Petit-pois

Sessão Tortura

O PORCO ANDALUZ E O MELHOR PRESUNTO DO MUNDO

 Hoje resolvi usar o espaço para mudar de assunto, consultar o Google e o AltavIsta e tirar uma velha dúvida que vinha sendo o centro das minhas últimas conversas enólogas-gastronômicas com o amigo, crítico e cineasta Bruno de André. Afinal, qual é o melhor presunto do mundo?
 André, que já foi crítico de bares e restaurantes da Vejinha (além de cinema, é claro), afirmava categoricamente que nada se compara ao Jamon Jabugo, da Espanha, já que os suínos da região são criados desde a infância alimentados com castanhas.
 Pela Web as opiniões flutuam ao sabor das preferências pessoais.

Jamon Jabugo

 Resultados da pesquisa.
a)
 Os três mais famosos presuntos do mundo são: os italianos San Daniele e Parma; e o espanhol Jamón Ibérico de Bellota, o único com nome e sobrenome.
 São três produtos notáveis e assim como os grandes vinhos, cada um traduz a mais pura expressão de sua região. O San Daniele é delicadíssimo. O Parma, ligeiramente mais salgado; o Jamón Ibérico de Bellota, com a gordura marmorizada na carne, prima pelo sabor. É impossível - e certamente inútil - decidir qual o melhor entre os três. Mas o fato é que o espanhol tem antiga tradição. O Jamón Ibérico de Bellota deve ser consumido em temperatura de 23 a 25 graus e cortado em fatias finíssimas, quase transparentes (veja quadro). Para acompanhar, apenas pão e um bom vinho. Tem sido assim há séculos.
Fonte:
ttp://www2.uol.com.br/gula/roteiro_gast...

Jamon San Daniele

c)
OS MELHORES PRESUNTOS DO MUNDO
    * Jambon d'Ardennes - O mais conhecido da Bélgica, é defumado e de cor marrom-escura, muito saboroso.
    * Jambon de Bayonne - Produzido no sudoeste da França, provém de porcos alimentados basicamente de cereais. É friccionado com sal misturado a salitre, açúcar e pimenta. Repousa por cinco a seis meses em secadoras ventiladas. Tem sabor adocicado.
    * Jamón Ibérico - Feito de um porco nativo do sul e oeste da Espanha, conhecido como pata-negra, em função das unhas escuras. Artesanal, é salgado, seco e envelhecido em condições naturais. Fino produto, tem a carne marmorizada de gordura.
    * Jamón Serrano - O termo é usado para todos os presuntos espanhóis produzidos nas regiões montanhosas do sul e do oeste do país, mas apenas de porcos brancos. São envelhecidos por um ano ou mais. O jamón de jabugo é um dos melhores.
    * Westfälische Schinken - Notável presunto alemão, primeiro salgado e seco e depois esfregado com água para reduzir o sal. É delicadamente defumado com madeira de junípero (zimbro), planta usada para aromatizar bebidas.
    * Prosciutto de Parma Italiano - Feito na região de mesmo nome, é o presunto cru mais consumido no mundo. Salgado com sal marinho por mais de um mês, depois é seco por períodos que variam de oito meses a dois anos.
     * Prosciutto di San Daniele - Ótimo presunto do tipo Parma feito na região italiana do Friuli.
    * Jambon Persillé - Não é um presunto, mas uma espécie de terrine gelatinosa de presunto cru. Original da Bourgogne, essa preparação é feita a partir do cozimento do presunto com vinho, pés de porco e muita salsa (persil).

Cozidos
    * Jambon de Paris - Também chamado glacé ou blanc, levemente salgado e apresentado em várias formas, embora a oficialmente aprovada seja a de paralelepípedo. Tem sabor extremamente suave.
    * Jambon de Vendée - Feito com sal marinho, aromatizado com eau de vie (de pêra ou ameixa) e com ervas. É vendido cru e pronto para ser cozido.
    * Yunnan - O melhor de todos os presuntos chineses, feito por um método supostamente secreto, mas que resulta similar ao presunto da Virgínia.
    * Pragerschinken - O nome quer dizer presunto de Praga, mas é feito também em outros lugares, além da República Tcheca. Defumado, costuma ser servido quente.
    * Virgínia ham - Fino presunto dos Estados Unidos, cuja principal característica é a carne magra. O mais famoso é o Smithfield. Leva pimenta, além de sal, e é defumado em madeira de macieira e nogueira. Envelhece por pelo menos um ano.
    * York ham - Trata-se de um método de curar a carne, praticado em outros países, além da Inglaterra, embora o original seja especial. Delicioso para ser saboreado frio ou em preparações culinárias. A defumação pode ser leve ou mais forte. É maturado por muitos meses com o osso.

