ACERVO AVI

A CINEMATECA MENSAL DO COMODORO

 Dio, como fui estúpido em demorar tanto para aprender a reformatar meu HD. Passei dois anos defendendo a usura e o desconhecimento dos distribuidores nativos de DVD. Lembro ter corrido para comprar a versão local de VERDADES E MENTIRAS, de Welles, e de ter tido um ataque de nervos diante da versão espúria comercializada, que mais parecia telecinada de uma cópia em Super-8. Falavam tanto da má qualidade da compressão AVI, e eu acreditei... Qualquer cópia de filme - decentemente convertido para AVI - com mais de 680 megas, fica tão boa quanto as melhores e antigas cópias em VHS. 
 Santa Web dos "sem-filme". Graças ao AVI, em um mês e meio engordei substancialmente o meu acervo com obras que tentei assistir durante anos e outras que esperei inutilmente, durante décadas, rever.
 Agora sou um fã incondicional do DreaMule, meu provedor incansável de obras-primas. Mas, atenção amicci: a aventura do compartilhamento pode trazer alguns "cavalos-de-tróia" indesejáveis. Esperei duas semanas para conseguir baixar "Silentium", de Wolfgang Murnberger (2004 - prêmio de melhor filme no Festival do Cinema Policial de Cognac 2006), "Caótica Ana", a mais recente ousadia de Julio Medem, e o premiado filme italiano de mistério "La Razza del Lago", de Andrea Molaioli (2007), e o que apareceram foram três filmes vagabundos de sexo explícito (com títulos estapafúrdios). Repeti a prospecção de "Caótica Ana" e "La Ragazza del Lago" quatro ou cinco vezes e, curiosamente, surgiam outros filmes pornográficos ainda mais "ardidos".
 Existem títulos que são exclusividade de um único colecionador e isso obriga o aventureiro a entrar num fila de espera de mais de 600 fanáticos. É o que está acontecendo agora comigo: estou há mais de três semanas no aguardo dos segmentos finais de "Curuçu, o Terror do Amazonas", de Curt Siodmak. A árdua espera dos fragmentos de títulos raríssimos é, no entanto, o caldo da cereja, o cerne do prazer prospectivo.
 Resumo da ópera: a cinefilia exercida virtualmente me fez lembrar das longas jornadas que fiz - quando adolescente - com amigos como Jairo Ferreira, por bairros longínquos, à procura de filmes obscuros e maravilhosos. Com o fim dos cinemas de rua e de bairro, o custo aviltante do ingresso e a usura de títulos relevantes, a opção democrática do compartilhamento é a única sáida digna dos amantes fiéis do bom cinema. Tenho dito!

