Última Hora

FALECEU JOHN  FLYNN
UM DOS GRANDES DO "CINEMA DO CORPO"

 Incrível! Tinha acabado de escrever uma resposta para o comentário da última postagem, citando John Flynn como um dos cineastas americanos vivos que mais me interessavam, quando recebo a notícia de sua morte recente, através do amigo Carlos Thomaz Albornoz.
 O IMDB confirma que Flynn faleceu no dia 04 de abril, de causas naturais. Flynn, que havia servido na guarda-costeira americana, formou-se em jornalismo pela UCLA, antes de ingressar no cinema e se tornar assistente de Robert Wise.
 Seu primeiro longa metragem como diretor (Na Solidão do Desejo) é um excelente e austero drama sobre homessexualismo no exército, com Rod Steiger e John Phillip Law.


 "Rod Steiger stars as Master Sergeant Albert Callan, a hero of WWII who is stationed at a U.S. Army base in France in 1952. A gruff, tough taskmaster, Callan turns the base from a shambles run by the alcoholic Captain Loring (Frank Latimore) into a model of efficiency and discipline -- though the lazy troops resent Callan for his efforts. Callan's been hiding his attraction to men for some time, and his eye is turned toward his attractive clerk, PFC Tom Swanson (John Phillip Law). Callan jealously refuses to grant Swanson permission to visit his French girlfriend (Ludmila Mikael) -- and even orders the younger man to stop seeing her. At first, Swanson interprets Callan's odd behavior as loneliness and forgives it, but after Callan kisses him, Swanson understands that his superior's attentions are sexual. Rebuffed, Callan tortures Swanson with unfair punishments and criticisms, earning his subordinate's animus." - HARD TO FIND FILMS
 Rolling Thunder - A Outra Face da Violência (1977), The Outfit - A Quadrilha (1973) e Best Seller - A Marca da Corrupção (1987) são as suas obras-primas do cinema de ação.
 "Rolling Thunder" é um dos filmes fetiches de Quentin Tarantino e Lock Up - Condenação Brutal (1989) é apontado, por vários críticos, como o melhor filme da carreira de Sylvester Stallone.
 De certa maneira, Flynn pode ser enxergado como o discípulo mais fiel do "cinema físico" de Donald Siegel.
 Seu último filme, Protection - Testemunha Mortal (2001), rodado no Canadá, com Stephen Baldwin e Peter Gallagher, pode ser encontrado em DVD, na DVD World:
http://dvdworld.com.br/dvdworld.hts?+BRLK005+acha

FILMOGRAFIA COMO DIRETOR
Protection - Testemunha Mortal (2001)
Absence of the Good - O Sentido do Medo (1999) (produzido para TV e em DVD, no Brasil)
Brainscan (1994)
Scam (1993) (TV)
Nails (1992) (TV)
Out for Justice (1991)
Lock Up - Condenação Brutal (1989)
Best Seller - A Marca da Corrupção (1987)
Touched (1983)
Marilyn: The Untold Story (1980) (TV)
Defiance (1980)
Rolling Thunder - A Outra Face da Violência (1977)
The Outfit - A Quadrilha (1973)
The Jerusalem File - O Arquivo Secreto (1972) aka Jerusalem, Jerusalem
The Sergeant - Na Solidão do Desejo (1968)



Escrito por Carlos Reichenbach às 18h09
[]


 
   Toques

DIONÍSIO, LUCIANA BRITES & PEDRO SÉRGIO NA RUA AUGUSTA


CINECLUBE EQUIPE
 O Cineclube Equipe do Instituto Equipe Cultura e Cidadania  convida a todos para sua próxima sessão,  Cinema Revolucionário Soviético, no sábado dia 14 de abril de 2007, no auditório do Colégio Equipe. Será exibido o filme Um Homem com Uma Câmera, de Dziga Vertov, seguido de debate com a participação dos críticos Cléber Eduardo e Sérgio Alpendre e sorteio de livro.