Fonte:
http://www.colibri.com.br/inside2/default.asp?catg=14&model=2&edicao=11&view=1

c)
 A alimentação do animal influi no produto final - um exemplo clássico é o famoso presunto de Parma italiano que é feito com a carne do porco que é alimentado somente de castanhas e soro de leite (usado para fazer o queijo Parmeggiano) resultando em um sabor único.
 Em Portugal, os porcos da raça Bísara, originários do tronco Céltico, também são alimentados à base de castanha.
 "Como forma de conservar alimentos ao longo do ano, nasceu a partir do porco Bísaro o variado e rico “fumeiro” em que reinam os salpicões, chouriças de carne, butelos, alheiras, chouriço de pão, chouriças doces e presunto. Existem inúmeros pratos tradicionais, de entre os quais se salientam os rojões (feitos com carne da barriga), a feijoada transmontana (orelha, focinho, chispe, chouriço de carne, salpicão), o písperneo cozido (parte da perna compreendida entre o pé e a parte superior do joelho) e o butelo acompanhado com cascas cozidas (vagens de feijão seco)."
-
http://spg.sapo.pt/XdP/550249.html

d)
 Já, segundo Peter Kaminsky (autor do livro "Pig Perfect") o presunto Ibérico é o melhor do mundo por ser envelhecido por dois anos, com os porcos criados soltos, se alimentando de bolotas de carvalho, conhecido na Espanha como Jamón Ibérico puro de Bellota.

Epílogo
 Agora, só de sacanagem, imagine-se toda esta prospecção, ao vivo e tendo à frente os pratos das ilustrações, acompanhada de um autêntico parmesão Grana Padano e uma ou duas garrafas do autêntico Clos Mogador (um dos melhores vinhos espanhóis a preço "acessível").
 Não tem filme no mundo que supere esta experiência nirvânica! Bom apetite!



Escrito por Carlos Reichenbach às 22h01
[]


 
   Prospecção BIS

MAIS UMA AJUDA DOS FIÉIS: QUE FILME É ESSE?


"Carlos, em meados da década de 70, passava na TV um desenho animado muito estranho. Após cometer um assassinato, a consciência culpada do homem obriga-o a viver num pesadelo alucinatório, repleto de pavor e paranóia com a possibilidade de sua eminente captura. O desenho é inteiramente narrado em off pelo próprio protagonista. Em determinado momento, seu estado de agonia é tanto, o batimento cardíaco se acelera, parece que o coração vai explodir. O desenho tem um clima noir soturno, uma tensão exasperada, diferente de toda programação infantil da época. Alguém teria idéia do título desta gema e o nome de seu realizador ?
As informações são um tanto vagas, imagens fugazes de uma memória longínqua pois desde os anos 80 essa obra desapareceu da programação, talvez por obra de algum pedagogo bobalhão que o considerou inadequado às platéias mirins. Agradeço de antemão a quem puder ajudar."
Marcelo

RESPOSTAS
Leandro Caraça
http://buchinsky.zip.net/
 O desenho é "The Tell Tale Heart", de 1954, uma adaptação do conto de Edgar Allan Poe, feita pelos gênios revolucionários dos estúdios U.P.A. (os mesmos que criaram o Mr. Magoo) e traz as vozes de James Mason e Stanley Baker.
Link:
http://www.youtube.com/watch?v=AJb150JRqpQ

Renato Doho
http://rsdoho.blogspot.com/
 "Eu lembro de ter visto na década de 80 um desenho bem parecido, fui conferir pra ver se era o mesmo, mas acho que não pois acho que era todo em visão subjetiva e ele caia da sacada ao final (mas também era em narração off), era excelente e passava junto com Pica Pau e coisas assim (acho que vi no SBT ou a antiga TVS), tem algum outro desenho parecido da época?"


