Rio Fantástico & Flagrantes do Gozo

O COMODORO RECOMENDA - RIOFAN

 OTTO, de Bruce la Bruce.

 Começou no Rio de Janeiro, o I RIOFAN (30 de abril a 11 de maio), festival internacional dedicado ao cinema fantástico e de horror. Para conhecer o programa completo acesse:
http://www.riofan.com.br/index.html
 Se eu fosse você, não perderia - sob nenhuma hipótese - as exibições de:

SESSÃO COMPETITIVA
ESTAÇÃO FINAL (End of the Line), longa canadense de Maurice Devereaux. Estação Botafogo 1: Segunda, 5/5, 21h.
OTTO (Otto or Up with Dead People), o "gore gay" de Bruce La Bruce. Estação Botafogo 1: Domingo, 4/5, 19h.

SESSÃO PANORAMA
NYMPHA
(Nympha), produção italiana de Ivan Zuccon, com uma das atmosferas mais sombrias e blasfemas do cinema contemporâneo. Caixa Cultural 2: Quarta, 30/4, 14h.
Veja o trailer em:
http://www.ivanzuccon.com/nympha_downloads.html

SESSÃO VISÕES
O FIM DA PICADA (We are the Worst), filme brasileiro de Christian Saghaard. A experiência mais transgressiva do cinema nacional recente. Mojica, Bressane, Candeias, Sganzerla e Miguel Borges revisitados à luz da pólvora e da vela preta. Recomenda-se um banho de sal grosso antes de sair de casa e entrar no cinema! Estação Botafogo 1: Terça, 6/5, 19h e Caixa Cultural 1: Sexta, 9/5, 19h30.


EDUARDO VALENTE MANDOU AVISAR

 A abertura do RioFan com o "Diário dos Mortos", do Romero, encontrou um Odeon quase lotado - e o que é melhor, ao contrário das aberturas de festivais tradicionais, cheias de pretensas starlets e roupas chiques, com um público vibrante, jovem e, na maioria, vestido de preto (claro!), que aplaudiu em cena aberta em pelo menos 4 ocasiões.


A EXPRESSÃO DO PRAZER - LINDA AGONIA

  O êxtase presumido da vestal Neide Ribeiro, em A ILHA DOS PRAZERES PROIBIDOS (1979).

 Antes que venham me cobrar a caradura, aviso que fiquei estarrecido ao ver o meu nome na capa da revista ELE ELA, de maio.
 Eu juro que não fui fotografado pelado e nem mostrando as pendências nas páginas centrais.
 Sei lá porque cargas d´água me alçaram à condição de expert em sexualidade proletária e a entrevista do mês centrou seu eixo sobre o assunto e o filme FALSA LOURA.
 Não há nada na entrevista que eu já não tenha escrito neste blog; incluindo meu repúdio aos filmes eróticos que se abastecem de silicone e próteses. Afirmei, mais uma vez, que o que dignifica o corpo humano são suas imperfeições.
 No âmbito da digressão, nunca me esqueci da enorme polêmica surgida à época do lançamento de O REI DOS REIS, de Nicholas Ray. Como meu pai editava a revista O MÉDICO MODERNO, eu a recebia gratuitamente, em 1960, no Ginásio Koelle, em Rio Claro, onde estudei por um ano. O médico redator escreveu quatro páginas a respeiito do maior defeito do filme: os sovacos depilados de Jeffrey Hunter. A análise, seríssima por sinal, destacava o fato de que, à época de Cristo, todos os homens possuiam pelos abundantes debaixo dos braços, independentemente de raça e cor. Esse texto nunca me saiu da cabeça, e quem for ler a entrevista vai entender porque toquei no assunto.
RESUMO DA ÓPERA
 O que realmente me chamou atenção na revista foi o destaque que ela deu a um dos sites eróticos (claro!) mais interessantes disponíveis na Web. Trata-se de BEAUTIFUL AGONY, um endereço australiano, que convida seus leitores a filmarem ou fotografarem a si mesmos, no momento do êxtase. O que diferencia o site de outros similares é sua elegância e a quase militância pelo indistinto direito ao prazer.