 Cléber Eduardo é editor da revista eletrônica Cinética (http://revistacinetica.com.br), curador da Mostra de Cinema de Tiradentes e colaborador da Bravo!, entre outros.
 Sérgio Alpendre é editor da Revista Paisà (http://www.revistapaisa.com.br/index.htm).

PROGRAMA
15h30 - Venda de bottoms, exposição de murais informativos sobre o tema da sessão, livros a disposição para leitura e bombonière, ao som da banda Candongas Não Fazem Festa, no hall de entrada;
16h - Exibição de Um Homem com Uma Câmera, de Dziga Vertov
17h30 - Intervalo;
17h40 - Debate com Cléber Eduardo e Sérgio Alpendre , seguido de sorteio de livro. 
O valor do ingresso é de R$4,00.
                                   
 Mais cedo, no mesmo dia, às 11h, o Cineclubinho Equipe exibirá Castelo Rá Tim Bum: O Filme (1999) de Cao Hamburger, seguido de oficina de malabares e sorteio de livro. (Ingresso: R$2,00)

 Para mais informações, visite o site: http://www.cineclubeequipe.blogger.com.br


JIDDU PINHEIRO INFORMA

 "Eu e meus irmãos, que são cinco, temos um centro cultural em São Paulo que fica em Pinheiros. Chama-se Barco Virgilio. É um lugar que tem uma galeria de arte, uma sala de teatro, livraria. Temos vários projetos de audiovisual, teatro, artes plásticas, música, literatura e filosofia, alem de cursos em todas essas áreas
 Nós temos um site, provisório, que tem toda essa programação.
www.barcovirgilio.com.br
 O espaço tem uma filosofia que abarcar projetos artísticos e culturais sejam eles quais forem de uma forma não convencional e promover agitação cultural mesmo.


PROJETO "RAROS" VOLTA
À SALA P. F. GASTAL COM NOVIDADES

 Às vésperas de completar seu quarto ano no ar (o projeto teve início em 4 de maio de 2003) e se preparando para comemorar a sua sessão de número 100, o projeto "Raros" da Sala P. F. Gastal foi criado com o objetivo de dar acesso ao público a produções nunca estreadas nos cinemas brasileiros, clássicos do cinema mudo, produções B e filmes bizarros em geral. Cada filme é exibido apenas uma vez, geralmente em DVD, nas noites de sexta-feira, num clima "midnight movie", e as sessões são comentadas. O slogan criado para o projeto é a sua melhor definição: "Filmes que você sempre quis ver ou nem sabia que existiam". A iniciativa conquistou a adesão imediata do público (o filme Freaks, de Tod rowning, colocou 140 espectadores na sala, que tem 118 lugares) e acabou ganhando destaque nacional, inspirando outros projetos similares, como as "Sessões do Comodoro", organizadas pelo cineasta Carlos Reichenbach no Cinesesc de São Paulo, recebendo inclusive o apoio de distribuidoras independentes, que passaram a usar as sessões do "Raros" como plataforma de divulgação para o lançamento de seus filmes em DVD.
 Depois de um período de recesso, o projeto volta a acontecer a partir da próxima sexta-feira com várias novidades. A partir de agora, as sessões passam a ter entrada franca, os filmes escolhidos estarão integrados a outras programações desenvolvidas pela Sala P. F. Gastal e a qualidade da projeção será aperfeiçoada, com a instalação de um novo equipamento que assegura maior capacidade de resolução.

 No melhor espírito sexta-feira 13, o filme escolhido para a volta do "Raros" nesta sexta-feira, às 21 horas, é a produção inglesa A Noiva do Demônio (The Devil Rides Out), de Terence Fisher, com Christopher Lee no elenco. Último filme clássico da famosa série de horror da produtora Hammer, A Noiva do Demônio tem roteiro do escritor Richard Matheson e traz aquela que é tida como a melhor atuação do ator Christopher Lee na década de 60. Lee interpreta um nobre que tem sua sobrinha ameaçada por uma seita demoníaca.
 A Noiva do Demônio será exibido em uma cópia em DVD, com legendas em espanhol e comentários do jornalista Thomaz Albornoz.
 A Noiva do Demônio - Inglaterra, 1968. Direção de Terence Fisher. Com Christopher Lee, Nike Arrighi e Charles Gray. Colorido. Duração: 96 minutos.