EM QUE TORRENT DA VIDA É POSSÍVEL ACHAR OS PERDIDOS?

 Não é a primeira vez que me perguntam se existe cópia em vídeo ou DVD do filme PERDIDOS NO KALAHARI, em algum lugar do mundo. Há dois anos venho buscando o mesmo filme e não encontro nada pela Web ou nas viagens que fiz para fora do país. Por conta desta dificuldade em localizar certos filmes é que interrompi temporariamente a escritura do livro SESSENTA FILMES NOTÁVEIS. Para concluí-lo eu preciso rever várias obras citadas. Na época todos os filmes relacionados me impressionaram muito: será que envelheceram; será que não foi apenas uma impressão equivocada; será que ficaram melhores com o tempo???
 Alguém saberia me informar se através destes endereços onde é possível "baixar" filmes, é possível encontrar "Sands of the Kalahari"?

 "PERDIDOS NO KALAHARI" (1965), de Cy Endfield; diretor notável, que foi também mágico e inventor (inventou o "microwriter", uma máquina de escrever que podia ser operada com um única mão) e que foi perseguido pelo McCartismo por assumir publicamente sua simpatia pelo comunismo.

 Leandro Caraça informa também que "baixou" PERDIDOS NO KALAHARI através do site Karagarga:
http://karagarga.net/



Escrito por Carlos Reichenbach às 01h35
[]


 
   Atualidades Atlântida

MISS NEVADA ABALA A MORAL DA AMÉRICA
- especial para Heráclito Maia e Marcelo Lyra (que tanto ama as notícias absurdas) -

 Por conta de fotos tiradas, aos 17 anos, durante uma "balada" animada com amigas íntimas, em Tampa (Flórida), e distribuidas pela internet, Katie Rees (atualmente com 22 anos) acaba de perder o titulo de Miss Nevada e não vai mais poder concorrer ao Miss Unverso 2007.
 "Estas imagens foram um incidente isolado na minha adolescência, muito antes de eu imaginar um dia competir no concurso de Miss Estados Unidos", afirmou a bela Katie. "Assumo a responsabilidade pelas fotografias, só quero que todos americanos separem a verdade: isso não representa o que eu sou hoje", concluiu.
 O advogado da ex-miss, Mario Torre, com sede em Tampa, pediu ao proprietário da Organização Miss Universo, Donald Trump, que dê a Katie Rees a mesma oportunidade que ele deu a atual Miss Estados Unidos Tara Conner, a quem permitiu conservar seu diadema de ouro após ela ter admitido, entre lágrimas (claro), haver ingerido álcool em casas noturnas de Nova Iorque, quando ainda não possuia a idade requerida para isso.
 Neste ritmo, em alguns anos, o sr. Trump vai ter de caçar suas futuras misses em conventos e rigorosos educandários calvinistas.

 Katie Rees (à esquerda) e Tara Conner. Pela foto, essa atual Miss Estados Unidos (à direita), além do silicone explícito, está mais para vestal "hard" do blog do Heráclito Maia do que rainha máxima da plástica (e inocência) ianque.

Link para as tais fotos:
http://splashnewsonline.blogspot.com/2003/12/photos-that-stripped-ms-nevada-of-her.html

ou neste:

http://www.theradreport.com/2006/12/21/update-miss-nevada-katie-rees-dethrowned-for-nude-shots/

 Quer saber, por essas e outras é que fiquei interessado na tal herdeira das redes hotel Hilton, a sapeca loirinha Paris. Ela sapateia, mostra a calcinha, faz tricô e crochet com os namorados, deita e rola, e ainda fatura em cima do que é espalhado pela Web e o que dizem dela. Paris Hilton pode ser entojada, estúpida e chatinha, mas é subversiva. Subversiva porque através de sua galinhagem assumida é a metáfora perfeita do que a América possui de mais arrogante, moralista, descartável e ignorante.

 Paris Hilton, a metáfora ambulante da América do Norte, tal como foi retratada pelo site GALLERY OF THE ABSURD.