 Torçam o nariz os moralistas: BEAUTIFUL AGONY teria levado William Reich ao orgasmo!
http://beautifulagony.com/public/main.php



Escrito por Carlos Reichenbach às 12h53
[]


 
   Sessão do Comodoro - Maio

MACARTISMO NA SESSÃO DO COMODORO

 Quarta-feira, dia 07 de maio, a Sessão do Comodoro vai exibir dois filmes que refletiram o efeito do Macartismo na produção americana.
 O curta metragem OS DEZ DE HOLLYWOOD, é um filme libelo realizado por John Berry. O longa metragem OS FILHOS DE HITLER, foi dirigido por um dos "10 de Hollywood", Edward Dmytryk. O triste contrasenso é que Dmytryk (que integrou o Partido Comunista em 1944 e realizou filmes militantes e anti-fascistas como OS FILHOS DE HITLER e CROSSFIRE) acabou, posteriormente, denunciando Jules Dassin (recém falecido) como militante comunista, ocasionando seu exílio voluntário na Europa.
 A sessão começa às 21.30, no CineSesc, e as senhas gratuitas estarão disponíveis a partir das 21.00 horas na bilheteria do cinema.
 O curta OS DEZ DE HOLLYWOOD tem legendas em português.
 OS FILHOS DE HITLER é legendado em espanhol.

OS DEZ DE HOLLYWOOD
The Hollywood Ten (EUA - 1950)
Legendas em português
Diretor: John Berry
Duração: 15 minutos
INFORMAÇÕES (Fórum MAKING-OF)
 Grupo de profissionais da indústria cinematográfica que, em 1947, recusaram testemunhar perante o Comité de Investigação de Atividades Anti-Americanas, alegando proteção da Constituição Norte-Americana. Estes profissionais eram suspeitos de atividades comunistas e por causa da sua recusa foram acusados de desrespeito e presos. Após a sua libertação os seus nomes passaram a constar da lista negra e foram impedidos de trabalhar na indústria cinematográfica, embora alguns tenham trabalhado sob o disfarce de pseudônimos. Os Dez de Hollywood eram: os realizadores Herbert Biberman e Edward Dmytryk, o produtor Adrian Scott e os argumentistas Lester Cole, Albert Maltz, Samuel Ornitz, Dalton Trumbo, Ring Lardner Jr., John Howard Lawson e Alvah Bessie.
NOTA
 Dirigido por John Berry (que entrou na "lista negra" por ter feito este filme), este documentário didático mostra uma pequena biografia de cada um dos dez acusados e permite ao grupo explicar a razão de se recusarem a responder as perguntas da comissão macartista.

OS FILHOS DE HITLER
Hitler's Children (EUA - 1943)
Legendas em espanhol
Diretor: Edward Dmytryk e Irving Reis (não acreditado)
Roteiro: Emmet Lavery, baseado em livro de Gregor Ziemer ("Education for Death")
Produtor: Edward A. Golden
Música Original: Roy Webb   
Fotografia: Russell Metty   
Montagem: Joseph Noriega
Elenco: Tim Holt, Bonita Granville, Kent Smith, Otto Kruger e Peter van Eyck.
SINOPSE
 O professor Nichols (Kent Smith), da American Colony School,em Berlim, é vizinho de uma escola da juventude hitlerista. Ele testemunha a crescente histeria que assola a Alemanha, espelhada nas atitudes do Dr. Schmidt (Erford Gage), que encoraja seus alunos a dedicarem a vida a Adolf Hitler e se atracarem com os americanos. O professor testemunha também o dilema do estudante nazista Karl (Tim Holt), que foi - no passado - atraído por Anna (Bonita Granville), uma americana de origem germânica. Karl se torna oficial da Gestapo e é instado a afastar Anna, que perdeu a cidadania alemã, da American Colony School.