BIBLIOTECA PREFEITO PRESTES MAIA
Avenida João Dias, 822 - Santo Amaro - Tel:. 5687-0513

 "Dia 14 de abril é comemorado o "Dia da Tomada de Montese", quando a Força Expedicionária Brasileira (FEB), em 1945 na Itália, lançou grande ofensiva nos campos de batalha com o objetivo de destruir a chamada "Linha Gengis Khan”, que os alemães haviam instalado nos Apeninos, com o fim de impedir o acesso das tropas aliadas ao Vale do Pó. A FEB destacou-se, de modo especial, na grande vitória de Montese, seguida dois dias depois pela tomada de Tols e Vergato pelas divisões norte-americanas. Ficava, desta forma, definitivamente aberta a entrada ao Vale do Pó, a cujas margens chegaram na noite de 22 de abril.
 Para comemorar a data, a Biblioteca Prefeito Prestes Maia programou 2 grandes filmes de guerra."

Dia 14/04 - 13:30 Hs
A Balada do Soldado (Ballada o soldate, URSS, 1959)
Direção: Grigori Tchukhrai
Roteiro: Valentin Ejov
Elenco: Vladimir Ivashov, Zhanna Prokhorenko
Duração: 92 min, Preto e Branco, Legendado, Censura livre

Dia 28/04 - 13:30 Hs
Amargo triunfo (Bitter victory), EUA/FRA, 1957
Direção: Nicholas Ray
Roteiro: Paul Galico baseado no romance de René Hardy
Elenco: Richard Burton, Curd Jurgens, Ruth Roman
Duração: 82 min, Preto e branco, Dublado, Censura livre


TARANTINO & RODRIGUEZ
GRINDHOUSE VEM AÍ



Escrito por Carlos Reichenbach às 06h24
[]


 
   Novas Impressões

REVENDO "A RAINHA DO FLIPER"