 Como diria o expert Heráclito Maia, no quisito sexo, viva a vestal pornô ítalo-húngara Simona Valli, que fez do orgasmo e da fornicação pública uma obra de arte e uma celebração à vida!

ÚLTIMO MINUTO

 Caramba, há uma hora atrás disponibilizei o link com as imagens da ex-Miss Nevada sassaricando em Tampa e já tiraram as fotos do ar! Para não frustrar os fiéis segue o link, do mesmo endereço disponibilizado, com fotos mais "família" da mocinha (que é linda, por sinal). Esta semana, Katie Rees foi convidada a pousar nua para a Playboy; afinal, tudo na América vira show-business (leia-se $$$).

http://splashnewsonline.blogspot.com/2003/12/more-katie-rees-pics.html

PS - Retirei propositalmente comentários paralelos no post a respeito da senhora Xuxa Meneguel porque o assunto, além de virar meu estômago e suscitar polêmicas desnecessárias, está longe de ser pertinente a este espaço.



Escrito por Carlos Reichenbach às 11h51
[]


 
   Divagações 03

CONSIDERAÇÕES RÁPIDAS SOBRE CINEASTAS QUE FILMAM ESQUISITO

Atom Egoyan

 Jairo Ferreira costumava, em seus textos sobre cinema, usar definições autorais inspiradas em Ezra Pound e seu essencial "O ABC da Literatura": inventores, mestres, artesãos, diluidores e, a mais torpe das classificações criativas, "os fazedores de moda". Assim, na categoria máxima de "inventores" ele destacaria Orson Welles, Jean-Luc Godard, Serguei Eisenstein, D. H. Griffith e alguns poucos outros "gênios da raça". Hitchcock, Hawks, Ford, Uchida e Mizoguchi, por exemplo, estariam entre os "mestres". Em alguns casos excepcionais "inventor" e "mestre" se confundem; Fritz Lang é o exemplo mais luminar.
 Havia uma classificação "poundiana" difícil de aplicar nesta metodologia, a dos "bons escritores sem qualidade saliente", e que não poderia jamais ser confundida com os artesãos, já que estes possuem qualidades evidentes. Na qualificação de grandes artesãos do cinema poderíamos apontar Raoul Walsh, Donald Siegel, Jacques Tourneur, Delmer Daves, Richard Fleisher, Roy Rowland e tantos outros cineastas que conheciam (conhecem) plenamente seu ofício e cujas personalidades impregnam a obra. Seria preciso inventar uma sub-categoria, a dos "artesãos em assinatura"; numa comparação metafórica bem rasteira, estes sãos os "pistoleiros de aluguel" que sabem atirar muito bem, mas parecem se preocupar obsessivamente em não deixar vestígios que o incriminem. Um exemplo retirado do bolso do colete: Arthur Hiller.
 O cinema contemporâneo parece ter inventado uma nova sub-categoria que pode ser aplicada em qualquer um das categorias "ferreira-poundianas"; a dos "cineastas que filmam esquisito". Ou seja, para "alem do bem e do mal", são estes criadores fílmicos os que mais tem proliferado pelos festivais afora. Eles impressionam num primeiro momento, mas qualquer cinéfilo desconfiado aguarda o terceiro filme do cidadão para apontá-lo como relevante. Curiosamente, alguns destes "autores pontuais" conseguem continuar enganando os especialistas com seu vasto arsenal de perfumaria e fetiches pessoais. Há um cineasta oriental entre "fazedores de moda" que se encaixaria perfeitamente na sub-categoria dos "que filmam esquisito", que não ouso citar o nome por medo de ser trucidado em praça pública. Nestes tempos onde o assunto "moda" ocupa grande parte do jornalismo cultural, é comum confundir estilo com "griffe". Ora, esses cultores do artifício jamais poderão chegar ao patamar de mestres ou inventores, já que nunca passarão de artesãos do mock-up.
 Estas considerações foram feitas por causa de dois filmes que assisti em DVD neste final de semana: "Verdade Nua" (Where the Truth Lies) e "Lady Vingança" (Chinjeolhan Geumjassi). Atom Egoyan e Chan-wook Park são exemplos evidentes de autores "que filmam esquisito", mas que estão muito próximos a ser enxergados como mestres. À Chan-wook Park pode-se questionar porque a cada filme ele parece insisitir em engrossar mais o caldo, e intrincar cada vez mais a narrativa que, na essência, sempre é muito simples. "Lady Vingança" tinha tudo para ser o mais belo exemplar da impactante "trilogia da vingança", mas não é. Uma vez comentamos longamente com Jairo Ferreira, a respeito de um grande cineasta independente brasileiro, dos perigos que cercam o endeusamento imediato e irresponsável de um autor ainda "em processo".  Críticos que se outorgam o direito de se considerarem "personal trainers" de futuros mestres e inventores estão na categoria mais baixa inventada por Pound para esta raça, a "dos que buscam detratar o autor e não a obra". Acho que essa "cobrança de bossa" deva ter influenciado Chan-wook Park e alguns outros cineastas coreanos, a princípio interessantíssimos.