ACERVO (AVI) DO MÊS

Human Trafficking - Christian Duguay
Hitler: The Rise of Evil - Christian Duguay
Inland Empire - David Lynch
La femme publique - Zulawaski
DUST DEVIL - Richard Stanley
Il Giorno Della Civetta - Damiano Damiani
Fotografando Patrizia (1985) - Salvatore Samperi
La ragazza di bube (1963) - Luigi Comencini
L´Isola di Arturo - Damiano Damiani
Casa Privata Per Le SS (Bruno Mattei, 1977)
L'iniziazione - Serena Grandi, Claudine Auger, Marina Vlady
A Double Tour - Claude Chrabrol
A Doppia Faccia (R Freda 1969)
LA BIMBA DI SATANA (SATAN'S BABY DOLL) - Mario Bianchi
L'istruttoria è Chiusa, Dimentichi...- Damiano Damiani - 1971.avi
Revolver - Sergio Sollima
THE PROSTITUTION RACKET A.k.a. Storie di vita e malavita (1975) - Carlo Lizzani
Impressionen unter Wasser - aka Underwater Impressions - Leni Riefenstahl
Szamanka (1996) aka Chamanka - Andrzej Zulawski
Silip (2007) - Joel Lamangan
Verboten! - Samuel Fuller
Confessions of an Opium Eater - Albert Zugsmith
Große Ekstase des Bildschnitzers Steiner, Die (1974) - aka The Great Ecstasy of Woodcarver Steiner - Werner Herzog
200 MOTELS - Tony Palmer, Charles Swenson & Frank Zappa
La bonne - (Florence Guerin) - Salvatore Samperi
Don't Deliver Us From Evil aka Mais ne nous délivrez pas du mal -  Joel Seria - "DVD OF THE MONTH" Fangoria // "A forgotten classic" Fortean Times
Laura esta Sola - Conrad Son
Girolimoni, il Monstro di Roma - Damiano Damiani
La Tete contre les Murs - Georges Franju
Assassini dei Giorni di Festa - Damiano Damiano
Great American Snuff Film - Sean Tretta
Eva - Joseph Losey
Shortbus - John Cameron Mitchell
Une Vraie Jeune Fille - Catherine Breillat
Joe D'Amato Totally Uncut (Roger A. Fratter - 1999)
L´Ultima Donna - Marco Ferreri
Nenè (aka Sweet Adolescents) (Salvatore Samperi - 1977)
Una Amore In Prima Classe - Salvatore Samperi
La Rimpatriata - Damiano Damiani
Voglia di guardare (Joe D´Amato - 1986)
Innocence (Lucile Hadzihalilovic - 2004)
Tony Arzenta (1973) - Duccio Tessari
Love Affair (1967) - Dusan Makavejev
Il Diavolo Nella Carne - Joe D´Amato
La Calda vita (1963) - Florestano Vancini
L'Uomo senza memoria (Puzzle - Video Title) - Duccio Tessari - (1974)
Delizia (Joe D´Amato - 1987)
Lussuria - Joe D´Amato
Liquirizia (Salvatore Samperi - 1979)
La Caja 507 - Enrique Urbizu (Espagne)
Casta e pura (aka Rosa ) (Salvatore Samperi - 1981)
La Biblia Negra, dir. David Pujol
Train spécial pour SS (Allain Payet, 1977)
Il Macellaio - Aurelio Grimaldi
Io Ho Paura - Damiano Damiani
Black Book - Paul Verhoeven
Hyènes (Djibril Diop Mambéty - 1992)
Profumo (aka Bizarre) - (Giuliana Gamba - 1987)
Rossa Venezia - Andreas Bethman
L´Avvertimento (1980) - Damiano Damiani
Top Model (Joe D´Amato - 1988) aka 11 Days 11 Nights Part 2
Secrets of a Chambermaid (Adele Bertei-Cecchi - 1998)
Exponerad (Gustav Wiklund - 1971)
Mes Petites Amoureuses (Jean Eustache - 1974)
Uomo di rispetto (1992) - Damiano Damiani
La Setta - Michele Soavi
Dakota Bound aka White Slave Lovers (Lloyd A. Simandl - 2001)
Grass Labyrinth aka Kusa-meikyu (Shuji Terayama - 1983)
La Ragazza del lago - aula - ripagem errada
L´Educazione Sentimentale di Eugenie (Aurelio Grimaldi - 2005)
Rosa Funzeca - Aurelio Grimaldi
Una Farfalla con le ali insanguinate, aka The Bloodstained Butterfly - Duccio Tessari - 1971)
Daughters of Eve aka Silip (Elwood Perez - 1985/2007)
Constance: Il Diario Segreto (2000)- Knud Vesterskov - filme pornô produzido por Lars VON TRIER
Brodeuses (Éléonore Faucher - 2004) - Premio da Semana da Crítica em Cannes
Butterflies - Joseph W. Sarno
La Sconosciuta (Giuseppe Tornatore - 2006)
IL RITORNO DI CAGLIOSTRO (Daniele Cipri & Franco Maresco - 2003)
Solo Mia (2001) Javier BALAGUER
Le Déclic (Jean-Louis Richard et Steve Barnett - 1985)
Ugly Swans (Konstantin Lopushansky - 2006)
Novo (Jean-Pierre Limosin - 2002)
Une Affaire de Goût (Bernard RAPP - 2000) - Melhor Filme em Cognac 2000
The 3rd voice - Hubert Cornfield - 1960 - VHSrip
Chopper (Andrew Dominik - 2000) com Eric Bana - Melhor Filme em Cognac 2001
Silentium (Wolfgang Murnberger - 2004) - Melhor Filme em Cognac 2006
Juana La Loca - (Vicente Aranda - 2001)
Animal (Roselyne Bosch - 2005)
Il Rossetto (1960) - Damiano Damiani
Gli Occhi Freddi Della Paura (1970) - Enzo G. CASTELLARI
La Morte risale a ieri sera aka I Milanesi Ammazzano Al Sabato (Duccio Tessari - 1970)
Il Demonio - Brunello Rondi
L´Invenzione di Morel (Emidio Greco - 1974)
THE TRUE STORY OF THE NUN OF MONZA [Bruno Mattei - 1980]
LONDON TO BRIGHTON (Paul Andrew Williams - 2006) - Premiadíssimo e controverso filme inglês.
L´Assassino ha riservato nove poltrone (Giuseppe Benatti - 1974)
ARRIVEDERCI AMORE CIAO [Michele Soavi - 2006]
Immoral Women (aka Les Héroïnes du mal - Walerian Borowczyk - 1979)
Strana storia di Olga O., La (Antonio Bonifacio, Serena Grandi - 1995)
Nostra signora dei turchi (Carmelo Bene - 1968)
Fascination (Import SPAGNA) (1979) Jean ROLLIN
Adiós pequeña (Imanol Uribe - 1986)