SOBRE EDWARD DMYTRYK
 Para conhecer a biografia do diretor e as razões da delação (se for possível entender o ato!) vale a pena ler o seguinte texto:
http://www.spartacus.schoolnet.co.uk/USAdmytryk.htm

ANÁLISE (em francês)
 "Au moment de réaliser Hitler’s Children, Edward Dmytryk a déjà quinze films derrière lui, plus exactement quinze séries B, et une longue expérience au sein des studios. Entré à la Paramount en 1923 à l’âge de quinze ans comme coursier tout en poursuivant des études qu’il réussit brillamment, il découvre un peu tous les métiers du cinéma comme beaucoup de ses collègues avant de devenir chef monteur en 1930 (il travailla notamment avec Leo McCarey sur L’Extravagant Mr. Ruggles et Elle et lui). Né au Canada de parents émigrés ukrainiens, Dmytryk connut une enfance difficile : orphelin de mère à six ans et victime d’un père violent, il devint indépendant très jeune grâce à l’industrie du spectacle. Doué pour les tournages rapides et particulièrement intéressé par les sujets sociaux, il acquiert progressivement une notoriété certaine. Après une série de films de propagande servant l’effort de guerre, il se fait justement remarquer avec un film qui fait date dans l’histoire du Film noir : Murder My Sweet en 1944, adaptation du roman Adieu ma jolie de Raymond Chandler. En 1947, il frappe les esprits une nouvelle fois avec Crossfire, un drame militaire qui dénonce l’antisémitisme (le roman original dont il est adapté traitait de l’homosexualité). Ses idées progressistes l’amènent à rejoindre le Parti Communiste américain en 1946 où il retrouve son scénariste Adrian Scott avec lequel il collabore sur cinq films (dont les deux œuvres majeures citées ci-dessus). Dmytryk n’adhère qu’une seule année au parti mais ce seul événement suffit à bouleverser son existence....."
DVD CLASSIK
http://www.dvdclassik.com/Critiques/enfants-d-hitler-face-au-soleil-levant-dvd.htm

LEIA MAIS SOBRE MACARTISMO:
 "Segundo o Dicionário Aurélio, MACARTISMO é atitude política radicalmente infensa ao comunismo, que se desenvolveu nos Estados Unidos, com a campanha desencadeada pelo Senador Joseph Raymond McCarthy, quando presidente do Senate’s Government Operations Committee e; qualquer atitude anticomunista radical. Cabe lembrar, primeiramente, que o Macartismo foi um fenômeno do contexto da Guerra Fria, especificamente nos Estados Unidos; sendo assim, a generalização deste termo a qualquer perseguição anticomunista torna-se anacrônica e equivocada."
http://www.historia.uff.br/nec/Trabalho%20sobre%20Macarthismo%20(UFF).htm



Escrito por Carlos Reichenbach às 18h45
[]


 
   As Vampiras Viraram.

VIRADA DAS VAMPIRAS - OS NÚMEROS

- conforme relato de Leopoldo Tauffenbach -

 Isto ainda não é o resultado final, mas aproximado do público na Virada das Vampiras. Falta cruzar estes números com a bilheteria pra ver se é isso mesmo. Mas não vai mudar tanto assim, imagino...

 Mas pra resumir, foi um sucesso. Todas as sessões cheias e o público se divertindo muito. Teve sessão que ficou gente pra fora até! Até mesmo as sessões "mortas" das 6h às 10h estavam cheias! Enfim, aqui estão os números:

Lotação da sala: 140 lugares + 20 lugares extras = 160 lugares

18h - Vampiras - 107 pessoas

20h - A Prometida de Drácula - 135 pessoas

22h - O Inferno de Drácula - 170 pessoas

00h - Sangue de Virgens - 137 pessoas

02h - A Boneca Vampira - 104 pessoas

04h - A Vampira Nua - 158 pessoas

06h - Alucarda - 128 pessoas

08h - O Êxtase do Vampiro - 110

10h - Santo contra as Mulheres Vampiro - 150

12h - A Loucura dos Vampiros - 132

14h - A Orgia Noturna dos Vampiros - 148 pessoas

16h - Lábios de Sangue - 131

 O que me deixou mais empolgado foi ver que havia um público para isso no meio de tantas opções da Virada.

 Ah! Houve sim, uma pessoa que assistiu TODOS os filmes!!! Sim, Carlão! Foi um senhor (frequentador das sessões do Comodoro) que passou as 24h no cinema! No final, eu não aguentei e pedi uma salva de palmas do público para ele. Esse cara é um herói...