 No final de semana pude rever, depois de mais de vinte e cinco anos, o filme AS SAFADAS, no Canal Brasil. Como bem explicou o Inácio Araújo em seu blog - http://cantodoinacio.blogspot.com/ -  "... uma produção ínfima de A.P. Galante, que, durante um tempo de inflação desbragada, soltou três equipes a filmar ao mesmo tempo: prazo de seis dias e cinco rolos de filme cada; ao fim de um mês tinha o filme pronto".
 Confesso que - com relação ao meu episódio - eu não tinha uma boa lembrança desta experiência, e foi com certa surpresa que me descobri encantado com o que vi na tela da tv. Encantado, sobretudo, por descobrir a quantidade de referências pessoais da minha adolescência que aparecem no episódio. Isso, muito tempo antes do expediente fazer parte integrante de filmes com FILME DEMÊNCIA, ANJOS DO ARRABALDE, ALMA CORSÁRIA e DOIS CÓRREGOS.
 Me surpreendeu rever a Zilda Mayo naquele desfile escalafobético de roupas esquisitas, que foram escolhidas "à dedo", por mim e pelo Hideo Nakayama, assistente de direção, em seu guarda-roupa pessoal. Se não estou enganado, essas roupas a Zilda havia herdado da época em que era assistente de palco do Silvio Santos. O nome da protagonista, Reginéia, eu fui buscar numa amiga de meu primo Ronaldo, que ele insistia - quando tínhamos ambos 18 anos - em transformar em minha namorada. As locações em Santana, Tucuruvi e Tremembé também fazem parte da minha infância e adolescência, quando eu saia do Jabaquara, de bicicleta, para passar o fim de semana na casa de meu amigo Percival Gomes de Oliveira, que morava em um dos prédios dos funcionários públicos, contruídos pelo Jânio Quadros, em Palmas do Tremembé. Assim como a Reginéia do filme, eu também frequentei os bailinhos do CMTC Clube, do cine Valparaíso e da Vila Mazzei. Conheci e flertei com algumas Reginéias do pedaço e por isso reconheci imediatamente a gênese do personagem. Conheci também, na mesma época, o bancário Tenório, o despachante Giba (cláro que com outros nomes) e, sobretudo, o personagem mais apaixonante do episódio, a amiga de Reginéia.
 Esses personagens à deriva da deriva são sempre fascinantes. Há em Rosinha (o nome não mencionado da personagem) muito do poeta tísico (Bertrand Duarte) de ALMA CORSÁRIO, da professora Rosa (Clarisse Abujamra) de ANJOS DE ARRABALDE, da Tereza (Ingra Liberato) de DOIS CÓRREGOS e da Penha (Márcia de Oliveira) de BENS CONFISCADOS.
 Me surpreendeu agradavelmente a interpretação minimalista da atriz Jonia Freund e o olhar perplexo da pesonagem ao ser rejeitada pelo bancário deprê.
 Outra grata surpresa foi redescobrir algumas referências diretas a Person, especialmente na sequência em que Reginéia e Tezinho caminham pela Praça da República - num plano seqüência onde operei a câmera em uma cadeira de rodas - que conclui com um beijo dos personagens, à frente das obras do Metro na entrada do colégio Caetano de Campos.
 Uma seqüência que me incomodava muito na memória era a cena de amor do bancário com Reginéia, onde eu leio - em voz off - "O Marinheiro", de Fernando Pessoa. Vinte e cinco anos depois, me descubro comovido com este instante. Enxerguei, neste fragmento, um rascunho de meus futuros curtas metragens OLHAR E SENSAÇÃO e EQUILÍBRIO E GRAÇA.
 Outra coisa que não me saia da cabeça era a forma reprimida de filmar a nudez da protagonista, que tinha acabado de fazer uma operação no seios. Como fotógrafo de filmes alheios meu maior desafio (e tortura, diga-se de passagem) era esconder com a iluminação e o enquadramento as cicatrizes recentes de algumas atrizes. Em RAINHA DO FLIPER o número de refletores era escasso e alguns movimentos de câmera eram feitos comigo e a câmera apoiados em um tapete, que era puxado pelo eletricista e o maquinista. Com material logístico quase nulo, sobrou o expediente de esconder os cortes na base do seio, com a cabeça do ator ou a mão da atriz. O engraçado é que, revendo o filme, o que sobra é a impressão de uma certa timidez da personagem.
 Finalmente, permaneceu a frustração de não ter tido condições financeiras - nem tempo hábil - de efetuar um fade-out no plano final do episódio, quando Reginéia desiste de restituir o passado e volta para os braços de seu rufião, ao som da harpa paraguaia de Luis Burdon. O corte brusco para o início do belíssimo episódio de Inácio Araújo (que me ajudou a escrever os diálogos de A RAINHA DO FLIPER) é um autêntico "soco no estômago".
 Tem filmes que fiz, especialmente no início, que eu gostaria de mandar incinerar os negativos; A RAINHA DO FLIPER, na certa, não é um deles.



Escrito por Carlos Reichenbach às 12h49
[]


 
   Vestais Bis

MUSAS DO REDUTO

NATALIA VERBEKE

 Atriz argentina, que passou a infância e adolescência na Espanha, e que marcou presença em EL HIJO DE LA NOVIA e NADIE CONOCE A NADIE.



