mais completo levantamento já feito sobre a produção brasileira de curta e média metragem, filmes feitos em película de cinema, Super-8, 16mm e 35mm. Resultado de 4 (quatro) anos de pesquisa, o dicionário nos remete ao início do cinema no Brasil, quando Affonso Segreto, de volta da França com uma câmera na mão adquirida dos irmãos Lumière, realiza as primeiras imagens da Baía da Guanabara e caminha pela longa produção oficial do INCE, depois INC e depois Embrafilme, além de ciclos regionais e curtas clássicos. Foram catalogados 17.774 filmes e 4.363 diretores, com sinopses bem elaboradas, que informam a ficha completa do filme, seus técnicos, o elenco, o argumento, as participações em festivais, as premiações, os comentários, as curiosidades, enfim, tudo que foi possível informar nesse incrível e árduo trabalho de pesquisa.
 O ‘Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média Metragem’ deve ser considerado como o volume II do seu antecessor, ‘Dicionário de Filmes Braileiros – Longa Metragem’. Os dois, tem a pretensão de listar a nata da produção nacional brasileira, excetuando-se produções em vídeo, filmes institucionais e cine-jornais.
Técnica Técnica
Livro: "Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média-Metragem"
Autor: Antônio Leão da Silva Neto
Edição do Autor
N° Páginas: 1040
Preço: R$ 64,90
pontos de venda: (entrega em todo Brasil):
2001 vídeo:
www.2001video.com.br - fone: 11-3093-3377
Livraria Cultura:
www.livrariacultura.com.br - fone: 11-3285-4033
Livraria Espaço Unibanco de Cinema; Rua Augusta, 1.475 - SP - fone: 11-3141-2610 (das 14 as 22 hs, segunda a segunda)


REVISTA PAISÁ NÚMERO 04

 O novo número da revista de cinema PAISÁ, destaca a obra do cineasta argentino Alejandro Agresti e ensina todos os caminhos para se criar um Cine-Clube. Felipe Furtado analisa a obra do diretor Michael Mann  e, na sessão "Depois do Filme", Alexandre Carvalho dos Santos ensina aos neófitos os primeiros passos para uma perfeita degustação de cervejas (com destaque para a "escuríssima" Weissbier Dunkel). Prost!



Escrito por Carlos Reichenbach às 13h57
[]


 
   Suporte 3 e outros toques

urgente

LINKS DO REDUTO ATUALIZADOS

 Amigos e fiéis, como foi prometido a página de links inclusa no site OLHOS LIVRES, e cujo acesso está incluso na lateral deste blog, está sendo diariamente atualizada.
http://www.olhoslivres.com/links.htm
 Quem quiser enviar correções e endereços novos, por favor, faça-o através do e-mail:
comodoro@olhoslivres.com
P.S. - A página dá preferência a links de crítica, informação e reflexão sobre cinema e artes próximas. Sites e blogs que mimetizam releases de filmes americanos serão ignorados.


SUPORTE ÀS AULAS DE GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS DA ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA

O ESSENCIAL DO "FILME DE GANGSTERS"

  O Dictionnaire du Cinéma, de Jean-Loup Passek, divide o chamado gênero CRIMINEL, em dois sub-gêneros: o filme de gangsters e o filme noir. Para fazer o levantamento dos filmes essenciais dos "filmes de gangster" foram consultados, entre outros, o próprio dicionário de Passek, o livro de Salvyano Cavalcanti de Paiva ("O Gangster no Cinema"),  os sites Film Site (http://www.filmsite.org/crimefilms.html), AFI - American Film Institute - (http://www.fathom.com/course/10701053/session3.html). Para descobrir os títulos em português dos filmes lançados no Brasil, com o lamentável encerramento do site Videobook, foram consultados os obrigatórios Dicionário de Cineastas, de Rubens Ewald Filho, e o Dicionário de Cinema, de Jean Tullard (com tradução de Goida).