Escrito por Carlos Reichenbach às 12h30
[]


 
  [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO
 03/08/2008 a 09/08/2008
 27/07/2008 a 02/08/2008
 13/07/2008 a 19/07/2008
 06/07/2008 a 12/07/2008
 22/06/2008 a 28/06/2008
 15/06/2008 a 21/06/2008
 08/06/2008 a 14/06/2008
 25/05/2008 a 31/05/2008
 11/05/2008 a 17/05/2008
 04/05/2008 a 10/05/2008
 27/04/2008 a 03/05/2008
 20/04/2008 a 26/04/2008
 13/04/2008 a 19/04/2008
 06/04/2008 a 12/04/2008
 30/03/2008 a 05/04/2008
 23/03/2008 a 29/03/2008
 16/03/2008 a 22/03/2008
 09/03/2008 a 15/03/2008
 02/03/2008 a 08/03/2008
 24/02/2008 a 01/03/2008
 17/02/2008 a 23/02/2008
 10/02/2008 a 16/02/2008
 03/02/2008 a 09/02/2008
 27/01/2008 a 02/02/2008
 20/01/2008 a 26/01/2008
 13/01/2008 a 19/01/2008
 06/01/2008 a 12/01/2008
 30/12/2007 a 05/01/2008
 23/12/2007 a 29/12/2007
 16/12/2007 a 22/12/2007
 09/12/2007 a 15/12/2007
 02/12/2007 a 08/12/2007
 25/11/2007 a 01/12/2007
 18/11/2007 a 24/11/2007
 11/11/2007 a 17/11/2007
 04/11/2007 a 10/11/2007
 21/10/2007 a 27/10/2007
 14/10/2007 a 20/10/2007
 07/10/2007 a 13/10/2007
 30/09/2007 a 06/10/2007
 23/09/2007 a 29/09/2007
 02/09/2007 a 08/09/2007
 26/08/2007 a 01/09/2007
 19/08/2007 a 25/08/2007
 12/08/2007 a 18/08/2007
 05/08/2007 a 11/08/2007
 29/07/2007 a 04/08/2007
 22/07/2007 a 28/07/2007
 15/07/2007 a 21/07/2007
 08/07/2007 a 14/07/2007
 01/07/2007 a 07/07/2007
 24/06/2007 a 30/06/2007
 17/06/2007 a 23/06/2007
 10/06/2007 a 16/06/2007
 03/06/2007 a 09/06/2007
 27/05/2007 a 02/06/2007
 20/05/2007 a 26/05/2007
 13/05/2007 a 19/05/2007
 22/04/2007 a 28/04/2007
 15/04/2007 a 21/04/2007
 08/04/2007 a 14/04/2007
 01/04/2007 a 07/04/2007
 25/03/2007 a 31/03/2007
 18/03/2007 a 24/03/2007
 11/03/2007 a 17/03/2007
 04/03/2007 a 10/03/2007
 25/02/2007 a 03/03/2007
 18/02/2007 a 24/02/2007
 11/02/2007 a 17/02/2007
 04/02/2007 a 10/02/2007
 28/01/2007 a 03/02/2007
 21/01/2007 a 27/01/2007
 14/01/2007 a 20/01/2007
 07/01/2007 a 13/01/2007
 31/12/2006 a 06/01/2007
 24/12/2006 a 30/12/2006
 17/12/2006 a 23/12/2006
 10/12/2006 a 16/12/2006
 03/12/2006 a 09/12/2006
 26/11/2006 a 02/12/2006
 19/11/2006 a 25/11/2006
 12/11/2006 a 18/11/2006
 05/11/2006 a 11/11/2006
 29/10/2006 a 04/11/2006
 22/10/2006 a 28/10/2006
 15/10/2006 a 21/10/2006
 08/10/2006 a 14/10/2006
 01/10/2006 a 07/10/2006
 24/09/2006 a 30/09/2006
 17/09/2006 a 23/09/2006
 10/09/2006 a 16/09/2006
 03/09/2006 a 09/09/2006
 27/08/2006 a 02/09/2006
 20/08/2006 a 26/08/2006
 30/07/2006 a 05/08/2006
 09/07/2006 a 15/07/2006