Escrito por Carlos Reichenbach às 22h42
[]


 
   Feedback

OS HITS DO REDUTO

 Surpreendente! Estas foram, até agora, as músicas mais "baixadas" pelos leitores do REDUTO DO COMODORO e pelos colegas das comunidades de música no Orkut, disponiblizadas neste endereço:

RINALDO CALHEIROS - JAMAIS TE ESQUECEREI [77]
http://www.4shared.com/file/10768738/ea18a268/Rinaldo_Calheiros_-_Jamais_te_Esquecerei.html
 Foram mais de 75 pessoas que baixaram a singela música do maestro Rago, na voz de Calheiros, que o médium Arigó afirmava categoricamente curar doenças psico-somáticas, depressões e até "baixa-estima".

JORGE BEN - BAR BACARÁ [68]
http://www.4shared.com/file/10768486/ec12e8fd/Jorge_Ben_-_Bar_Bacar.html
 Um convite-compacto, com canção inédita, gravado em homenagem aos primeiros cem mil discos vendidos do jovem cantor de Niterói, Jorge Ben.

CELIA CRUZ E TITO PUENTE - LACHO [46]
http://www.4shared.com/file/11267936/a9e72834/Celia_Cruz_e_orquestra_de_Tito_Puente_-_Lacho.html
 Uma bela e tradicional canção de ninar cubana gravada por Célia Cruz e a orquestra Tinto Puente.

RINGLING BROTHERS AND BARNUM AND BAILEY´S BAND - ENTRY OF THE GLADIATORS [32]
Ringling Brothers and Barnum and Bailey's Band - Entry of the Gladiators - 1930
http://www.4shared.com/file/11682280/bc5ab76e/Ringling_Brothers_and_Barnum_and_Baileys_Band_-_Entry_of_the_Gladiators_-_1930.html
 O maior clássico de todos os circos do mundo, executado pela banda exclusiva do Ringling Brothers e Barnum and Bailey; os mesmos empresários circenses que prestaram apoio técnico e logístico ao filme O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA, do nababo Cecil B. de Mille.

MAURICY MOURA - VOU BRIGAR COM ELA [30]
http://www.4shared.com/file/10768603/57254214/Mauricy_Moura_-_Vou_Brigar_Com_Ela.html
 Um clássico absoluto do gaúcho Lupcínio Rodrigues, na voz de seu amigo e cantor preferido, Mauricy Moura [que cheguei a convidar a participar de LILIAN M., ELATÓRIO CONFIDENCIAL].

GUILHERME VAZ & ROB MAZUREK - VESTIGES [20]
http://www.4shared.com/file/13484911/e9f63cae/Guilherme_Vaz_-_Vestiges_1.html
 Uma autêntica e auspiciosa surpresa. Mais de vinte leitores buscaram conhecer o radical e sofisticado trabalho de Guilherme Vaz.

LES BAXTER - MEDITERRANEAN [20]
http://www.4shared.com/file/10703104/944fb393/Les_Baxter_-_Mediterranean.html
 Linda composição de Baxter para uma seqüência específica do filme "Master of the World" (Robur, o Conquistador do Mundo - 1961), de William Witney, com Vincent Price e Charles Bronson.


Making-of

 Supla, Vanessa Prieto e Milhem Cortaz, com o diretor Vébis Junior, num intervalo das filmagens do curta metragem NAS DUAS ALMAS.



Escrito por Carlos Reichenbach às 17h21
[]


 
   Ouvidos Livres

O SOM DOS PIONEIROS - WHITE NOISE
- especial para Wilson Sukorski e Ruggero Ruschioni -