UNDERGROUND (Paixão e Sangue - 1927), de Joseph Von Sternberg
THE RACKET (A Lei dos Fortes - 1928), de Lewis Milestone
ME, A GANGSTER (O Despertar da Virtude, 1929), de Raoul Walsh
THE BIG HOUSE (O Presídio - 1930), de George Hill
LITTLE CAESAR (Alma do Lodo - 1930), de Mervyn LeRoy
THE PUBLIC ENEMY (Inimigo Público - 1931), de William Wellman (nunca lançado comercialmente nos cinemas brasileiros por ter sido censurado)
SCARFACE (Scarface, a Vergonha de uma Nação - 1932), de Howard Hawks
I AM A FUGITIVE FROM A CHAIN GANG (O Fugitivo - 1932), de Mervyn LeRoy
DEAD END (Beco Sem Saída - 1937), de William Wyler
ANGELS WITH DIRTY FACES (Anjos de Cara Suja - 1937), de Michael Curtiz
THE ROARING TWENTIES (Heróis Esquecidos - 1939), de Raoul Walsh
HIGH SIERRA (Seu Último Refúgio - 1941), de Raoul Walsh
THE GANGSTER (O Gangster - 1948), de Gordon Wiles
UNDERCOVER MAN (O Czar Negro, 1949), de Joseph H. Lewis
WHITE HEAT (Fúria Sanguinária, 1949), de Raoul Walsh


Nova Sessão do REDUTO


CRÍTICAS QUE NOS FAZEM CORRER PARA VER OS FILMES 01


MIAMI VICE, de Michael Mann
http://www.contracampo.com.br/81/critmiamivice.htm
A CONCEPÇÃO, de José Eduardo Belmonte
http://www.contracampo.com.br/79/critaconcepcao.htm
LEMMING, de Dominik Moll
http://mondopaura.zip.net/
EU ME LEMBRO, de Edgar Navarro
http://www.setarosblog.blogspot.com



Escrito por Carlos Reichenbach às 13h26
[]


 
   TRAILER

O MELHOR DO PIOR
NA PRÓXIMA SESSÃO ÚNICA DO COMODORO

O ÊXTASE DO VAMPIRO
de Joseph W. Sarno (Joe Sarno)
 Vampire Exctasy (em DVD nos EUA), Der Fluch Der Schwarzen Schwestern (na Alemanha), Veil Of Blood (nos cinemas, nos EUA),  The Devil’s Plaything (nos cinemas e em DVD, na Inglaterra).
produção sueca, suissa e alemã, de 1973
103 minutos (versão alemã), dublada em inglês, sem legendas
Roteiro de Direção: Joseph W. Sarno
Produtor: Chris D. Nebe
Música Original: Rolf-Hans Müller
Diretor de Fotografia: Steve Silverman 
Elenco
Nadia Henkowa, Anke Syring, Marie Forsá e Nico Wolferstetter.

RESUMO
 Quando a Dra. Julia Malenka e seu irmão Peter são obrigados a serem acolhidos em um remoto castelo, descobrem que a diabólica preceptora  Wanda (Nadia Henkowa) planeja a ressurreição da Baronessa Danielle Varga - queimada viva há 400 anos - através de rituais heréticos e do sangue de suas jovens descendentes: Monica (Ulrike Butz) e Helga (Marie Forså).

COMENTÁRIO
 Clássico absoluto do horror-exploitation, de 1973, dirigido pelo sueco Joseph W. Sarno (de "Inga" e "Butterflies"), produzido pelo alemão Chris D. Nebe (da Monarex AG) e que lançou a vestal Marie Forsá (uma deslumbrante ninfeta sueca que lembra bastante Catherine Deneuve em início de carreira).
 O projeto nasceu quando Nebe mencionou a Sarno que seu tio, o barão Malsen, possuia um castelo do século 12, que poderia ser usado como futura locação de filmagem. Sarno, que mora seis meses por ano na Suécia e seis meses nos Estados Unidos (conforme a estação), e que ficou famoso por seus filmes eróticos sobre ninfetas assanhadas (INGA e A SEDUÇÃO DE INGA), imaginou imediatamente uma história de vampiros repleta de rituais devassos, instintos incontroláveis, lesbianismo e velas (!).
 O que mais chama a atenção em "O ÊXTASE DO VAMPIRO" são as diversas versões que o filme possui. Em cada país, conforme o rigor da censura local, o filme muda de nome e de tempo de duração. A versão a ser exibida no CineSesc é a alemã, a mais completa, dublada em inglês (sem legendas).
 O filme, embora não faça juz ao melhor veio naturalista - no sentido de flagrar a inexorabilidade do instinto - de Sarno, se tornou um "must" nos sites e blogs de horror e nas locadoras de DVD do mundo inteiro.