Escrito por Carlos Reichenbach às 21h22
[]


 
   Exclusivo

IMAGENS EXCLUSIVAS DO 40o. FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO

VESTAIS DESLUMBRANTES INVADEM O FESTIVAL DE BRASÍLIA 2007

Atenção - Este vídeo já está incluido entre os 100 (cem) mais acessados de sua categoria, no YOUTUBE, no mês de dezembro.

RÔ CAETANO AUTOGRAFA LIVRO COMEMORATIVO DOS 40 ANOS DO FESTIVAL DE BRASÍLIA



Escrito por Carlos Reichenbach às 03h57
[]


 
   Causa e efeito. O antídoto.

A ÚLTIMA SESSÃO DE CINEMA

 - em resposta a Nirton Venâncio -
http://www.olharpanoramico.blogspot.com/

 Como bem afirmou a montadora Cristina Amaral, após o impacto da premiação de Brasília 2007, festival de cinema brasileiro que envolve dinheiro na premiação, está virando turfe, com direito a rixas entre pangarés (nas quais eu me incluo) e até a claque contratada e organizada (na qual eu nunca me incluí).
 Cometi a mesma besteira que fiz com GAROTAS DO ABC, e aceitei (convencido por pessoas próximas) entrar na competição de Brasília. Acho que a cuspida que me deram (se não foi coisa pior) foi mais que merecida.
 Tinha evitado o expediente da humilhação consentida com os filmes DOIS CÓRREGOS e BENS CONFISCADOS, que só foram exibidos fora de concurso ou competindo em festivais sem prêmios milionários. Juro que isso só me rendeu alegrias, algumas surpresas (sempre agradáveis) e divertidas jornadas cinéfilas (e etílicas, claro) com amigos antigos e recentes.
 A exibição de FALSA LOURA no Cine Brasília, na noite de sábado, foi - no mínimo - emocionante. Cinco vezes aplaudido em cena aberta, o filme teve uma recepção calorosa após o seu final desconcertante. Nada semelhante à ovação que acolheu o desfecho de ALMA CORSÁRIA, em 1993, mas não vi ninguém sair da sala durante a projeção e nenhum resquício de vaias durante os créditos finais. Tudo ao contrário do que foi publicado no dia seguinte, num jornalzinho que era colocado diariamente sobre as poltronas do cinema.
 Gostar ou não do filme FALSA LOURA é direito de qualquer espectador, mas mentir a respeito da reação da platéia foi exclusividade (aparentemente mal intencionada) do tal jornalzinho. Basta pesquisar o que saiu publicado sobre a sessão de sábado na grande imprensa ou nos sites e blogs que acompanharam o evento. Paranóias a parte, deu para sentir horas depois que a sorte do filme já estava sendo selada graças ao efeito estufa provocado pelo jornaleco.
 Quanto a premiação em si, ainda bem que os prêmios se concentraram na aspiração mais radical, erudita e experimental.
 Já a sumária exclusão da atriz Rosanne Mulholland da lista de contemplados, surpreendeu todo mundo e - a meu ver - se prefigurou num ato quase ofensivo para com a jovem e exuberante atriz.
 Há alguns anos atrás, como jurado do festival de Gramado, após ter tentando inutilmente - junto com outro colega - premiar a atriz Vera Fisher, lembro bem ter ouvido a seguinte sandice: “Ela é bonita demais, não precisa de prêmio!”. Em outra ocasião, alí mesmo em Brasília, outra “pérola” do ressentimento, saída da boca de uma colega da concorrente e direcionada a uma estreante: “Ah, mas ela ainda é muito jovem. Tem uma carreira pela frente. Um prêmio deste porte só vai prejudicá-la!”. Naquela ocasião, perdi a paciência, bati o pé, e não fui voto vencido.
COMPROMISSO
 Sei que a decisão é injusta para com os técnicos e atores que irão trabalhar comigo futuramente, mas eu prometo: de festival brasileiro com prêmios em dinheiro, meu caro Nirton, eu não participo nunca mais!
 EM TEMPO - Gostei demais de CLEÓPATRA, MEU MUNDO EM PERIGO e ANABAZYS.

