Umas

DIVAGAÇÕES RÁPIDAS SUSCITADAS PELA CINEMATECA VIRTUAL

1
 Não fosse o compartilhamento virtual talvez eu jamais tivesse acesso a filmes magníficos sobre os quais eu nunca havia ouvido falar.
 Jamais teria a chance de conhecer realizadores como Emidio Greco, Manuel Martín Cuenca, Gianfranco Cabidu, Andrea Manni, Paolo Sorrentino, Andrea Molaioli, Konstantin Lopushansky ou Enrique Urbizu.
 Não poderia ter redescoberto a obra quase integral de autores fascinantes como Damiano Damiani, Joseph Losey, Salvatore Samperi, Georges Franju, Jean Eustache, Patrice Chereau e outros.

 Uma das virtudes da prospecção virtual é a surpresa. Os policiais urbanos de Duccio Tessari e Umberto Lenzi foram as maiores destas apostas inesperadas. É inacreditável como não se fazem mais filmes tão expontâneos. O mais espantoso nos policais de Tessari, por exemplo, é a ausência absoluta de firula. A câmera está sempre onde precisa estar, os tempos são exatos, sem arestas, e os atores se movimentam sempre com naturalidade (como se não ouvesse câmera por perto).

 Tessari não está interessado em parecer brilhante, mas também não "bate ponto". Faz o filme que quer e com o "pé nas costas" (desculpem, mas não há outra maneira de exemplificar a expontaneadade destes filmes). Tessari não é tão brilhante quando Sergio Sollima (com quem parece se identificar), mas também não fica atrás. Sollima busca sempre lapidar seu estilo (filme a filme); Tessari não.

 De certa maneira Tessari me lembra Howard Hawks, que quando indagado pelos franceses a respeito do tal "estilo e modelo hawksiano", fez muxoxo e deu de ombros. Basta dois ou três planos para sabermos se o filme é de Anthony Mann; os filmes de Hawks são quase irreconhecíveis.

 Inácio Araújo diz, com propriedade, que os filmes de Hawks parecem documentários; a trama, sempre irrisória, existe só para que ele possa filmar uma caçada de rinoceronte ("Hatari"), a construção de uma pirâmide ("Terra de Faraós") ou uma corrida de automóveis (Faixa vermelha 7000).

 Tessari não é nenhum Hakws, mas seu "Tony Arzenta" - por exemplo - é de dar inveja (e raiva) a qualquer pretencioso de plantão.

2
 Nunca tinha ouvido falar de Louis Nero, um cineasta da Península que é chamado (num dos trailers de seus filmes) de "visionário". De seus quatro filmes de longa metragem, lançados comercialmente na Itália, o mais "exótico" parece ser "HANS", inspirado no teatro do absurdo de Adamov e nas teorias freudianas sôbre histeria. O sugestivo trailer de "HANS", pode ser visto no link abaixo (basta clicar em cima das figuras, que a página do site abre e o YOUTUBE aparece):

guarda la scheda su CinemaItaliano.info!
tutte le info su guardala scheda su CinemaItaliano.info! 

 Outra extravagância de Louis Nero é "Pianosequenza", de 2004. Voces já viram este filme. Trata-se de um plano-sequência de 123 minutos; sem montagem, sem interrupção e - depois de "Arca Russa", de Aleksandr Sokurov - sem originalidade. O trailer de "Pianosequenza" é hilário:

guarda la scheda su CinemaItaliano.info!
tutte le info su guarda la scheda su CinemaItaliano.info! 

 Confesso que fiquei tentado a "baixar" um dos filmes de Louis Nero, mas dei preferência a apostar nos D´Amatos menos nobres.

NOTAS MAIS RÁPIDAS

 Falando em cinema de horror, Daniel Chaia assistiu "REC", a mais recente parceria de Jaume Balagueró e Paco Plaza, em um cinema de Madrid, e disse que o longa é de meter medo mesmo. Já tentei baixar esse filme umas vinte vezes - durante dois meses - e aparecem sempre os safados "cavalos de Tróia" (de Bruce Lee à Tabatha Cash).
 Ouvi dizer que na Espanha a pirataria corre solta nas ruas pelas mãos dos africanos. Ao contrário da Lapa carioca, os dvds piratas espanhóis são de altíssima qualidade. Satisfação garantida!
 Quando é que alguém vai ter a brilhante idéia de disponibilizar os DVDs dos filmes brasileiros (e latino-americanos) ao preço de dois maços de cigarro, nas lojas de conveniência, bancas de jornal, mercearias, empórios, etc? Querem acabar com a pirataria? Respondam com a mesma pólvora. Mas será que os gringos - e os vassalos de Brasília - vão deixar?