Escrito por Carlos Reichenbach às 02h31
[]


 
   SUPORTE 01

SUPORTE ÀS AULAS DE GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS DA ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA

 Peço tolerância aos amigos e fiéis do REDUTO DO COMODORO, mas estarei utilizando este espaço provisoriamente como suporte às aulas de GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS, que estou ministrando na Academia Internacional de Cinema.

FILMOGRAFIA ESSENCIAL DO FILME NOIR AMERICANO
(conforme os preceitos autênticos do gênero - por ano de produção)

The Maltese Falcon (1941) - Relíquia Macabra, de John Huston (adaptado de Dashiell Hammett)
The Glass Key (1942) - Capitulou Sorrindo, de Stuart Heisler
This Gun For Hire (1942) - Alma Torturada, de Frank Tuttle
Double Indemnity (1944) - Pacto de Sangue, de Billy Wilder
Phantom Lady (1944) - A Dama Fantasma, de Robert Siodmak
Laura (1944) - Laura, de Otto Preminger
The Woman In the Window (1944) - Um Retrato de Mulher, de Fritz Lang
Murder, My Sweet (1944) - Até a Vista, Querida, de Edward Dmytryk
Leave Her to Heaven (1945) - Amar foi Minha Ruina, de John M. Stahl (observação: primeira e excepcional experiência de Film Noir a cores, apreciadíssima por Martin Scorsese)
Detour (1945) - Curva do Destino, de Edgar G Ulmer
Mildred Pierce (1945) - Alma em Suplício, de Michael Curtiz (adaptado de James M. Cain)
The Blue Dahlia (1946) - A Dália Azul, de George Marshall
The Killers (1946) - Assassinos, de Robert Siodmak
The Big Sleep (1946) - `A Beira do Abismo, de Howard Hawks (com roteiro de William Faulker e outros, baseado em novela de Raymond Chandler)
Gilda (1946) - Gilda, de Charles Vidor
The Postman Always Rings Twice (1946) - O Destino Bate á sua Porta, de Tay Garnett
Out of the Past  (1947) - Fuga do Passado, de Jacques Tourneur
Crossfire (1947) - Rancor, de Edward Dmytryk
Fear in the Night (1947) - Um Rosto no Escuro, de Maxwell Shane
Brute Force (1947) - Brutalidade, de Jules Dassin
Ride the Pink Horse (1947) - Do Lodo Brotou uma Flôr, de Robert Montgomery
Dead Reckoning (1947) - Confissão, de John Cromwell
Nightmare Alley (1947) - O Beco das Almas Perdidas, de Edmund Goulding
Kiss of Death (1947) - O Beijo da Morte, de Henry Hathaway
Lady from Shanghai (1948) - A Dama de Shangai, de Orson Welles
He Walked By Night (1948) - O Demônio da Noite, de Alfred Werker; Anthony Mann (não acreditado)
Night Has a Thousand Eyes (1948) - A Noite Tem Mil Olhos, de John Farrow
The Naked City (1948) - Cidade Nua, de Jules Dassin
Sorry, Wrong Number (1948) - Uma Vida por um Fio, de Anatole Litvak
The Big Clock (1948) - O Relógio Verde, de John Farrow
Pitfall (1948) - O Caminho da Tentação, de Andre de Toth
The Big Steal (1949) - O Cais da Maldição, de Donald Siegel

- segue -



Escrito por Carlos Reichenbach às 14h27
[]


 
   SUPORTE 02

FILMOGRAFIA ESSENCIAL DO FILME NOIR AMERICANO
(conforme os preceitos do gênero - por ano de produção)

- continuação -

Deadly Is the Female - aka Gun Crazy (1949) - Mortalmente Perigosa, de Joseph H. Lewis
Criss Cross (1949) - Baixeza, de Robert Siodmak
The Window (1949) - Ninguém Crê em Mim, de Ted Tetzlaff
Dark City (1950) - Cidade Negra, de William Dieterle
D.O.A. (1950) - Com as Horas Contadas, de Rudolph Mate
The Asphalt Jungle (1950) - Segrêdo das Jóias, de John Huston
In a Lonely Place (1950) - No Silêncio da Noite, de Nicholas Ray
Sunset Boulevard (1950) - Crepúsculo dos Deuses, de Billy Wilder
No Man of Her Own (1950) - Casei-me com um Morto, de Mitchell Leisen
Where the Sidewalk Ends (1950) - Passos da Noite, de Otto Preminger
Clash By Night (1952) - Só a Mulher Peca, de Fritz Lang
The Hitch-Hiker (1953) - O Mundo Odeia-me, de Ida Lupino
Pickup On South Street (1953) - Anjo do Mal, de Samuel Fuller
The Night of the Hunter (1955) - O Mensageiro do Diabo, de Charles Laughton
Touch of Evil (1958) - A Marca da Maldade, de Orson Welles