 ADENDO II - Enquanto o tal jornalzinho escolar e neófito nos era imposto diariamente goela abaixo, as revistas impressas PAISÁ e TEOREMA, e os sites CONTRACAMPO, CINÉTICA e CINEQUANON, tribunas livres, antenadas, contundentes e viscerais do pensamento fílmico brasileiro, não foram convidadas (no primeiro caso) ou credenciados (no caso dos endereços eletrônicos).

 NIRTON VENÂNCIO - "Meu caro Reichenbach, concordo com você sobre os festivais com premiação em dinheiro. Fiquei muito chateado com o que aconteceu com "Falsa loura", não somente pela não premiação da Rosanne, e sim pelo filme todo, que tem qualidades por todos os lados. O tal jornaleco que você menciona cometia sandices diárias, e parece mesmo que só servia pra sentar-se em cima, na poltrona. Quanto ao seu compromisso, entendo seus motivos, e creio que as pessoas que trabalham com você também compreenderão."


O MAIOR AMOR DO MUNDO

foto de Eleonora Reichenbach



Escrito por Carlos Reichenbach às 02h43
[]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO
 03/08/2008 a 09/08/2008
 27/07/2008 a 02/08/2008
 13/07/2008 a 19/07/2008
 06/07/2008 a 12/07/2008
 22/06/2008 a 28/06/2008
 15/06/2008 a 21/06/2008
 08/06/2008 a 14/06/2008
 25/05/2008 a 31/05/2008
 11/05/2008 a 17/05/2008
 04/05/2008 a 10/05/2008
 27/04/2008 a 03/05/2008
 20/04/2008 a 26/04/2008
 13/04/2008 a 19/04/2008
 06/04/2008 a 12/04/2008
 30/03/2008 a 05/04/2008
 23/03/2008 a 29/03/2008
 16/03/2008 a 22/03/2008
 09/03/2008 a 15/03/2008
 02/03/2008 a 08/03/2008
 24/02/2008 a 01/03/2008
 17/02/2008 a 23/02/2008
 10/02/2008 a 16/02/2008
 03/02/2008 a 09/02/2008
 27/01/2008 a 02/02/2008
 20/01/2008 a 26/01/2008
 13/01/2008 a 19/01/2008
 06/01/2008 a 12/01/2008
 30/12/2007 a 05/01/2008
 23/12/2007 a 29/12/2007
 16/12/2007 a 22/12/2007
 09/12/2007 a 15/12/2007
 02/12/2007 a 08/12/2007
 25/11/2007 a 01/12/2007
 18/11/2007 a 24/11/2007
 11/11/2007 a 17/11/2007
 04/11/2007 a 10/11/2007
 21/10/2007 a 27/10/2007
 14/10/2007 a 20/10/2007
 07/10/2007 a 13/10/2007
 30/09/2007 a 06/10/2007
 23/09/2007 a 29/09/2007
 02/09/2007 a 08/09/2007
 26/08/2007 a 01/09/2007
 19/08/2007 a 25/08/2007
 12/08/2007 a 18/08/2007
 05/08/2007 a 11/08/2007
 29/07/2007 a 04/08/2007
 22/07/2007 a 28/07/2007
 15/07/2007 a 21/07/2007
 08/07/2007 a 14/07/2007
 01/07/2007 a 07/07/2007
 24/06/2007 a 30/06/2007
 17/06/2007 a 23/06/2007
 10/06/2007 a 16/06/2007
 03/06/2007 a 09/06/2007
 27/05/2007 a 02/06/2007
 20/05/2007 a 26/05/2007
 13/05/2007 a 19/05/2007
 22/04/2007 a 28/04/2007
 15/04/2007 a 21/04/2007
 08/04/2007 a 14/04/2007
 01/04/2007 a 07/04/2007
 25/03/2007 a 31/03/2007
 18/03/2007 a 24/03/2007
 11/03/2007 a 17/03/2007
 04/03/2007 a 10/03/2007
 25/02/2007 a 03/03/2007
 18/02/2007 a 24/02/2007
 11/02/2007 a 17/02/2007
 04/02/2007 a 10/02/2007
 28/01/2007 a 03/02/2007
 21/01/2007 a 27/01/2007
 14/01/2007 a 20/01/2007
 07/01/2007 a 13/01/2007
 31/12/2006 a 06/01/2007
 24/12/2006 a 30/12/2006
 17/12/2006 a 23/12/2006