DICA, EM CIMA DO LAÇO

 Vale a pena guardar na lista de favoritos, o endereço do CINEMAITALIANO INFO, que depois do encerramento do site CIAK MANIA (que lástima!), ficou sendo o IMDB do cinema peninsular:

http://www.cinemaitaliano.info/



Escrito por Carlos Reichenbach às 03h19
[]


 
   SESSÃO DO COMODORO - FEVEREIRO DE 2008

 Na quarta-feira de cinzas, dia 06 de fevereiro, a primeira Sessão do Comodoro de 2008 vai mostrar um filme extremamente polêmico, perturbador e extremo. "GASF" é a dramatização da história do serial killer William Allen Grone filmada de maneira seca, quase tosca, muito distante da sofisticação dos produtos comercias de Hollywood (como "Super 8", por exemplo), por isso mesmo muito mais realista e violento. Conseguir permanecer até os minutos finais, onde é mostrado o tal filme super-8 que o FBI encontrou na casa do assassino (e que serviu para condená-lo à pena de morte em 2001), é um autêntico exercício de tolerância e sangue frio.

A sessão começa às 21.30, no CineSesc, e as senhas gratúitas estarão disponiveis a partir das 21.00 horas na bilheteria do cinema.

O filme falado em inglês será exibido sem legendas (desnessárias para seu pleno entendimento).

GASF

The Great American Snuff Film (Sean Tretta - 2003)

87 minutos, colorido

falado em inglês, sem legendas

escrito, fotografado e dirigido por SEAN TRETTA

música original: Ryan Hutman

elenco: Jason Dinger, Ryan Hutman, Melinda Lorenz, Mike Marsh e Holi Tavernier

Baseado no livro "Murder on Film: The Crimes of William Allen Grone", de Iowa Nixon.

Sinopse - Docudrama a respeito do único e - teoricamente - verdadeiro "snuff movie" descoberto pelo FBI, em 1998.

ATENÇÃO - Esse filme não é recomendado a pessoas sensíveis e facilmente impressionáveis.

OPINIÕES

""The Great American Snuff Film" (GASF) is probably one of the more disturbing movies that I’ve seen in quite a while. Within the first five minutes there were events unfolding that had me pie-eyed and ready for more. Unfortunately I got much, much more and I couldn’t stop watching." - HORRORWATCH

http://www.horrorwatch.com/modules/news/article.php?storyid=1224

"This isn't a film for everyone or even most people. Sensitive viewers will want to stay away and not even think about picking it up. On the other hand, if you are interested in cinema that pushes the boundaries of what a film should be, this is something you need to see. It doesn't offer apologies or excuses, either. It is what it is, and that's why it is successful." - FILMTHREAT

http://www.filmthreat.com/index.php?section=reviews&Id=5937

"The Great American Snuff Film" feels less like a horror movie and more of a murderer’s video journal of torture. It gives you the sense of a real snuff film. In fact , it ends with the footage that the actual William Grone shot of his victims. It is a confirmation that the movie does a good job of portraying him and what he did. The Great American Snuff Film is intense and drawn out." - HORROR YEAR BOOK

http://www.horroryearbook.com/542197/the-great-american-snuff-film-movie-review


“CINEMA – HISTÓRIA E LINGUAGEM - 2008”
COM O CRÍTICO INÁCIO ARAUJO

 Estão abertas as inscrições para o curso “CINEMA  - HISTÓRIA E LINGUAGEM”, ministrado por Inácio Araujo, crítico de cinema da Folha de S. Paulo, que em 2008 chega à sua décima turma.
 Neste ano, o curso terá duração de 41 semanas, com duas turmas:
segundas-feiras, das 19h30 às 23h,
terças-feiras, de 9h30 às 13h.,
com início nos dias 11 e 12 de fevereiro, respectivamente.