Escrito por Carlos Reichenbach às 14h16
[]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO
 03/08/2008 a 09/08/2008
 27/07/2008 a 02/08/2008
 13/07/2008 a 19/07/2008
 06/07/2008 a 12/07/2008
 22/06/2008 a 28/06/2008
 15/06/2008 a 21/06/2008
 08/06/2008 a 14/06/2008
 25/05/2008 a 31/05/2008
 11/05/2008 a 17/05/2008
 04/05/2008 a 10/05/2008
 27/04/2008 a 03/05/2008
 20/04/2008 a 26/04/2008
 13/04/2008 a 19/04/2008
 06/04/2008 a 12/04/2008
 30/03/2008 a 05/04/2008
 23/03/2008 a 29/03/2008
 16/03/2008 a 22/03/2008
 09/03/2008 a 15/03/2008
 02/03/2008 a 08/03/2008
 24/02/2008 a 01/03/2008
 17/02/2008 a 23/02/2008
 10/02/2008 a 16/02/2008
 03/02/2008 a 09/02/2008
 27/01/2008 a 02/02/2008
 20/01/2008 a 26/01/2008
 13/01/2008 a 19/01/2008
 06/01/2008 a 12/01/2008
 30/12/2007 a 05/01/2008
 23/12/2007 a 29/12/2007
 16/12/2007 a 22/12/2007
 09/12/2007 a 15/12/2007
 02/12/2007 a 08/12/2007
 25/11/2007 a 01/12/2007
 18/11/2007 a 24/11/2007
 11/11/2007 a 17/11/2007
 04/11/2007 a 10/11/2007
 21/10/2007 a 27/10/2007
 14/10/2007 a 20/10/2007
 07/10/2007 a 13/10/2007
 30/09/2007 a 06/10/2007
 23/09/2007 a 29/09/2007
 02/09/2007 a 08/09/2007
 26/08/2007 a 01/09/2007
 19/08/2007 a 25/08/2007
 12/08/2007 a 18/08/2007
 05/08/2007 a 11/08/2007
 29/07/2007 a 04/08/2007
 22/07/2007 a 28/07/2007
 15/07/2007 a 21/07/2007
 08/07/2007 a 14/07/2007
 01/07/2007 a 07/07/2007
 24/06/2007 a 30/06/2007
 17/06/2007 a 23/06/2007
 10/06/2007 a 16/06/2007
 03/06/2007 a 09/06/2007
 27/05/2007 a 02/06/2007
 20/05/2007 a 26/05/2007
 13/05/2007 a 19/05/2007
 22/04/2007 a 28/04/2007
 15/04/2007 a 21/04/2007
 08/04/2007 a 14/04/2007
 01/04/2007 a 07/04/2007
 25/03/2007 a 31/03/2007
 18/03/2007 a 24/03/2007
 11/03/2007 a 17/03/2007
 04/03/2007 a 10/03/2007
 25/02/2007 a 03/03/2007
 18/02/2007 a 24/02/2007
 11/02/2007 a 17/02/2007
 04/02/2007 a 10/02/2007
 28/01/2007 a 03/02/2007
 21/01/2007 a 27/01/2007
 14/01/2007 a 20/01/2007
 07/01/2007 a 13/01/2007
 31/12/2006 a 06/01/2007
 24/12/2006 a 30/12/2006
 17/12/2006 a 23/12/2006
 10/12/2006 a 16/12/2006
 03/12/2006 a 09/12/2006
 26/11/2006 a 02/12/2006
 19/11/2006 a 25/11/2006
 12/11/2006 a 18/11/2006
 05/11/2006 a 11/11/2006
 29/10/2006 a 04/11/2006
 22/10/2006 a 28/10/2006
 15/10/2006 a 21/10/2006
 08/10/2006 a 14/10/2006
 01/10/2006 a 07/10/2006
 24/09/2006 a 30/09/2006
 17/09/2006 a 23/09/2006
 10/09/2006 a 16/09/2006
 03/09/2006 a 09/09/2006
 27/08/2006 a 02/09/2006
 20/08/2006 a 26/08/2006
 30/07/2006 a 05/08/2006
 09/07/2006 a 15/07/2006