 Com Egoyan ocorreu exatamente o inverso; quanto mais amadurecia seu estranho estilo de filmar, mais desinteressante se tornava para os "personal trainers" de plantão. Ora, qualquer semi-analfabeto em gramática cinematográfica é capaz de perceber qualidades raras em filmes recentes como "Felicia's Journey" (1999) e "Ararat"  (2002).

Kristin Adams e Alison Lohman, em "Verdade Nua"

 "Verdade Nua" é um belíssimo e enigmatico filme que, na certa, não vai agradar feministas sinceras nem homossexuais assumidos e inteligentes; as razões eu não vou explicar aqui para não estragar o prazer e a curiosidade de quem ainda não viu o filme. Quem gostou de "The Adjuster" (1991) e "Exótica" (1994) não vai se decepcionar. Egoyan está filmando com mais elegância e extraindo o melhor de seus atores. Kevin Bacon e Colin Firth (excepcionais) interpretam uma dupla de comediantes de grande sucesso, que se separam no dia em uma jovem aparece morta no banheiro do quarto de hotel que ambos ocupavam. Anos depois, uma jornalista (Alison Lohman) resolve investigar a fundo o envolvimento dos dois no acidente. Em comparação com "Ararat" (que abordava o genocídio armênio) a pertinência do tema de "Verdade Nua" parece diminuta, mas não é. Egoyan me pareceu preocupado em mergulhar sem falsos pudores nos mistérios e nos meandros espiralares que cercam as grandes amizades. A solução do enigma pode ser frustrante para alguns, mas não será para outros. Ao confrontar visões díspares sobre os limiares do amor ágape, Egoyan esbarra na questão do tabú; e tabú, meus amigos, é a seara mais movediça do ser humano.
 "Verdade Nua", de Atom Egoyan, entra já na minha lista de melhores filmes lançados comercialmente em 2006.


Dicas Urgentes

BAIXEM RÁPIDO, ALTES QUE ACABE

ALFRED HITCHCOCK presents...Signatures in Suspense
Link para download:
http://rapidshare.com/files/2372549/Alfred_Hitchcock_Presents_Signatures_in_Suspense.rar.html

VAMPIRE CIRCUS - THE ESSENTIAL VAMPIRE THEME COLLECTION
1. THE RETURN OF DRACULA (1958) (02:07)Gerald Fried - "Overture"
2. VAMPIRE CIRCUS (1971) (09:13)David Whitaker - "Prologue"
3. FRIGHT NIGHT (1985) (03:53)Brad Fiedel - "Come To Me"
4. TRANSYLVANIA TWIST (1991) (07:23)Chuck Cirino - suite
5. VAMP (1986) (02:56)Jonathan Elias - "The Vampire Coven's Prayer"
6. CHILDREN OF THE NIGHT (1992) (03:36)Daniel Licht - "The Blood Sucker's Ball"
7. THIRST (1979) (04:47)Brian May - "Vampire Ceremony and Initiation Ritual"
8. TRANSYLVANIA 6-5000 (1985) (07:37)Lee Holdridge - suite
9. FOREVER KNIGHT (1992) (01:28)Fred Mollin - main title/theme
10. TO DIE FOR (1989) (09:30)Cliff Eidelman - suite
11. SON OF DARKNESS: TO DIE FOR II (1991) (03:17)Mark McKenzie - "Finale"
12. THE HUNGER (1983) (03:46)Leo Delibes - "Seduction"
13. DRACULA (1973) (11:29)Bob Cobert - suite
14. SUNDOWN: THE VAMPIRE IN RETREAT (1989) (05:43)Richard Stone - "Redemption of the Damned - Finale"
Link para download:
http://www.filesend.net/download.php?f=b6f5c601e96a43d3539e9d388b497118