“Cinema – História e Linguagem” busca oferecer uma visão organizada da história do cinema, enfatizando a formação da linguagem, a evolução dos gêneros, os diálogos entre cineastas do presente e do passado.
 No primeiro semestre, o curso aborda o cinema desde o seu surgimento, no fim do século 19, até a era clássica, passando pela formação da linguagem cinematográfica, tal como a conhecemos hoje, e pelas vanguardas dos anos 1920..
O segundo semestre é dedicado às transformações do cinema moderno, desde Orson Welles e o neo-realismo, passando pelas revoluções dos anos 60 (Nouvelle Vague, Cinema Novo), chegando às propostas dos cineastas contemporâneos mais originais, como David Cronenberg e David Lynch, entre outros.
O curso trará ainda profissionais das áreas de direção e montagem, para dialogar a respeito de suas experiências.
 As inscrições podem ser feitas no local: Rua Aureliano Coutinho, 278, Conj. 32, Higienópolis, ou pelo telefone 3825.8141. Informações complementares podem ser obtidas no site

http://www.cursoinacioaraujo.blogspot.com

ou pelo e-mail
cinegrafia@uol.com.br

 O preço do curso é de R$ 200,00 mensais e são oferecidas 70 vagas (35 por período).

 Além de crítico de cinema do jornal Folha de S. Paulo, Inácio Araujo é autor dos livros "Hitchcock – O Mestre do Medo" (ed. Brasiliense) e "Cinema – O Mundo em Movimento" (ed. Scipione). Também participou, como roteirista e montador, de vários filmes de longa e curta metragem.


NOVIDADE : CINE TRASH ASTRONETE.
 
As quartas-feiras o Astronete bar transforma sua pista de dança numa pequela sala de cinema dedicada ao mundo dos filmes de exploitation e filmes "B" em geral. Com um ano de existência o Astronete já possui a reputação de pesquisar e divulgar os bons sons e manter-se fiel a éra mais criativa do soul e rock'n'roll, os anos 50, 60 e 70 em festas semanais como a Shakesville SP e sub-VERSÃO. Agora o Astronete também passa a divulgar o lado B do obscuro cinema independente das décadas passadas, o cinema exploitation, filmes raros e nunca exibidos no Brasil feitos com baixo orçamento e muita criatividade.
Info:
Sessões sempre às 22hs.
Entrada franca.
Astronete: Rua Matias Aires 183, Consolação.
Tel: 3151-4568.
Tel. para informação de imprensa: 8309-7973.
 
Agenda de filmes do Cine Trash Astronete:
 
ESPECIAL MULHERES MONSTROS!!!
Nas quartas dias 30/01, 13/02, 20/02 e 27/02 dedicaremos nossas sessões de cinema às mulheres monstros!!!
 
Quarta 30/01:
*THE ASTOUNDING SHE MONSTER
(A ASSOMBROSA MULHER MONSTRO) - 
 EUA, 1958, 60 MIN.
Filme de estréia do diretor Ronnie Ashcroft que teve como consultor o mestre Ed. Wood Jr. (!!!).
O filme foi feito em nada mais que 8 dias e conta a história de três capangas que sequestram um cientista numa cabana mas que logo viram vítima quando uma nave espacial cai nas redondezas e uma alienígena radioativa voluptuosa e muda vestindo um colã brilhante invade a festa!
 
Quarta 13/02:
*CATWOMEN FROM THE MOON
(MULHERES-GATO DA LUA)
- EUA, 1953, 63 MIN.
Tripulação de viajantes lunar se perde entre o lado claro e o lado escuro da Lua onde se deparam com uma tribo de mulheres lindas e hostis que vivem abaixo da superfície. E para o azar da tripulação, a tribo feminina não vê um homem há séculos!!!
Filme dirigido por Arthur D. Hilton que nos revela que abaixo da superfície da Lua existe além de mulheres fatais, água e oxigênio a vontade!
 
Quarta 20/02:
FRANKENSTEIN'S DAUGHTER
(A FILHA DO FRANKENSTEIN)
 - EUA, 1958, 85MIN.
Um clássico dos drive-ins. O neto do famoso professor Frank resolve seguir os passos do vovô e criar uma versão feminina do monstro a partir de uma doce jovem universitária. Ela é loira, ela é sexy, ela flerta e está com sede de sangue! A criatura é interpretada por Sandra Knight, futura esposa de Jack Nicholson.
 