 Primeiro "grupo" musical a fundir o pop com a música eletrônica, antes do advento do Moog. O White Noise fazia música em sintetizadores valvulados, tapes editados [à Schaeffer], vozes e timbres gravados em estúdio, inspirando-se diretamente em Edgard Varèse, George Antheil e na música concreta de Pierre Schaeffer.
 Na verdade, WHITE NOISE é uma pessoa só: David Vorhaus, filho do grande diretor Bernard Vorhaus ("O Místico"), cineasta banido pela lista negra de Joseph McCarthy, que foi obrigado a se exilar na Inglaterra. Foi lá que David se graduou em engenharia eletrônica, enquanto estudava música clássica e contrabaixo. Fascinado pela idéia de combinar seus estudos de música com o conhecimento científico em eletrônica, Vorhaus se uniu a dois integrantes do UNIT DELPA PLUS (Brian Hodgson e Delie Derbyshire) para realizarem em conjunto pesquisas na engatinhante música eletrônica para a rádio BBC. O primeiro album do WHITE NOISE nasceu das experimentações de Vorhaus e seus amigos. O LP acabou se tornando uma "pérola" apreciada por muitos, mas dificílima de ser encontrada nas lojas, graças ao sumiço de Vourhaus, que - de certa maneira - tinha vergonha deste LP. Ele só voltaria a gravar outro disco em 1975, já na época em que seu experimentalismo não causava tanto espanto e admiração.
 AN ELECTRIC STORM virou uma raridade que chegou alcançar o dígitos de 5 zeros de dólar entre os colecionadores.

WHITE NOISE
Dois Lps
White Noise  1975
An Electric Storm  1969

Album: An Electric Storm
Faixas
Love Without Sound
My Game of Loving
Here Come the Fleas
Firebird
Your Hidden Dreams
Visitations
An Electric Storm in Hell

AMOSTRAGEM
2 Faixas
1. Here Come the Fleas
2. Visitations

 As informações que seguem foram extraídas do endereço:
http://www.geocities.com/CapitolHill/Lobby/2554/whitenoise.html

Production co-ordinator --David Vorhaus
Electronic sound realisation -- Delia Derbyshire, Brian Hodgson
Percussion -- Paul Lytton
Vocals -- John Whitman, Annie Bird, Val Shaw
Special Stereo Effects devised by David Vorhaus BSC.DIP.Elec
Sound base transfer co-ordinator: Trevor Wyatt

Here Come the Fleas 2:31
http://www.4shared.com/file/13719088/37d7ccce/White_Noise_-_Here_Come_the_Fleas.html
(McDonald/Vorhaus)
 An obvious single choice, though never a single. Kenny Everett used the first percussive break, after verse one, as a jingle on his radio programme. Briean Hodgson plays the Carribean gentleman asking for the music to be turned down as he can't hear his own steel band. Very Island Records. Co-Written with John Renn-Mc-Donald.

Visitations 11:45
http://www.4shared.com/file/13720103/53b6c023/White_Noise_-_Visitations.html
(McDonald/Vorhaus)
 Light out, headphones on -- a trip on a motorcycle to see a girlfriend ends in a fatal accident. In true 'Truly Madly Deeply' fashion he visits his beau but only for 'such a hopeless moment'. This took 3 months to recoed, was co-writtem by John Renn-McDonald and became idolised as the heaviest trip on the album. A triumph of sound and splicing tape.



Escrito por Carlos Reichenbach às 13h26
[]


 
   Vestais - O Retorno

A VOLTA DAS MUSAS DO REDUTO

KARINA JELINEK, "LA BOLUDA"

 Já estavam cobrando do editor o retorno das vestais prometidas no cabeçalho do blog.
 A descoberta se deve aos links do blog do Vébis Junior http://fotogramaexperimental.zip.net/, que "pinçou" um site argentino devotado as suas conterrâneas mais interessantes http://www.notiblog.com/.
 Foi lá que detectamos as imagens deflagradoras de Karina Jelinek, uma possível e futura integrante da seleção feminina de futebol da Argentina. Desse jeito vai ser difícil não torcer por algum gol à favor.
 A revelação mais surpreendente do site é que a beldade fez uma plástica [antes destas fotos, diga-se de passagem!] para diminuir os seios e poder correr melhor no gramado!!!