Escrito por Carlos Reichenbach às 17h59
[]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO
 03/08/2008 a 09/08/2008
 27/07/2008 a 02/08/2008
 13/07/2008 a 19/07/2008
 06/07/2008 a 12/07/2008
 22/06/2008 a 28/06/2008
 15/06/2008 a 21/06/2008
 08/06/2008 a 14/06/2008
 25/05/2008 a 31/05/2008
 11/05/2008 a 17/05/2008
 04/05/2008 a 10/05/2008
 27/04/2008 a 03/05/2008
 20/04/2008 a 26/04/2008
 13/04/2008 a 19/04/2008
 06/04/2008 a 12/04/2008
 30/03/2008 a 05/04/2008
 23/03/2008 a 29/03/2008
 16/03/2008 a 22/03/2008
 09/03/2008 a 15/03/2008
 02/03/2008 a 08/03/2008
 24/02/2008 a 01/03/2008
 17/02/2008 a 23/02/2008
 10/02/2008 a 16/02/2008
 03/02/2008 a 09/02/2008
 27/01/2008 a 02/02/2008
 20/01/2008 a 26/01/2008
 13/01/2008 a 19/01/2008
 06/01/2008 a 12/01/2008
 30/12/2007 a 05/01/2008
 23/12/2007 a 29/12/2007
 16/12/2007 a 22/12/2007
 09/12/2007 a 15/12/2007
 02/12/2007 a 08/12/2007
 25/11/2007 a 01/12/2007
 18/11/2007 a 24/11/2007
 11/11/2007 a 17/11/2007
 04/11/2007 a 10/11/2007
 21/10/2007 a 27/10/2007
 14/10/2007 a 20/10/2007
 07/10/2007 a 13/10/2007
 30/09/2007 a 06/10/2007
 23/09/2007 a 29/09/2007
 02/09/2007 a 08/09/2007
 26/08/2007 a 01/09/2007
 19/08/2007 a 25/08/2007
 12/08/2007 a 18/08/2007
 05/08/2007 a 11/08/2007
 29/07/2007 a 04/08/2007
 22/07/2007 a 28/07/2007
 15/07/2007 a 21/07/2007
 08/07/2007 a 14/07/2007
 01/07/2007 a 07/07/2007
 24/06/2007 a 30/06/2007
 17/06/2007 a 23/06/2007
 10/06/2007 a 16/06/2007
 03/06/2007 a 09/06/2007
 27/05/2007 a 02/06/2007
 20/05/2007 a 26/05/2007
 13/05/2007 a 19/05/2007
 22/04/2007 a 28/04/2007
 15/04/2007 a 21/04/2007
 08/04/2007 a 14/04/2007
 01/04/2007 a 07/04/2007
 25/03/2007 a 31/03/2007
 18/03/2007 a 24/03/2007
 11/03/2007 a 17/03/2007
 04/03/2007 a 10/03/2007
 25/02/2007 a 03/03/2007
 18/02/2007 a 24/02/2007
 11/02/2007 a 17/02/2007
 04/02/2007 a 10/02/2007
 28/01/2007 a 03/02/2007
 21/01/2007 a 27/01/2007
 14/01/2007 a 20/01/2007
 07/01/2007 a 13/01/2007
 31/12/2006 a 06/01/2007
 24/12/2006 a 30/12/2006
 17/12/2006 a 23/12/2006
 10/12/2006 a 16/12/2006
 03/12/2006 a 09/12/2006
 26/11/2006 a 02/12/2006
 19/11/2006 a 25/11/2006
 12/11/2006 a 18/11/2006
 05/11/2006 a 11/11/2006
 29/10/2006 a 04/11/2006
 22/10/2006 a 28/10/2006
 15/10/2006 a 21/10/2006
 08/10/2006 a 14/10/2006
 01/10/2006 a 07/10/2006
 24/09/2006 a 30/09/2006
 17/09/2006 a 23/09/2006
 10/09/2006 a 16/09/2006
 03/09/2006 a 09/09/2006
 27/08/2006 a 02/09/2006
 20/08/2006 a 26/08/2006
 30/07/2006 a 05/08/2006
 09/07/2006 a 15/07/2006