 02/07/2006 a 08/07/2006
 25/06/2006 a 01/07/2006
 18/06/2006 a 24/06/2006
 11/06/2006 a 17/06/2006
 04/06/2006 a 10/06/2006
 28/05/2006 a 03/06/2006
 21/05/2006 a 27/05/2006
 14/05/2006 a 20/05/2006
 07/05/2006 a 13/05/2006
 30/04/2006 a 06/05/2006
 23/04/2006 a 29/04/2006
 16/04/2006 a 22/04/2006
 09/04/2006 a 15/04/2006
 02/04/2006 a 08/04/2006
 19/03/2006 a 25/03/2006
 12/03/2006 a 18/03/2006
 05/03/2006 a 11/03/2006
 19/02/2006 a 25/02/2006
 12/02/2006 a 18/02/2006
 05/02/2006 a 11/02/2006
 29/01/2006 a 04/02/2006
 22/01/2006 a 28/01/2006
 15/01/2006 a 21/01/2006
 08/01/2006 a 14/01/2006
 01/01/2006 a 07/01/2006
 25/12/2005 a 31/12/2005
 18/12/2005 a 24/12/2005
 11/12/2005 a 17/12/2005
 04/12/2005 a 10/12/2005
 27/11/2005 a 03/12/2005
 20/11/2005 a 26/11/2005
 13/11/2005 a 19/11/2005
 06/11/2005 a 12/11/2005
 30/10/2005 a 05/11/2005
 23/10/2005 a 29/10/2005
 16/10/2005 a 22/10/2005
 02/10/2005 a 08/10/2005
 25/09/2005 a 01/10/2005
 18/09/2005 a 24/09/2005
 11/09/2005 a 17/09/2005
 04/09/2005 a 10/09/2005
 28/08/2005 a 03/09/2005
 21/08/2005 a 27/08/2005
 14/08/2005 a 20/08/2005
 07/08/2005 a 13/08/2005
 31/07/2005 a 06/08/2005
 24/07/2005 a 30/07/2005
 17/07/2005 a 23/07/2005
 10/07/2005 a 16/07/2005
 26/06/2005 a 02/07/2005
 19/06/2005 a 25/06/2005
 12/06/2005 a 18/06/2005
 05/06/2005 a 11/06/2005
 29/05/2005 a 04/06/2005
 22/05/2005 a 28/05/2005
 15/05/2005 a 21/05/2005
 08/05/2005 a 14/05/2005
 01/05/2005 a 07/05/2005
 24/04/2005 a 30/04/2005
 17/04/2005 a 23/04/2005
 10/04/2005 a 16/04/2005
 03/04/2005 a 09/04/2005
 27/03/2005 a 02/04/2005
 20/03/2005 a 26/03/2005
 13/03/2005 a 19/03/2005
 06/03/2005 a 12/03/2005
 20/02/2005 a 26/02/2005
 13/02/2005 a 19/02/2005
 06/02/2005 a 12/02/2005



OUTROS SITES
 TODOS OS LINKS CONSULTADOS E VISITADOS PELO REDUTO DO COMODORO
 LINKS RÁPIDOS [DE PESQUISA]
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 REDUTO DO COMORO - Ampliado no site OLHOS LIVRES
 REDUTO DO COMODORO 2004
 O ESSENCIAL DO FILME NOIR
 O ESSENCIAL DO FAROESTE AMERICANO
 O ESSENCIAL DO FILME DE GANGSTER
 O ESSENCIAL DO FAROESTE SPAGUETTI
 O ESSENCIAL DO FILME MUSICAL AMERICANO
 O ESSENCIAL DO CINEMA EXTREMO
 O ESSENCIAL DO FILME FANTÁSTICO E DE HORROR PARTE 1
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 60
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 70
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 80
 PERFORMANCES ANTOLÓGICAS DO CINEMA BRASILEIRO


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!