Escrito por Carlos Reichenbach às 01h46
[]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO
 03/08/2008 a 09/08/2008
 27/07/2008 a 02/08/2008
 13/07/2008 a 19/07/2008
 06/07/2008 a 12/07/2008
 22/06/2008 a 28/06/2008
 15/06/2008 a 21/06/2008
 08/06/2008 a 14/06/2008
 25/05/2008 a 31/05/2008
 11/05/2008 a 17/05/2008
 04/05/2008 a 10/05/2008
 27/04/2008 a 03/05/2008
 20/04/2008 a 26/04/2008
 13/04/2008 a 19/04/2008
 06/04/2008 a 12/04/2008
 30/03/2008 a 05/04/2008
 23/03/2008 a 29/03/2008
 16/03/2008 a 22/03/2008
 09/03/2008 a 15/03/2008
 02/03/2008 a 08/03/2008
 24/02/2008 a 01/03/2008
 17/02/2008 a 23/02/2008
 10/02/2008 a 16/02/2008
 03/02/2008 a 09/02/2008
 27/01/2008 a 02/02/2008
 20/01/2008 a 26/01/2008
 13/01/2008 a 19/01/2008
 06/01/2008 a 12/01/2008
 30/12/2007 a 05/01/2008
 23/12/2007 a 29/12/2007
 16/12/2007 a 22/12/2007
 09/12/2007 a 15/12/2007
 02/12/2007 a 08/12/2007
 25/11/2007 a 01/12/2007
 18/11/2007 a 24/11/2007
 11/11/2007 a 17/11/2007
 04/11/2007 a 10/11/2007
 21/10/2007 a 27/10/2007
 14/10/2007 a 20/10/2007
 07/10/2007 a 13/10/2007
 30/09/2007 a 06/10/2007
 23/09/2007 a 29/09/2007
 02/09/2007 a 08/09/2007
 26/08/2007 a 01/09/2007
 19/08/2007 a 25/08/2007
 12/08/2007 a 18/08/2007
 05/08/2007 a 11/08/2007
 29/07/2007 a 04/08/2007
 22/07/2007 a 28/07/2007
 15/07/2007 a 21/07/2007
 08/07/2007 a 14/07/2007
 01/07/2007 a 07/07/2007
 24/06/2007 a 30/06/2007
 17/06/2007 a 23/06/2007
 10/06/2007 a 16/06/2007
 03/06/2007 a 09/06/2007
 27/05/2007 a 02/06/2007
 20/05/2007 a 26/05/2007
 13/05/2007 a 19/05/2007
 22/04/2007 a 28/04/2007
 15/04/2007 a 21/04/2007
 08/04/2007 a 14/04/2007
 01/04/2007 a 07/04/2007
 25/03/2007 a 31/03/2007
 18/03/2007 a 24/03/2007
 11/03/2007 a 17/03/2007
 04/03/2007 a 10/03/2007
 25/02/2007 a 03/03/2007
 18/02/2007 a 24/02/2007
 11/02/2007 a 17/02/2007
 04/02/2007 a 10/02/2007
 28/01/2007 a 03/02/2007
 21/01/2007 a 27/01/2007
 14/01/2007 a 20/01/2007
 07/01/2007 a 13/01/2007
 31/12/2006 a 06/01/2007
 24/12/2006 a 30/12/2006
 17/12/2006 a 23/12/2006
 10/12/2006 a 16/12/2006
 03/12/2006 a 09/12/2006
 26/11/2006 a 02/12/2006
 19/11/2006 a 25/11/2006
 12/11/2006 a 18/11/2006
 05/11/2006 a 11/11/2006
 29/10/2006 a 04/11/2006
 22/10/2006 a 28/10/2006
 15/10/2006 a 21/10/2006
 08/10/2006 a 14/10/2006
 01/10/2006 a 07/10/2006
 24/09/2006 a 30/09/2006
 17/09/2006 a 23/09/2006
 10/09/2006 a 16/09/2006
 03/09/2006 a 09/09/2006
 27/08/2006 a 02/09/2006
 20/08/2006 a 26/08/2006
 30/07/2006 a 05/08/2006
 09/07/2006 a 15/07/2006