 
Quarta 27/02:
ATTACK OF THE 50 FT. WOMAN
(O ATAQUE DA MULHER DE 50 PÉS) -
EUA, 1958, 72 MIN.
Um dos maiores clássicos do cinema "B" dos anos 50. Uma esposa bêbada em apuros com o marido mulherengo tem sua vida mudada depois de um encontro com um alienígena gigante vestindo roupas medievais!!!! Depois do encontro do outro mundo nossa dona de casa cachaceira passa a crescer até atingir a altura de 50 pés e sai em perseguição ao marido infiel destruindo a cidade para um final trágico no bar onde o marido encontrava sua amante para uns tragos depois do trabalho!
 
Cine Trash Astronete.
 Obs: na quarta feira da semana de carnaval, dia 06/02, o Astronete estará fechado.



Escrito por Carlos Reichenbach às 01h49
[]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO
 03/08/2008 a 09/08/2008
 27/07/2008 a 02/08/2008
 13/07/2008 a 19/07/2008
 06/07/2008 a 12/07/2008
 22/06/2008 a 28/06/2008
 15/06/2008 a 21/06/2008
 08/06/2008 a 14/06/2008
 25/05/2008 a 31/05/2008
 11/05/2008 a 17/05/2008
 04/05/2008 a 10/05/2008
 27/04/2008 a 03/05/2008
 20/04/2008 a 26/04/2008
 13/04/2008 a 19/04/2008
 06/04/2008 a 12/04/2008
 30/03/2008 a 05/04/2008
 23/03/2008 a 29/03/2008
 16/03/2008 a 22/03/2008
 09/03/2008 a 15/03/2008
 02/03/2008 a 08/03/2008
 24/02/2008 a 01/03/2008
 17/02/2008 a 23/02/2008
 10/02/2008 a 16/02/2008
 03/02/2008 a 09/02/2008
 27/01/2008 a 02/02/2008
 20/01/2008 a 26/01/2008
 13/01/2008 a 19/01/2008
 06/01/2008 a 12/01/2008
 30/12/2007 a 05/01/2008
 23/12/2007 a 29/12/2007
 16/12/2007 a 22/12/2007
 09/12/2007 a 15/12/2007
 02/12/2007 a 08/12/2007
 25/11/2007 a 01/12/2007
 18/11/2007 a 24/11/2007
 11/11/2007 a 17/11/2007
 04/11/2007 a 10/11/2007
 21/10/2007 a 27/10/2007
 14/10/2007 a 20/10/2007
 07/10/2007 a 13/10/2007
 30/09/2007 a 06/10/2007
 23/09/2007 a 29/09/2007
 02/09/2007 a 08/09/2007
 26/08/2007 a 01/09/2007
 19/08/2007 a 25/08/2007
 12/08/2007 a 18/08/2007
 05/08/2007 a 11/08/2007
 29/07/2007 a 04/08/2007
 22/07/2007 a 28/07/2007
 15/07/2007 a 21/07/2007
 08/07/2007 a 14/07/2007
 01/07/2007 a 07/07/2007
 24/06/2007 a 30/06/2007
 17/06/2007 a 23/06/2007
 10/06/2007 a 16/06/2007
 03/06/2007 a 09/06/2007
 27/05/2007 a 02/06/2007
 20/05/2007 a 26/05/2007
 13/05/2007 a 19/05/2007
 22/04/2007 a 28/04/2007
 15/04/2007 a 21/04/2007
 08/04/2007 a 14/04/2007
 01/04/2007 a 07/04/2007
 25/03/2007 a 31/03/2007
 18/03/2007 a 24/03/2007
 11/03/2007 a 17/03/2007
 04/03/2007 a 10/03/2007
 25/02/2007 a 03/03/2007
 18/02/2007 a 24/02/2007
 11/02/2007 a 17/02/2007
 04/02/2007 a 10/02/2007
 28/01/2007 a 03/02/2007
 21/01/2007 a 27/01/2007
 14/01/2007 a 20/01/2007
 07/01/2007 a 13/01/2007
 31/12/2006 a 06/01/2007
 24/12/2006 a 30/12/2006
 17/12/2006 a 23/12/2006
 10/12/2006 a 16/12/2006
 03/12/2006 a 09/12/2006
 26/11/2006 a 02/12/2006
 19/11/2006 a 25/11/2006
 12/11/2006 a 18/11/2006