 10/12/2006 a 16/12/2006
 03/12/2006 a 09/12/2006
 26/11/2006 a 02/12/2006
 19/11/2006 a 25/11/2006
 12/11/2006 a 18/11/2006
 05/11/2006 a 11/11/2006
 29/10/2006 a 04/11/2006
 22/10/2006 a 28/10/2006
 15/10/2006 a 21/10/2006
 08/10/2006 a 14/10/2006
 01/10/2006 a 07/10/2006
 24/09/2006 a 30/09/2006
 17/09/2006 a 23/09/2006
 10/09/2006 a 16/09/2006
 03/09/2006 a 09/09/2006
 27/08/2006 a 02/09/2006
 20/08/2006 a 26/08/2006
 30/07/2006 a 05/08/2006
 09/07/2006 a 15/07/2006
 02/07/2006 a 08/07/2006
 25/06/2006 a 01/07/2006
 18/06/2006 a 24/06/2006
 11/06/2006 a 17/06/2006
 04/06/2006 a 10/06/2006
 28/05/2006 a 03/06/2006
 21/05/2006 a 27/05/2006
 14/05/2006 a 20/05/2006
 07/05/2006 a 13/05/2006
 30/04/2006 a 06/05/2006
 23/04/2006 a 29/04/2006
 16/04/2006 a 22/04/2006
 09/04/2006 a 15/04/2006
 02/04/2006 a 08/04/2006
 19/03/2006 a 25/03/2006
 12/03/2006 a 18/03/2006
 05/03/2006 a 11/03/2006
 19/02/2006 a 25/02/2006
 12/02/2006 a 18/02/2006
 05/02/2006 a 11/02/2006
 29/01/2006 a 04/02/2006
 22/01/2006 a 28/01/2006
 15/01/2006 a 21/01/2006
 08/01/2006 a 14/01/2006
 01/01/2006 a 07/01/2006
 25/12/2005 a 31/12/2005
 18/12/2005 a 24/12/2005
 11/12/2005 a 17/12/2005
 04/12/2005 a 10/12/2005
 27/11/2005 a 03/12/2005
 20/11/2005 a 26/11/2005
 13/11/2005 a 19/11/2005
 06/11/2005 a 12/11/2005
 30/10/2005 a 05/11/2005
 23/10/2005 a 29/10/2005
 16/10/2005 a 22/10/2005
 02/10/2005 a 08/10/2005
 25/09/2005 a 01/10/2005
 18/09/2005 a 24/09/2005
 11/09/2005 a 17/09/2005
 04/09/2005 a 10/09/2005
 28/08/2005 a 03/09/2005
 21/08/2005 a 27/08/2005
 14/08/2005 a 20/08/2005
 07/08/2005 a 13/08/2005
 31/07/2005 a 06/08/2005
 24/07/2005 a 30/07/2005
 17/07/2005 a 23/07/2005
 10/07/2005 a 16/07/2005
 26/06/2005 a 02/07/2005
 19/06/2005 a 25/06/2005
 12/06/2005 a 18/06/2005
 05/06/2005 a 11/06/2005
 29/05/2005 a 04/06/2005
 22/05/2005 a 28/05/2005
 15/05/2005 a 21/05/2005
 08/05/2005 a 14/05/2005
 01/05/2005 a 07/05/2005
 24/04/2005 a 30/04/2005
 17/04/2005 a 23/04/2005
 10/04/2005 a 16/04/2005
 03/04/2005 a 09/04/2005
 27/03/2005 a 02/04/2005
 20/03/2005 a 26/03/2005
 13/03/2005 a 19/03/2005
 06/03/2005 a 12/03/2005
 20/02/2005 a 26/02/2005
 13/02/2005 a 19/02/2005
 06/02/2005 a 12/02/2005



OUTROS SITES
 TODOS OS LINKS CONSULTADOS E VISITADOS PELO REDUTO DO COMODORO
 LINKS RÁPIDOS [DE PESQUISA]
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 REDUTO DO COMORO - Ampliado no site OLHOS LIVRES
 REDUTO DO COMODORO 2004
 O ESSENCIAL DO FILME NOIR
 O ESSENCIAL DO FAROESTE AMERICANO
 O ESSENCIAL DO FILME DE GANGSTER
 O ESSENCIAL DO FAROESTE SPAGUETTI
 O ESSENCIAL DO FILME MUSICAL AMERICANO
 O ESSENCIAL DO CINEMA EXTREMO
 O ESSENCIAL DO FILME FANTÁSTICO E DE HORROR PARTE 1
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 60
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 70
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 80
 PERFORMANCES ANTOLÓGICAS DO CINEMA BRASILEIRO


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!