 02/07/2006 a 08/07/2006
 25/06/2006 a 01/07/2006
 18/06/2006 a 24/06/2006
 11/06/2006 a 17/06/2006
 04/06/2006 a 10/06/2006
 28/05/2006 a 03/06/2006
 21/05/2006 a 27/05/2006
 14/05/2006 a 20/05/2006
 07/05/2006 a 13/05/2006
 30/04/2006 a 06/05/2006
 23/04/2006 a 29/04/2006
 16/04/2006 a 22/04/2006
 09/04/2006 a 15/04/2006
 02/04/2006 a 08/04/2006
 19/03/2006 a 25/03/2006
 12/03/2006 a 18/03/2006
 05/03/2006 a 11/03/2006
 19/02/2006 a 25/02/2006
 12/02/2006 a 18/02/2006
 05/02/2006 a 11/02/2006
 29/01/2006 a 04/02/2006
 22/01/2006 a 28/01/2006
 15/01/2006 a 21/01/2006
 08/01/2006 a 14/01/2006
 01/01/2006 a 07/01/2006
 25/12/2005 a 31/12/2005
 18/12/2005 a 24/12/2005
 11/12/2005 a 17/12/2005
 04/12/2005 a 10/12/2005
 27/11/2005 a 03/12/2005
 20/11/2005 a 26/11/2005
 13/11/2005 a 19/11/2005
 06/11/2005 a 12/11/2005
 30/10/2005 a 05/11/2005
 23/10/2005 a 29/10/2005
 16/10/2005 a 22/10/2005
 02/10/2005 a 08/10/2005
 25/09/2005 a 01/10/2005
 18/09/2005 a 24/09/2005
 11/09/2005 a 17/09/2005
 04/09/2005 a 10/09/2005
 28/08/2005 a 03/09/2005
 21/08/2005 a 27/08/2005
 14/08/2005 a 20/08/2005
 07/08/2005 a 13/08/2005
 31/07/2005 a 06/08/2005
 24/07/2005 a 30/07/2005
 17/07/2005 a 23/07/2005
 10/07/2005 a 16/07/2005
 26/06/2005 a 02/07/2005
 19/06/2005 a 25/06/2005
 12/06/2005 a 18/06/2005
 05/06/2005 a 11/06/2005
 29/05/2005 a 04/06/2005
 22/05/2005 a 28/05/2005
 15/05/2005 a 21/05/2005
 08/05/2005 a 14/05/2005
 01/05/2005 a 07/05/2005
 24/04/2005 a 30/04/2005
 17/04/2005 a 23/04/2005
 10/04/2005 a 16/04/2005
 03/04/2005 a 09/04/2005
 27/03/2005 a 02/04/2005
 20/03/2005 a 26/03/2005
 13/03/2005 a 19/03/2005
 06/03/2005 a 12/03/2005
 20/02/2005 a 26/02/2005
 13/02/2005 a 19/02/2005
 06/02/2005 a 12/02/2005



OUTROS SITES
 TODOS OS LINKS CONSULTADOS E VISITADOS PELO REDUTO DO COMODORO
 LINKS RÁPIDOS [DE PESQUISA]
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 REDUTO DO COMORO - Ampliado no site OLHOS LIVRES
 REDUTO DO COMODORO 2004
 O ESSENCIAL DO FILME NOIR
 O ESSENCIAL DO FAROESTE AMERICANO
 O ESSENCIAL DO FILME DE GANGSTER
 O ESSENCIAL DO FAROESTE SPAGUETTI
 O ESSENCIAL DO FILME MUSICAL AMERICANO
 O ESSENCIAL DO CINEMA EXTREMO
 O ESSENCIAL DO FILME FANTÁSTICO E DE HORROR PARTE 1
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 60
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 70
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 80
 PERFORMANCES ANTOLÓGICAS DO CINEMA BRASILEIRO


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!