 05/11/2006 a 11/11/2006
 29/10/2006 a 04/11/2006
 22/10/2006 a 28/10/2006
 15/10/2006 a 21/10/2006
 08/10/2006 a 14/10/2006
 01/10/2006 a 07/10/2006
 24/09/2006 a 30/09/2006
 17/09/2006 a 23/09/2006
 10/09/2006 a 16/09/2006
 03/09/2006 a 09/09/2006
 27/08/2006 a 02/09/2006
 20/08/2006 a 26/08/2006
 30/07/2006 a 05/08/2006
 09/07/2006 a 15/07/2006
 02/07/2006 a 08/07/2006
 25/06/2006 a 01/07/2006
 18/06/2006 a 24/06/2006
 11/06/2006 a 17/06/2006
 04/06/2006 a 10/06/2006
 28/05/2006 a 03/06/2006
 21/05/2006 a 27/05/2006
 14/05/2006 a 20/05/2006
 07/05/2006 a 13/05/2006
 30/04/2006 a 06/05/2006
 23/04/2006 a 29/04/2006
 16/04/2006 a 22/04/2006
 09/04/2006 a 15/04/2006
 02/04/2006 a 08/04/2006
 19/03/2006 a 25/03/2006
 12/03/2006 a 18/03/2006
 05/03/2006 a 11/03/2006
 19/02/2006 a 25/02/2006
 12/02/2006 a 18/02/2006
 05/02/2006 a 11/02/2006
 29/01/2006 a 04/02/2006
 22/01/2006 a 28/01/2006
 15/01/2006 a 21/01/2006
 08/01/2006 a 14/01/2006
 01/01/2006 a 07/01/2006
 25/12/2005 a 31/12/2005
 18/12/2005 a 24/12/2005
 11/12/2005 a 17/12/2005
 04/12/2005 a 10/12/2005
 27/11/2005 a 03/12/2005
 20/11/2005 a 26/11/2005
 13/11/2005 a 19/11/2005
 06/11/2005 a 12/11/2005
 30/10/2005 a 05/11/2005
 23/10/2005 a 29/10/2005
 16/10/2005 a 22/10/2005
 02/10/2005 a 08/10/2005
 25/09/2005 a 01/10/2005
 18/09/2005 a 24/09/2005
 11/09/2005 a 17/09/2005
 04/09/2005 a 10/09/2005
 28/08/2005 a 03/09/2005
 21/08/2005 a 27/08/2005
 14/08/2005 a 20/08/2005
 07/08/2005 a 13/08/2005
 31/07/2005 a 06/08/2005
 24/07/2005 a 30/07/2005
 17/07/2005 a 23/07/2005
 10/07/2005 a 16/07/2005
 26/06/2005 a 02/07/2005
 19/06/2005 a 25/06/2005
 12/06/2005 a 18/06/2005
 05/06/2005 a 11/06/2005
 29/05/2005 a 04/06/2005
 22/05/2005 a 28/05/2005
 15/05/2005 a 21/05/2005
 08/05/2005 a 14/05/2005
 01/05/2005 a 07/05/2005
 24/04/2005 a 30/04/2005
 17/04/2005 a 23/04/2005
 10/04/2005 a 16/04/2005
 03/04/2005 a 09/04/2005
 27/03/2005 a 02/04/2005
 20/03/2005 a 26/03/2005
 13/03/2005 a 19/03/2005
 06/03/2005 a 12/03/2005
 20/02/2005 a 26/02/2005
 13/02/2005 a 19/02/2005
 06/02/2005 a 12/02/2005



OUTROS SITES
 TODOS OS LINKS CONSULTADOS E VISITADOS PELO REDUTO DO COMODORO
 LINKS RÁPIDOS [DE PESQUISA]
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 REDUTO DO COMORO - Ampliado no site OLHOS LIVRES
 REDUTO DO COMODORO 2004
 O ESSENCIAL DO FILME NOIR
 O ESSENCIAL DO FAROESTE AMERICANO
 O ESSENCIAL DO FILME DE GANGSTER
 O ESSENCIAL DO FAROESTE SPAGUETTI
 O ESSENCIAL DO FILME MUSICAL AMERICANO
 O ESSENCIAL DO CINEMA EXTREMO
 O ESSENCIAL DO FILME FANTÁSTICO E DE HORROR PARTE 1
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 60
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 70
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 80
 PERFORMANCES ANTOLÓGICAS DO CINEMA BRASILEIRO


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!