 02/07/2006 a 08/07/2006
 25/06/2006 a 01/07/2006
 18/06/2006 a 24/06/2006
 11/06/2006 a 17/06/2006
 04/06/2006 a 10/06/2006
 28/05/2006 a 03/06/2006
 21/05/2006 a 27/05/2006
 14/05/2006 a 20/05/2006
 07/05/2006 a 13/05/2006
 30/04/2006 a 06/05/2006
 23/04/2006 a 29/04/2006
 16/04/2006 a 22/04/2006
 09/04/2006 a 15/04/2006
 02/04/2006 a 08/04/2006
 19/03/2006 a 25/03/2006
 12/03/2006 a 18/03/2006
 05/03/2006 a 11/03/2006
 19/02/2006 a 25/02/2006
 12/02/2006 a 18/02/2006
 05/02/2006 a 11/02/2006
 29/01/2006 a 04/02/2006
 22/01/2006 a 28/01/2006
 15/01/2006 a 21/01/2006
 08/01/2006 a 14/01/2006
 01/01/2006 a 07/01/2006
 25/12/2005 a 31/12/2005
 18/12/2005 a 24/12/2005
 11/12/2005 a 17/12/2005
 04/12/2005 a 10/12/2005
 27/11/2005 a 03/12/2005
 20/11/2005 a 26/11/2005
 13/11/2005 a 19/11/2005
 06/11/2005 a 12/11/2005
 30/10/2005 a 05/11/2005
 23/10/2005 a 29/10/2005
 16/10/2005 a 22/10/2005
 02/10/2005 a 08/10/2005
 25/09/2005 a 01/10/2005
 18/09/2005 a 24/09/2005
 11/09/2005 a 17/09/2005
 04/09/2005 a 10/09/2005
 28/08/2005 a 03/09/2005
 21/08/2005 a 27/08/2005
 14/08/2005 a 20/08/2005
 07/08/2005 a 13/08/2005
 31/07/2005 a 06/08/2005
 24/07/2005 a 30/07/2005
 17/07/2005 a 23/07/2005
 10/07/2005 a 16/07/2005
 26/06/2005 a 02/07/2005
 19/06/2005 a 25/06/2005
 12/06/2005 a 18/06/2005
 05/06/2005 a 11/06/2005
 29/05/2005 a 04/06/2005
 22/05/2005 a 28/05/2005
 15/05/2005 a 21/05/2005
 08/05/2005 a 14/05/2005
 01/05/2005 a 07/05/2005
 24/04/2005 a 30/04/2005
 17/04/2005 a 23/04/2005
 10/04/2005 a 16/04/2005
 03/04/2005 a 09/04/2005
 27/03/2005 a 02/04/2005
 20/03/2005 a 26/03/2005
 13/03/2005 a 19/03/2005
 06/03/2005 a 12/03/2005
 20/02/2005 a 26/02/2005
 13/02/2005 a 19/02/2005
 06/02/2005 a 12/02/2005



OUTROS SITES
 TODOS OS LINKS CONSULTADOS E VISITADOS PELO REDUTO DO COMODORO
 LINKS RÁPIDOS [DE PESQUISA]
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 REDUTO DO COMORO - Ampliado no site OLHOS LIVRES
 REDUTO DO COMODORO 2004
 O ESSENCIAL DO FILME NOIR
 O ESSENCIAL DO FAROESTE AMERICANO
 O ESSENCIAL DO FILME DE GANGSTER
 O ESSENCIAL DO FAROESTE SPAGUETTI
 O ESSENCIAL DO FILME MUSICAL AMERICANO
 O ESSENCIAL DO CINEMA EXTREMO
 O ESSENCIAL DO FILME FANTÁSTICO E DE HORROR PARTE 1
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 60
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 70
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 80
 PERFORMANCES ANTOLÓGICAS DO CINEMA BRASILEIRO


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!