 02/07/2006 a 08/07/2006
 25/06/2006 a 01/07/2006
 18/06/2006 a 24/06/2006
 11/06/2006 a 17/06/2006
 04/06/2006 a 10/06/2006
 28/05/2006 a 03/06/2006
 21/05/2006 a 27/05/2006
 14/05/2006 a 20/05/2006
 07/05/2006 a 13/05/2006
 30/04/2006 a 06/05/2006
 23/04/2006 a 29/04/2006
 16/04/2006 a 22/04/2006
 09/04/2006 a 15/04/2006
 02/04/2006 a 08/04/2006
 19/03/2006 a 25/03/2006
 12/03/2006 a 18/03/2006
 05/03/2006 a 11/03/2006
 19/02/2006 a 25/02/2006
 12/02/2006 a 18/02/2006
 05/02/2006 a 11/02/2006
 29/01/2006 a 04/02/2006
 22/01/2006 a 28/01/2006
 15/01/2006 a 21/01/2006
 08/01/2006 a 14/01/2006
 01/01/2006 a 07/01/2006
 25/12/2005 a 31/12/2005
 18/12/2005 a 24/12/2005
 11/12/2005 a 17/12/2005
 04/12/2005 a 10/12/2005
 27/11/2005 a 03/12/2005
 20/11/2005 a 26/11/2005
 13/11/2005 a 19/11/2005
 06/11/2005 a 12/11/2005
 30/10/2005 a 05/11/2005
 23/10/2005 a 29/10/2005
 16/10/2005 a 22/10/2005
 02/10/2005 a 08/10/2005
 25/09/2005 a 01/10/2005
 18/09/2005 a 24/09/2005
 11/09/2005 a 17/09/2005
 04/09/2005 a 10/09/2005
 28/08/2005 a 03/09/2005
 21/08/2005 a 27/08/2005
 14/08/2005 a 20/08/2005
 07/08/2005 a 13/08/2005
 31/07/2005 a 06/08/2005
 24/07/2005 a 30/07/2005
 17/07/2005 a 23/07/2005
 10/07/2005 a 16/07/2005
 26/06/2005 a 02/07/2005
 19/06/2005 a 25/06/2005
 12/06/2005 a 18/06/2005
 05/06/2005 a 11/06/2005
 29/05/2005 a 04/06/2005
 22/05/2005 a 28/05/2005
 15/05/2005 a 21/05/2005
 08/05/2005 a 14/05/2005
 01/05/2005 a 07/05/2005
 24/04/2005 a 30/04/2005
 17/04/2005 a 23/04/2005
 10/04/2005 a 16/04/2005
 03/04/2005 a 09/04/2005
 27/03/2005 a 02/04/2005
 20/03/2005 a 26/03/2005
 13/03/2005 a 19/03/2005
 06/03/2005 a 12/03/2005
 20/02/2005 a 26/02/2005
 13/02/2005 a 19/02/2005
 06/02/2005 a 12/02/2005



OUTROS SITES
 TODOS OS LINKS CONSULTADOS E VISITADOS PELO REDUTO DO COMODORO
 LINKS RÁPIDOS [DE PESQUISA]
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 REDUTO DO COMORO - Ampliado no site OLHOS LIVRES
 REDUTO DO COMODORO 2004
 O ESSENCIAL DO FILME NOIR
 O ESSENCIAL DO FAROESTE AMERICANO
 O ESSENCIAL DO FILME DE GANGSTER
 O ESSENCIAL DO FAROESTE SPAGUETTI
 O ESSENCIAL DO FILME MUSICAL AMERICANO
 O ESSENCIAL DO CINEMA EXTREMO
 O ESSENCIAL DO FILME FANTÁSTICO E DE HORROR PARTE 1
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 60
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 70
 O ESSENCIAL DO CINEMA FANTÁSTICO E DO FILME DE HORROR - ANOS 80
 PERFORMANCES ANTOLÓGICAS DO CINEMA BRASILEIRO


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!